Febre amarela: o que você precisa saber antes de viajar

Febre amarela tem sido pauta. A partir da notícia de novos casos de febre pelo Brasil nos últimos meses, postos de saúde já tem fila de gente em busca da vacina.  A vacinação está disponível nos postos de saúde de todo o país. Para que seja possível ampliar a cobertura com as vacinas disponíveis no Brasil, em meio ao surto da doença, existe a possibilidade de “vacina fracionada” que é um quinto de uma dose padrão (0,5 ml) para febre amarela, ou seja, 0,1 ml.

Mas é importante lembrar que pessoas que vão viajar para áreas que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), devem tomar a dose inteira da vacina da febre amarela. Para esses casos, está sendo exigido a apresentação de um comprovante de viagem. Mas, ainda assim, se for encontrada alguma dificuldade em obter a dose completa, a pessoa não deve tomar a dose fracionada, pois não será válida. O mais indicado é procurar uma clínica particular credenciada a ANVISA que forneça a vacina contra a febre amarela, garantindo a imunização.

A vacina contra febre amarela deve ser realizada com, no mínimo, 10 dias de antecedência de sua viagem. E desde 11 de julho de 2017, o período de validade do certificado de vacinação mudou de 10 anos para VITALÍCIO. Caso tenha um certificado vencido é possível emitir um novo, sem necessidade de realizar nova dose da vacina.  Informações sobre a alteração da validade do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) podem ser consultadas AQUI.

Desde 2016, quando os primeiros casos começaram a surgir no Brasil, diversos países vem tomando medidas preventivas, muitos começaram a exigir a vacina de pessoas provenientes do território brasileiro. Sem isso ou sem respeitar o tempo minimo de incubação exigido, o viajante corre risco de ser enviado de volta ao destino de onde veio. Algumas informações deste tipo estão disponíveis no site da OP Turismo. Acesse AQUI e encontre as dicas de documentação para sua viagem.

Há diversos países que exigem o certificado de vacinação contra febre amarela. A OMS (Organização Mundial da Súde) tem a lista completa das exigências e situação de risco em cada país. Essas informações também podem ser consultadas no site da ANVISA, AQUI

Dúvidas e esclarecimentos, ligue para a OP Turismo: (51) 3357.5353.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *