Vizinhas da Austrália

Uma viagem para a Austrália é encantamento certo: praias incríveis, points de surfe e gente do mundo todo. Uma mistura do clima brasileiro com a cultura e a educação europeia. Sem falar nas tradições ainda preservadas dos povos aborígenes. A Austrália pode ser um bom ponto de partida para visitar praias em países vizinhos. Olga Mallmann Dornelles morou na Austrália, fez um tour pelos países da Oceania e selecionou as melhores dicas e impressões para a OP Turismo.

Filipinas

BORACAY ISLAND: “É o paraíso na terra. Um dos lugares mais incríveis que já conheci. Água cristalina com paisagens incríveis. Uma praia de areia branca e água quente, rodeada por coqueiros. O povo filipino é generoso: fazem de tudo para agradar e ajudar. E falam inglês fluente. Então, comunicação não será um problema. Pouco se vê comida típica nas ilhas turísticas, mas quem quiser provar pode perguntar para um filipino e ele indicará as melhores opções com todo o prazer. Os barzinhos na beira da praia são rústicos, mas o suco natural preparado na hora é incomporável. A manga é uma fruta muito conhecida nas Filipinas. Então, vale a pedida! Na beira do mar, você encontrará muitos barcos de nativos, que oferecem passeios para conhecer as praias próximas a Boracay. Recomendo, mas sempre converse bem sobre o valor, pois, apesar de serem generosos, os filipinos são bons negociantes.”

PALAWAN: “Uma das mais lindas ilhas que compõem o arquipélago das Filipinas. Para chegar lá é necessária uma boa dose de paciência: quem já esteve na Indonésia e ou na Tailândia sabe que a locomoção é sempre um pouco desgastante, mas vale a pena! A capital da ilha é Puerto Princesa, que fica a uma hora e meia de voo de Manila, capital das Filipinas. Umas das praias mais visitadas nesta grande ilha é El Nido, um vilarejo pequeno, com pouca estrutura, mas que oferece diversos passeios de barco que percorrem paisagens inimagináveis. Montanhas rochosas, vegetação e mar cristalino maravilhoso. Perfeito para fazer snorkeling e diving.”

Indonésia

BALI: “Indonésia é um país que, além de muita beleza natural, tem muita cultura e um povo muito humilde. Se comparados com o Brasil, os custos em acomodação e em alimentação, geralmente, são bem baratos. Isso está mudando aos poucos. A dica para se locomover na Indonésia é alugar uma motinho ou um carro. O café da manhã típico indonesiano é a panqueca de banana. Não deixe de provar! No almoço, vá de Nasi Goreng ou Mie Goreng, que é arroz ou massa com legumes e um ovo frito por cima. Tome sempre cuidado com os lugares escolhidos para as refeições. Higiene não é o forte dos asiáticos e muitas pessoas sofrem de intoxicação alimentar. Bali tem praias muito especiais.”


Padang Padang – “Pequena e encantadora. Os macacos estão sempre por lá para divertir os turistas e saquear alguns óculos e carteiras. Tome cuidado! Se gostar de comida italiana (sim, tem um restaurante italiano em Bali e é muito bom!) não deixe de ir no Trattoria. É um pouco mais sofisticado do que os outros restaurantes próximos à rua principal, mas ainda assim o preço é acessível.”

Uluwatu – “Muito próxima de Padang Padang, Uluwatu é a praia dos surfistas. Também tem paisagens maravilhosas! Para chegar na praia, é preciso descer uma escada rochosa que fica na montanha. Um tanto rudimentar, mas super acessível. Ao longo desta montanha há vários restaurantes e barzinhos com vista pro mar. O Single Fin é o bar mais conhecido e fica no ponto mais alto e, portanto, oferece a vista mais bonita. Por lá, festas lotadas de turistas brasileiros e australianos.”

Bingin – “Uma das praias mais encantadoras de Bali, possui pousadas na beira do mar e barzinhos rústicos. Água quente e areia branca fina. Se você caminhar pela praia de Bingin chegará a outras prainhas.”

Gili Island – “Meu lugar preferido na Indonésia. É um conjunto de três ilhas que ficam próximas a Lombok: Gili Trawagan, Gili Meno e Gili Air. O acesso é um pouco exaustivo: é preciso chegar a Lombok e, de lá, pegar um ferry boat que leva às ilhas, parando em cada uma delas. Gili Trawagan é a mais animada com muitas festas e atividades durante o dia. Gili Meno é a menor ilha e mais tranquila e o público que vai para lá busca algo mais “relax”. Gili Air é um meio termo: achei a ilha mais completa e bonita. A água é morna e transparente. Podemos ver peixinhos nadando! Todas as ilhas estão preparadas para o turismo e oferecem aluguel de diversos itens para lazer, como bicicleta, stand up paddle, kaiak e prancha de surf. Também oferecem passeios de barco para as outras ilhas e paradas para mergulho profissional ou snorkeling.”

Tailândia

KOH PEE PEE: “Sem dúvidas a praia mais turística da Tailândia. Não é para menos! Um lugar encantador não só pela sua beleza natural, mas pela manutenção da cultura local. A praia de Pee Pee tem água morna e areia branca e pousadas na beira do mar, onde acontecem as famosas festas na praia. A comida tailandesa é muito característica e, para quem gosta de provar temperos novos, esse é o lugar certo. O curry e a pimenta são ingredientes típicos. Por valores quase inexpressivos podemos comer pratos elaborados e muito saborosos. Há cursos de um dia para aprender a preparar alguns desses pratos. Vale muito a pena e a diversão é garantida. A praia de Pee Pee é relativamente pequena. Portanto, cinco dias são mais do que suficientes para ficar por lá e fazer passeios às ilhas vizinhas, como Maya Beach.”


Fiji

“As famosas e distantes ilhas de Fiji são paradisíacas, o povo é muito receptivo, alegre e cozinham muito bem. É uma experiência de vida: ficamos desconectados do mundo, pois grande parte das ilhas não tem acesso à internet. Essa é uma viagem para relaxar. Ficamos em contato com a natureza nas 24 horas do dia, curtindo um mar quente, cristalino e de um azul surreal. É um destino caro e disputado. Portanto, requer planejamento! Há diversas ilhas para conhecer. É possível fazer mergulho profissional, nadar com tubarões e raias e muito mais. Umas das ilhas mais lindas que tive a oportunidade de conhecer foi a Nakula Island que fica próxima a Blue Lagoon.”

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *