Albânia, Macedônia e Grécia

Código: QBG80

O Melhor da Península Balcânica ( ALGREM 17 )

Uma especial viagem, conhecendo um lado da Europa ainda a ser explorado, com aconchegantes cidades e vilarejos, repletos de monumentos que remontam às antigas civilizações, que deixaram um legado de rica herança cultural, em meio a lugares que são verdadeiros cenários naturais. Finalizando com a clássica beleza grega, vivenciando uma região permeada de monumentos milenares e a sempre esplêndida Atenas.

 

 

VISITANDO: Tirana, Kruje, Ohrid, Skopje, Thessaloniki, Vergina, Kalambaka, Delfos, Arachova, Atenas.

DURAÇÃO: 17 dias / 14 noites

 

Roteiro

1º DIA - QUA - BRASIL
Assistência da nossa equipe no Aeroporto Internacional de São Paulo para embarque em voo com conexão em Roma e destino a Tirana.

2º DIA - QUI - TIRANA
Albânia, neste pequeno país no coração do Mediterrâneo, a natureza virgem e os mistérios culturais se uniram para criar um lugar único. Chegada à Tirana, a capital da Albânia e também o principal centro econômico, social e cultural do país. Recepção e traslado ao Hotel Plaza ou similar. Restante do dia livre.

3º DIA - SEX - TIRANA / KRÜJE / TIRANA
Durante a 1ª Guerra Mundial, o país se transformou em um campo de batalha. Ficou submisso ao poder de Mussolini e Hitler, e por cerca de 50 anos, sob o regime stalinista de Enver Hoxha, deixando o país isolado da comunidade internacional até 1992. Atualmente, esta terra que ainda passa por grandes transformações, recebe a todos com hospitalidade e alegria. Em nosso city tour passaremos pela Praça Skanderbeg; o Teatro Nacional; o Museu Histórico; o Palácio Cultural, a Mesquita Et'hem Bey, construída entre 1798 e 1812; a torre do relógio, e a curiosa "Pirâmide", construída em 1988 como um museu durante o período do ditador Enver Hoxha. Após, seguiremos para Krüje, a apenas 32 Km de Tirana. No século XV, o herói nacional Skanderbeg, fez da cidade um bastião de resistência contra os Otomanos. Visitaremos o Museu Gjergj Kastriot, situado dentro das muralhas do castelo e o tradicional mercado, que faz a alegria dos turistas que podem encontrar produtos artesanais, bordados, tapetes e antiguidades. Retorno ao hotel e restante do dia livre. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

4º DIA - SÁB - TIRANA / OHRID
Pela manhã em direção a República da Macedônia, e após trâmites na fronteira Qafë Thanë, chegada a Ohrid, situado às margens do Lago Ohrid, um dos mais profundos e antigos do mundo. Hospedagem no Hotel City Palace ou similar. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

5º DIA - DOM - OHRID
Desde Antigas civilizações aos regimes socialistas do século XIX, a República da Macedônia é um dos berços da humanidade e ainda, pouco explorado por turistas. Ohrid é patrimônio cultural, natural e histórico da humanidade desde 1980. Pela manhã, em curto trajeto, chegaremos ao Monastério de São Naum, fundado por este que chegou a região em missão evangelizadora. Localizado no alto de um rochedo, tem uma vista sob o lago espetacular. O monastério e a igreja, sofreram várias transformações, mas as colunas em mármore com mil anos e algumas inscrições ainda indecifráveis, fazem deste lugar uma visão singular. Retorno a Ohrid e início de nossa visita. Caminharemos apreciando seu centro histórico e veremos entre outras atrações a imponente Igreja de Santa Sofia, cujo interior abriga belíssimos afrescos bizantinos e o Teatro Antigo, encontrado após longas escavações. No alto de um rochedo, avistaremos a Fortaleza de Samuil dominando a linda paisagem. Caminhar e observar a arquitetura residencial tardia-otomana, é uma viagem no tempo. Restante do dia livre. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

6º DIA - SEG - OHRID / SKOPJE
Manhã livre. Aproveite para caminhar pelas ruas descobrindo a cada esquina o seu charme milenar, suas ruas para pedestres são agradáveis e estão repletas de lojas, restaurantes e sorveterias. Em horário apropriado, saída em direção ao norte da República da Macedônia. Atravessando vales pontuados por vilarejos, chegaremos a Skopje, capital e a maior cidade do país. Hospedagem no Hotel Marriott ou similar. Restante do dia livre. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

7º DIA - TER - SKOPJE
Às margens do rio Vardar, Skopje é o centro político, cultural e econômico do país. Habitada desde o ano 4000 a.C., no período romano era chamada de Scupi. Aqui estiveram além do império romano, o bizantino, o otomano e fez parte da antiga Iugoslávia. Apesar das destruições, não apenas pelos homens, mas também pela força da natureza, como o terremoto de 1963, a cidade se reergueu e hoje apresenta uma certa modernidade. Uma cidade onde cristãos e mulçumanos dividem os mesmos espaços. Durante nossa visita veremos: a Ponte de Pedra, do século XV; a pontes Eye e Art, adornadas por mais de 60 estátuas de bronze; o monumento Alexandre, o grande; a Fortaleza; a Casa Memorial de Madre Teresa, nascida em Skopje em 1910, e o antigo Baazar, local de muito movimento, com muitas lojas, artesãos, cafés e restaurantes. Após, seguiremos para o Mosteiro de São Pantaleão, um santo católico que viveu no século IV. De grande beleza arquitetônica exterior, em seu acervo estão ícones e afrescos do século XII. Após a visita, retorno ao hotel. Restante do dia livre. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

8º DIA - QUA - SKOPJE / THESSALONÍKI
Pela manhã, saída em direção à Grécia, após trâmites na fronteira Dojran, prosseguimento para Thessaloníki, capital da Grécia do Norte. Chegada e hospedagem no Hotel Electra Palace ou similar. Fundada em 315 a.C. por Kassandro, rei da Macedônia, deu o nome a cidade para homenagear sua esposa Thessaloníki, meio irmã de Alexandre o Grande. Desde os primeiros séculos de sua fundação, foi uma cidade cosmopolita com um grande encanto histórico e cultural. Restante do dia livre. Aproveite para em companhia de nosso guia brasileiro acompanhante, fazer uma caminhada pelos arredores do hotel e já ir se ambientando com esta vibrante cidade. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

9º DIA - QUI - THESSALONÍKI
City tour por esta cidade multicultural, onde civilizações gregas, judias, turcas e eslavas conviveram harmoniosamente. No ano 305 d.C., foi sede de César e Augusto Galerio, o qual a embelezou com magníficas edificações. Veremos a cidade antiga, a igreja bizantina de Agios Dimitrios, o arco de Galério, a Rotunda e o museu arqueológico antes de terminar no dinâmico centro da cidade. Tarde livre para compras e atividades independentes. A cidade orgulha-se de sua faceta boêmia, por ser uma cidade universitária, possui grande concentração de bares e restaurantes, principalmente no bairro Ladadika, que hoje é uma profusão de vielas enfeitadas e coloridos bistrôs com mesas ao ar livre. Aqui o antigo funde-se com o novo. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

10º DIA - SEX - THESSALONÍKI / VERGINA / KALAMBAKA
Pela manhã, partida rumo a Kalambaka. Parada na pequena vila de Vergina para visitar os impressionantes túmulos dos reis de Macedônia, com destaque para o túmulo do Rei Filipe II, pai do Alexandre o Grande, que foi assassinado no ano 336 a.C. Estes túmulos foram descobertos somente em 1977 e os objetos e pinturas encontrados são de altíssima qualidade e de grande importância histórica. Hoje, todos os objetos encontrados estão em exposição no museu, que se encontra ao lado dos túmulos. Deste modo, o visitante, ao entrar no museu, é como se estivesse entrando na antiga câmara tumular e pode ver os túmulos como eles estão hoje em dia. Após a visita, seguiremos pela rodovia até a cidade de Kalambaka. Hospedagem no Hotel Divani Meteora ou similar. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

11º DIA - SÁB - KALAMBAKA
Muitas vezes a beleza nasce da necessidade. Em nossa visita de hoje, veremos como esta frase é um exemplo perfeito. A visão dos monastérios construídos sobre as rochas sinuosas de Meteora, que em grego significa "Suspensos no ar", é impressionante. Tombados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, foram construídos no século XIII, quando os turcos invadiram a Grécia, e obrigaram os sacerdotes ortodoxos a se refugiarem nos altos dos rochedos, cujos caminhos de acesso, somente eles conheciam. Atualmente, quatro deles ainda são habitados. Após a visita, retorno ao hotel. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

12º DIA - DOM - KALAMBAKA / DELFOS
Pela manhã, saída em direção a um dos sítios arqueológicos mais interessantes na Grécia. O oráculo de Delfos, fundado por volta de 750 a.C. e dedicado ao deus Apolo. Foi um dos mais famosos e influentes oráculos da Antiguidade, atraindo inclusive reis e soberanos de regiões vizinhas. Está localizado nas encostas do Monte Parnaso, em uma paisagem de beleza majestosa e inigualável. As sacerdotisas (Pitonisas) de Apolo transmitiam as profecias em transes, que eram consideradas verdades absolutas. Em seguida, hospedagem no Hotel Amália ou similar. CAFÉ DA MANHÃ E JANTAR INCLUÍDOS.

13º DIA - SEG - DELFOS / ARACHOVA / ATENAS
Saída em direção a Atenas, visitaremos durante nosso trajeto, a aldeia montanhosa de Arachova, o destino de inverno mais cosmopolita da Grécia. Aninhada no Monte Parnaso, a 973 metros de altitude, proporciona vistas deslumbrantes das montanhas ao seu redor. É um charmoso centro de esqui, um destino de inverno principal para os atenienses. Tempo livre para desfrutar de suas charmosas ruas estreitas, com belas casas de pedra e fontes, que a tornam um lugar aconchegante. Prosseguimento para Atenas. Chegada e hospedagem no Hotel Intercontinental ou similar. Restante do dia livre. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

14º DIA - TER - ATENAS
Iniciamos nosso city tour, mostrando o contraste entre a cidade capital da Antiga Grécia e a cidade moderna, visitando a majestosa Acrópole e seu notável conjunto de monumentos, com destaque para o Parthenon. Seguiremos pela parte baixa passando o Templo de Zeus, o Arco de Adriano, o Parlamento, o Túmulo do soldado desconhecido, o Palácio Real e o Estádio Olímpico onde foram realizadas as primeiras Olimpíadas dos tempos modernos. Restante do dia livre. À noite, sugerimos uma caminhada pelo aconchegante bairro de Plaka. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

15º DIA - QUA - ATENAS
Dia inteiramente livre à sua disposição para usufruir da deslumbrante Atenas. As opções são muitas, sugerimos uma visita ao Museu Arqueológico Nacional com seu magnífico acervo, com destaque a notável coleção de estátuas clássicas e helênicas. Ou ainda, o incrível Museu da Acrópoles. Aproveite também para uma visita ao animado bairro de Monastiráki, onde as compras de antiguidades, joias e souvenires são boas opções. À noite, sugerimos um agradável jantar com espetacular vista da Acrópole. Nosso guia brasileiro o estará orientando. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

16º DIA - QUI - ATENAS / BRASIL
Manhã livre. Acomodação até às 12h00. Aproveite para as últimas compras, retornar a lugares de seu interesse, pois após descobrirmos um lado da Europa diferente, com suas surpreendentes particularidades, chegou a hora da despedida. Em horário apropriado, traslado ao aeroporto para embarque em voo com conexão em Roma e destino ao Brasil. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

17º DIA - SEX - BRASIL
Chegada ao Aeroporto Internacional de São Paulo. Até uma próxima viagem!

Fale com um agente
Enviar por e-mail
* Preenchimento obrigatório