Carnaval 2018: qual será o seu destino?

Você sabia que na Alemanha e na Suíça a temporada de carnaval começa às 11h11 de 11/11? Isso não é superstição. É que, neste dia e neste horário, é celebrado o nascimento do Hoppeditz, um personagem que, de acordo com a tradição, surge de um pote de mostarda. O Hoppeditz participa das festas até a quarta-feira de cinzas do ano seguinte, quando é queimado e enterrado. Então, daqui até lá a festa não tem fim.

Por lá a festa já começou.
E você já está pensando no seu carnaval?
A equipe da OP Turismo selecionou opções interessantes. Confira:

Para quem quer ir mais longe

Lucerna, na Suíça (08 a 12 de fevereiro de 2018)
O carnaval de Lucerna, na Suíça, é comemorado há mais de 500 anos. A festa dura seis dias e os foliões desafiam o frio de quase zero grau e movimentam a cidade. Espetáculo na rua. Todo mundo entra no clima e participa dos festejos de abertura com fantasias bem elaboradas.
Saiba mais, aqui.

Basel, na Suíça
O carnaval de Basileia é a maior festa protestante do mundo e o maior carnaval da Suíça. O grande momento, o Basler Fasnacht, é uma festa que começa na segunda-feira que antecede a quarta-feira de cinzas precisamente às 4h da manhã com um ritual conhecido como Morgestraich. Desde 1835, todas as luzes da cidade se apagam neste horário e as pessoas desfilam pelas ruas com lanternas. O resto da festa tem música típica e muita gente animada na rua. Praticamente todos os restaurantes e bares na cidade permanecem abertos por 72 horas seguidas.



Ivrea, na Itália

Em Ivrea, no norte da Itália, a tradição ainda é mais antiga e remonta à Idade Média. Os foliões comemoram o início da festa de Carnaval com a ‘Batalha das Laranjas’. São mais de 500 toneladas. Diz a lenda que, no século XII, moradores da cidade se revoltaram contra um nobre atirando feijões nas ruas. Mais tarde, os feijões foram substituídos por laranjas e virou festa.

Veneza, na Itália (27 de janeiro a 13 de fevereiro)
Esse é um clássico. Não tem o agito do carnaval brasileiro. É diferente do carnaval suíço. Pelas ruas e pelas águas, você encontrará muita gente com as fantasias e as máscaras que colocaram este evento no calendário do mundo todo. A Praça São Marcos é o palco deste espetáculo. Aqui, um post bem bacana sobre a experiência.

Para quem quer curtir pertinho

Rio de Janeiro
Os desfiles das escolas de samba acontecem no dia 09 de fevereiro. Mas muita gente tem procurado o Rio pelos blocos de rua. O Centro é a região que acumula o maior número de blocos carnavalescos, com cerca de cem agremiações e 2,7 milhões de participantes. São desfiles de ritmos variados — samba, marchinhas, nordestinos — e temáticos, como o Bloco do Sargento Pimenta que toca até músicas dos Beatles em ritmo de samba.

São Paulo
Lá também tem desfile (10/02). Mas a procura por São Paulo, nesta época, é pelos blocos de rua que ganharam muita força nos últimos anos e também pelo circuito cultural que fica cada vez melhor.



Salvador

É uma explosão de energia. De acordo com informações do G1, o desfile dos trios em Salvador terá início na quinta-feira (8), um dia após a abertura oficial da festa, com a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo, na quarta-feira (7). O restante da programação oficial da festa, no entanto, ainda não foi divulgado. Mas vale a pena ficar ligado!

Recife
Recife e sua cidade vizinha Olinda exibem sua cultura na mistura de ritmos, com festas para todos os gostos. Pernambuco aposta em um carnaval democrático e plural e segue a tradição da festa com blocos de rua, shows e agremiações. É possível ouvir e dançar maracatu, frevo, coco, samba, ritmos africanos, além da música popular brasileira. Saiba mais aqui.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *