Portugal & Espanha com Andaluzia

Código: APP046

19 dias | 18 noites

Visitando: Lisboa, Fátima, Coimbra, Porto, Braga, Santiago De Compostela, Salamanca, Ávila, Escorial, Madri, Zaragoza, Barcelona, Valência, Alicante, Granada, Córdoba, Sevilha, Reguengos De Monsaraz, Évora

 

Roteiro

Dia 1 Chegada a Lisboa
Chegada à bela capital portuguesa, recepção no aeroporto por pessoal especializado da Abreu/Portugal e traslado para o hotel. Hospedagem. Restante do dia livre para os primeiros contatos com esta linda cidade, situada na margem norte do Rio Tejo, a poucos quilômetros do Atlântico. Lisboa ocupa um lugar muito especial entre as capitais europeias. A cada passo, o visitante depara com memórias de um longo passado nacional e europeu que mantém com o presente uma forte ligação. Um estilo de vida moderno começa, entretanto, a caracterizar esta cidade rica de tradição. Ao contrário de tantas outras grandes cidades da Europa, Lisboa e os seus habitantes souberam preservar uma notável autenticidade. Sugerimos um passeio ao Castelo de São Jorge e ao Parque das Nações, local onde se efetuou a Expo'98, com o seu Oceanário (um dos maiores do mundo).

Dia 2 Lisboa
Após o café da manhã, saída para Queluz e Sintra que, com os seus palácios e seu clima ameno, foi estância real de veraneio (visita ao Palácio de Queluz). Após Sintra, prosseguimento pela Malveira da Serra e pela estrada do Guincho até Cascais - antiga aldeia de pescadores e hoje uma das áreas residenciais mais elegantes do país. Tempo livre para almoço e continuação pela estrada ao longo da costa do Estoril, passando junto ao seu famoso Cassino (um dos mais prestigiados da Europa). Regresso a Lisboa para visita desta cidade (fundada há cerca de 3.200 anos por mercadores fenícios e, mais tarde, habitada por gregos, cartagineses, romanos, visigodos e mouros), incluindo a Torre de Belém (fortaleza construída no séc. XVI e que é hoje o emblema turístico da capital portuguesa), Padrão dos Descobrimentos (monumento construído em 1960 no local de onde partiram as caravelas de Pedro Álvares Cabral e de Vasco da Gama nas suas grandes viagens dos descobrimentos), Mosteiro dos Jerônimos (construído no séc. XVI por ordem de D. Manuel I - visita da sua belíssima igreja de estilo manuelino), Bairro de Alfama (o mais antigo ainda com aspecto medieval), Baixa Pombalina (bairro comercial reconstruído após o grande terremoto de 1755), Praça do Comércio (uma das mais bonitas da cidade), Praça do Rossio (o coração da cidade, com a estátua de D. Pedro IV), Praça dos Restauradores (com o seu obelisco comemorativo da restauração da independência), Avenida da Liberdade e a Praça Marquês do Pombal (com o monumento construído em memória do antigo primeiro ministro de D. José I, responsável pela reconstrução da cidade após o terremoto). Regresso ao hotel. Para esta noite a sugestão é um jantar numa típica Casa de Fados, ao som da música tradicional portuguesa e com danças folclóricas do país (opcional). Em Lisboa tem um bar muito original, o Pavilhão Chinês. Não perca!

Dia 3 Lisboa / Fátima / Coimbra / Porto
Após o café da manhã, saída de Lisboa em direção a Óbidos. Visita a pé pelas estreitas ruas e pequenas praças, a fim de conhecer esta belíssima vila, considerada um dos melhores exemplos de cidadela medieval na Europa. Continuação da viagem para a Batalha, obra-prima da arquitetura gótica portuguesa, erguida para celebrar a vitória dos portugueses em Aljubarrota em 1385 e onde está sepultado o Infante D. Henrique O Navegador. Breve parada junto ao Mosteiro. No final da manhã, chegada a Fátima, onde teremos tempo livre para o almoço e visita ao Santuário, um dos principais locais de peregrinação do mundo. Continuação para Coimbra, situada nas margens do Rio Mondego; terra natal de seis Reis e capital de Portugal até 1256, além de sede da mais antiga Universidade do país, fundada em 1290 pelo Rei D. Dinis, onde visitaremos a sua famosa Biblioteca barroca, considerada uma das mais ricas do mundo. Prosseguimento para a cidade do Porto. Situado na margem direita do Rio Douro, o Porto é a segunda maior cidade do país e capital regional do norte. Os romanos desenvolveram os povoados de Portus e Cale, de cada um dos lados do rio, nomes que viriam a se unir, dando origem ao nome de Portucale, para indicar a região entre os rios Minho e Douro, que constituiu o núcleo inicial do futuro reino de Portugal. A cidade prosperou com o comércio marítimo, devido à sua localização junto à foz do Douro e, mais tarde, tirou vantagem das riquezas geradas pelas descobertas marítimas dos sécs. XV e XVI. No séc. XVIII iniciou-se o comércio de vinhos com a Inglaterra e, desde então, o famoso Vinho do Porto nunca mais deixou de ganhar fama a nível mundial. Hospedagem.
Nota: A visita da Biblioteca de Coimbra está sujeita a reconfirmação em virtude de poder não se efetuar por motivos relacionados com cerimónias oficiais, que inibam a entrada ao público em geral.

