Turcomenistão, Azerbaijão & Uzbequistão

Código: QBG025

Nesta viagem vamos encontrar parte da histórica da Rota da Seda, desvendando verdadeiros tesouros em cidades, que guardam as maiores concentrações de obras da arquitetura islâmica do mundo. Caminhar por seus mercados, apreciar modernos edifícios, que se mesclam à típicas construções e conviver com sua gente simples e hospitaleira. Uma viagem por países exóticos e fascinantes, sob medida para aqueles que têm o espírito despojado e aventureiro.

VISITANDO: Ashgabat, Baku, Tashkent, Khiva, Bukhara, Samarcanda, Nisa

DURAÇÃO: 18 dias / 15 noites

Roteiro

Aviso: Como os 3 países visitados, viveram anos de isolamento, os hotéis, transportes e a infraestrutura visando o turismo começaram a ser desenvolvidas somente nos últimos anos, podendo não alcançar completamente nossas expectativas. A qualidades dos hotéis na Ásia Central, não correspondem à qualidade europeia de hotéis.
Alguns lugares históricos cobram uma taxa de aproximadamente US$ 10 a US$ 20 para filmar ou fotografar os monumentos.

1º DIA - QUI. - BRASIL
Comparecimento ao Aeroporto Internacional de São Paulo para assistência de nossa equipe para embarque em voo com destino a Frankfurt.

2º DIA - SEX. - FRANKFURT / ASHGABAT
Chegada a Frankfurt e embarque em voo com escala em Baku e destino a Ashgabat. Chegada, recepção e traslado ao Hotel Nusay Myhmanhanasy ou similar.

3º DIA - SÁB. - ASHGABAT
Ashgabat, a arrojada capital do Turcomenistão. Cidade repleta de suntuosos palácios de mármore branco, cúpulas de ouro, parques e fontes bem cuidados. Abriga ainda, importantes museus, grandes mesquitas e praças que veremos durante nosso city tour. São eles: O Parque da Independência repleto de monumentos que homenageiam os mais célebres governantes, escritores e heróis do país; o monumento Ahalteke, em homenagem aos seus cavalos autóctones, considerados sagrados e símbolo do país e o Monumento Ruhnama. Veremos a Mesquita Ertogrul Gazi, inspirada na Mesquita Azul de Istambul, acomoda mais de 5 mil pessoas sob sua cúpula dourada. Visitaremos o Museu dos Tapetes, seu acervo conta a história das 5 regiões que formam o país. O Museu Nacional de História, reúne uma coleção arqueológica que conta a história do país desde a pré-história. À noite, Ashgabat ganha uma outra perspectiva, e faremos um tour para apreciar a cidade iluminada. É inegavelmente impressionante. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

4º DIA - DOM. - ASHGABAT / NISA / ASHGABAT / BAKU
Pela manhã, seguiremos em direção ao sítio arqueológico de Nisa, descrita por alguns arqueólogos como uma das primeiras capitais dos partos. As escavações revelaram diversos edifícios importantes, mausoléus e santuários. Veremos os vestígios da Antiga Nisa ou Cidadela da Realeza, e a Nova Nisa, onde residia a maior parte da população. Em 2007, foi Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, como exemplo de interação cultural entre a Ásia Central e o mundo mediterrâneo, representado pelas culturas grega e romana, e também pela importância dentro do Império Parto, uma das mais poderosas e influentes civilizações do mundo antigo. Ao final de nossa visita, retorno ao hotel. Em horário apropriado, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino a Baku, a capital do Azerbaijão.  CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

5º DIA - SEG. - BAKU
Chegada a Baku, cidade com uma história riquíssima, que remonta ao Império Persa. Recepção e traslado ao Hotel Four Seasons ou similar. Tempo livre para descanso. À tarde, saída para city tour onde apreciaremos as construções remanescentes do início do segundo milênio. Veremos a torre persa sassânida, chamada de Torre da Donzela, uma poderosa fortaleza construída no século 12 e o complexo do Palácio Real Shirvanshah's, ambos tombados pela UNESCO. Iremos ao memorial parque Khiyabany, de onde se tem vistas panorâmicas da cidade. Percorreremos seu centro histórico que continua a ser o coração da cidade, com muitos restaurantes, lojas de tapetes, artesanatos e agradáveis praças. Percorrer suas ruelas, é como estar na Idade Média. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

6º DIA - TER. - BAKU
A continuação de nossas visitas, pela manhã seguiremos em direção ao Parque Nacional Gobustan, que abriga importantes registros de Arte Rupestre, além de um museu dedicado à região que abrange três áreas de um planalto de pedras rochosas, com uma coleção de mais de 6 mil gravuras e oferecendo um testemunho de 40.000 anos de arte rupestre. O lugar mostra também indícios de cavernas que foram habitadas durante o período que se seguiu à última Idade do Gelo. O parque oferece ainda, vista deslumbrante da costa do Mar Cáspio e de suas curiosas formações rochosas. Retorno a Baku e restante do dia livre. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

7º DIA - QUA. - BAKU
Dia livre. Sugerimos opcionalmente conhecer a Península Absheron, para visitar o Zoroastrian Ateshgah - Templo do Fogo, um santuário do zoroastrismo que mantém o fogo sagrado. À noite, seguir para a Praça das Fontes, um local atraente e de encontro da cidade, com restaurantes, lojas e boulevares para caminhar e admirar as fontes e as esculturas em torno delas. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

8º DIA - QUI. - BAKU / TASHKENT
Pela manhã, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino a Tashkent, capital do Uzbequistão. Lendário país, plantado em uma região desértica da Ásia Central, que teve sua origem cultural desenvolvida séculos antes de Cristo. Chegada, recepção e traslado para hospedagem no Hotel Hyatt Regency ou similar. A maior cidade da Ásia Central não revela toda sua pujança à primeira vista, mas aos poucos mostra construções imponentes, grande e largas avenidas, mercados, madrassas, mesquitas, parques, jardins primorosos e um povo que emana simpatia e felicidade. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

9º DIA - SEX. - TASHKENT / KHIVA
Em horário apropriado traslado ao aeroporto para embarque com destino a Urgench. Chegada, recepção no aeroporto e traslado em curto trecho rodoviário até Khiva para acomodação no Hotel Ásia Khiva ou similar. Esta pequena cidade é uma verdadeira joia no meio do deserto. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

10º DIA - SÁB. - KHIVA
Hoje, teremos um dia cheio de descobertas. Com mais de 2 mil anos, Khiva está repleta de palácios, mausoléus e mesquitas da era dourada da Rota da Seda. Cercada por desertos, era um agitado oásis, a última parada das caravanas antes de chegar ao Irã. Em nosso city tour conheceremos: os complexos arquitetônicos de Ichan-Kala e Tash Hovli, protegidos por altas muralhas e abrigando monumentos dos séculos XII ao XIX; o minarete Kalta Minor; o Castelo Kunya Ark; a Madrassa Rahim Khan; o minarete e madrassa Islom Khodja; o mausoléus Pahlavan Mahmud e a mesquita Djuma, do século X. Vamos explorar os cantos e recantos desta cidade, que cativa por suas construções em azul turquesa, simbolizando a fé em Alá e a simpatia de seu povo. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

11º DIA - DOM. - KHIVA / BUKHARA
Saída pela manhã em direção a Bukhara. Atravessaremos o deserto Kyzyl-Kum, vasta planície que se eleva a 300 metros acima do nível do mar e que acompanha o Rio Amu Darya. Chegada a Bukhara para hospedagem no Hotel Ásia Bukhara ou similar. Esta pequena cidade possui um legado espetacular, que soube guardar a sua antiguidade. CAFÉ DA MANHÃ E LANCHE TIPO PIQUENIQUE INCLUÍDOS.

12º DIA - SEG. - BUKHARA
A cidade foi o coração econômico, cultural e religioso da Ásia Central por séculos. Seu nome origina da palavra "vihara" que significa "mosteiro" em sânscrito. Era um importante centro de estudos islâmicos, chegou a ter mais de 100 madrassas no século XIX e um importante centro comercial na Grande Rota da Seda. É também conhecida como uma "museu cidade", repleta de monumento.: Em nossa visita veremos: as madrassas de Ulughbek e Abdulaziz; o minarete e a mesquita Poi Kalyan; as abóbadas da mesquita Magok-I-Attari e a mesquita Bolo-Hauz. Visitaremos ainda o mausoléu Samanids, obra prima da arquitetura islâmica do século IX e as muralhas e bastiões da Fortaleza Ark, antiga residência dos Emires de Bukhara. Descobriremos a zona de comércio, com seus mercadores, joias, tapetes e os preciosos bordados suzani, que segundo a tradição, serve de amuleto para a felicidade dos novos casais. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

13º DIA - TER. - BUKHARA / SAMARCANDA
A manhã será dedicada a uma experiência artesanal. Seguiremos aos arredores de Bukhara para visita a um atelier de produção de cerâmica, onde vamos conhecer as várias etapas de elaboração desta tão admirada arte uzbeque. E como experiência, teremos a chance de criar nossos próprios "pratos" utilizando as técnicas e tintas que vimos momentos antes. Você se sentirá parte integrante deste renomado atelier! Encerraremos esta manhã com um almoço e logo após, seguiremos para estação de trem para embarque em direção a bela Samarcanda, a cidade em 50 tons de azul. Chegada, recepção e traslado para hospedagem no Registan Plaza Hotel ou similar. Restante do dia livre. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

14º DIA - QUA. - SAMARCANDA
A "Pérola do Oriente" - Foi conquistada por Alexandre Magno, posteriormente, nas mãos de Gengis Khan, sucumbiu e quase foi aniquilada. Voltou a brilhar, quando foi reconstruída por Amir Timur, o último dos grandes conquistadores nômades da Ásia Central. Esta lendária e elegante cidade, guarda relíquias e preciosidades que ficaram escondidas por anos do resto do mundo e protegidas a mãos de ferro pela antiga URSS. Hoje em nosso city tour iremos admirar: a Praça Registan, o coração da cidade velha, que abriga as magníficas Madrassas Sher-Dor e Mesquita Tillya-Kari. Faremos uma parada em uma tradicional casa de chá. Na continuação visitaremos a Mesquita Bibi Khanim, envolta em lenda de paixão e drama. Veremos o fervilhante Bazaar Syob, um dos maiores da antiga Rota da Seda, repleto de aromas, sabores e cores. Veremos ainda, o sagrado complexo Shakhi-Zinda e o Mausoléu Gur-Emir, onde está sepultado o grande conquistador Amir Timur e seus familiares. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

15º DIA - QUI. - SAMARCANDA / TASHKENT
Saída pela manhã em direção ao observatório astronômico de Ulugh Beg, construído no século XV, considerado o primeiro do Oriente. A seguir, conheceremos uma fábrica de papel, onde produzem artesanalmente e usando tecnologia antiga, o famoso papel de seda de Samarcanda. Logo após, iremos para uma tradicional casa uzbeque e passar alguns momentos com uma família, conhecer seus costumes, admirar seus trajes, ver como cozinham e participar juntos da refeição. Após esses momentos únicos, no qual compartilhamos o espírito da amizade, vamos nos despedir do interior deste surpreendente país, traslado à estação e embarque em trem rápido com destino a Tashkent. Chegada, recepção e traslado a Hotel Hyatt Regency ou similar. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇOS INCLUÍDOS.

16º DIA - SEX. - TASHKENT
Tashkent é um importante centro cultural repleto de teatros, óperas, museus e circos, por isso é chamada de " Paris da Ásia Central". Ao longo de sua existência, foi-lhe imposta grandes destruições, mas ela foi reconstruída e hoje podemos ver suas mais significativas atrações. Em nossa visita conheceremos: Mesquita da Sexta-feira, que guarda o livro sagrado do Alcorão, um dos mais antigos do mundo; a Madrassa Barak Khan; o Mausoléu Kaffal-Shash e a Praça Khast-Imam. Veremos ainda o Mercado Central, que já foi um importante ponto de troca de mercadorias na época da Rota da Seda. Percorreremos suas grandes e modernas avenidas e parques, que exibem modernos e expressivos monumentos. Ao final das visitas, retorno ao hotel e restante do dia livre. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

17º DIA - SÁB. - TASHKENT / FRANKFURT
Desfrutamos dessa viagem enriquecedora, onde conhecemos culturas tão diversas da nossa, e chegou a hora de nos despedirmos desse belo e apaixonante país. Pela manhã, bem cedo, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino a Frankfurt. Chegada, recepção e acomodação tipo day use em hotel situado na área do aeroporto. No final da tarde, embarque em voo noturno de regresso ao Brasil. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

18º DIA - DOM. - BRASIL
Chegada pela manhã ao Aeroporto Internacional de São Paulo.

Até uma próxima viagem!

Fale com um agente
Enviar por e-mail
* Preenchimento obrigatório

Roteiros relacionados