Dia 4 Porto
Café da manhã e visita desta cidade que recentemente teve a sua parte antiga classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO; destaque para a Igreja da Lapa, a Sé do séc. XII (entrada) e visita panorâmica da cidade (Av. dos Aliados, Torre dos Clérigos, Av. da Boavista, Bairro da Foz, Ponte da Arrábida e Ponte de D. Luís) terminando numa Cave de Vinho do Porto para visita e degustação. Restante do dia livre em que poderá apreciar o tradicional comércio da "baixa portuense"; sugerimos fazer um passeio de barco no rio Douro, para ver a cidade de um ângulo diferente, e almoçar num restaurante do bairro típico da Ribeira (opcional). Hospedagem.
O Café Majestic, no Porto, é um dos 10 cafés mais belos do mundo!

Dia 5 Porto / Braga / Santiago de Compostela
Café da manhã. Continuação da viagem em direção a Braga, capital da bela e verdejante região do Minho e o centro religioso mais antigo do país. A fundação de Braga remonta à época dos romanos, que lhe deram o nome de Bracara Augusta e lhe trouxeram prosperidade e riqueza. Subida ao alto do Bom Jesus, no célebre bondinho, de 1882, movido a água e, após uma panorâmica do Santuário, continuação em direção a Valença, cidade situada na margem sul do Rio Minho, que faz a fronteira natural entre Portugal e Espanha. Parada e tempo livre para almoço nesta cidade fortificada. Entrada na Espanha pela Galiza. Esta é a região mais verde de toda a Espanha; no seu interior montanhoso, os minifúndios são cultivados de forma tradicional. É também a região mais marítima do país: três das suas quatro províncias têm uma costa atlântica e a sua cozinha baseia-se em saborosos frutos do mar. Os Galegos, cujas origens são célticas, têm muito orgulho da sua cultura e da sua língua, semelhante ao português. O caráter céltico desta bela terra é ainda evidente no instrumento musical tradicional favorito - a gaita-de-foles. Chegada a Santiago de Compostela - centro religioso e de peregrinação desde a Idade Média, em consequência da descoberta do túmulo de Santiago Maior no séc. IX. Tempo livre na Praça do Obradoiro para visita à famosa Catedral, onde está sepultado o Apóstolo, rodeada de belos edifícios históricos. Hospedagem. Em Santiago, não deixe de provar os deliciosos pratos de peixe e frutos do mar!

Dia 6 Santiago de Compostela / Salamanca
Após o café da manhã, partida de Santiago de Compostela, ladeando um trecho de um dos "Caminhos de Santiago" em direção a Salamanca pela região interior da Galiza, atravessando a província de Lugo. No percurso, atravessaremos ainda a região de Leão e Castela, o berço da nação espanhola, com os seus montes encimados de castelos e as suas planícies de cor ocre. Ao longo da história espanhola, esta região central teve uma grande influência na língua, cultura e religião. Tempo livre para almoço no percurso e passagem ao lado de Zamora, situada nas margens do rio Douro. Chegada à bela cidade de Salamanca, "a Cidade Dourada", situada nas margens do rio Tormes e declarada monumento nacional em virtude dos seus magníficos edifícios dos séc. XVI, XVII e XVIII, possuindo o melhor conjunto espanhol de arquitetura renascentista. Tempo livre para visitar esta cidade universitária, com os belos edifícios que rodeiam o Pátio das Escolas, parte integrante da Universidade do séc. XIII, uma das mais antigas e distintas da Europa. Ainda a Casa das Conchas, palácio do séc. XVI, cuja fachada se encontra repleta de conchas de vieira - o símbolo de Santiago, terminando com as Catedrais Nova e Velha dos séc. XVI e XII, respectivamente, e a magnífica Plaza Mayor, construída por Felipe V e considerada a mais bela de toda a Espanha. Hospedagem. A Plaza Mayor de Salamanca é a mais bonita de Espanha. Desfrute da sua noite!

Dia 7 Salamanca / Ávila / Escorial / Madri
Café da manhã e saída em direção a Ávila. Vista panorâmica da cidade, rodeada por 2.500 metros de muralhas medievais e terra natal de Santa Teresa de Jesus, fundadora das Carmelitas Descalças e Doutora da Igreja. Continuação para San Lorenzo del Escorial, a fim de visitar o seu maravilhoso Mosteiro/Palácio/Panteão, construído por Filipe II no séc. XVI e transformado hoje num magnífico museu. Continuação para Madri onde chegaremos no meio da tarde. Tempo livre para os primeiros contatos com a belíssima capital espanhola, uma cidade com mais de 3 milhões de habitantes, situada no centro geográfico do país. Pensa-se que o seu nome poderá derivar da palavra árabe "magerid", "cidade das águas". Conquistada dos mouros em 939, pelo rei Ramiro II, só em 1083, com D. Afonso VI, passaria definitivamente para a posse dos reis cristãos e seria elevada à categoria de capital espanhola apenas no reinado de Filipe II em 1561. Devido ao seu isolamento geográfico, só depois da chegada da linha férrea no séc. XIX, é que se tornou na maior cidade da Espanha. Hospedagem.

Dia 8 Madri
Estadia em regime de hospedagem e café da manhã. Visita panorâmica da cidade de Madri, percorrendo os seus principais bairros e monumentos: Praça de Espanha, com o monumento a Cervantes, Gran Via, a principal artéria comercial da cidade ladeada de belos edifícios, a Praça Cibeles, com a sua harmoniosa fonte dedicada à deusa grega da agricultura e fertilidade, o Passeio do Prado, com o seu famoso museu, a antiga estação ferroviária de Atocha, o Parque do Retiro, a Praça de Touros de Las Ventas, a mais bela de Espanha, o Passeio da Castellana, a principal avenida da cidade com os seus bonitos jardins e fontes, a Praça da Puerta del Sol e a Praça do Oriente (com o Palácio Real, o Teatro da Ópera e a estátua de Filipe IV). De tarde, possibilidade de efetuar uma excursão opcional à cidade fortificada de Toledo, antiga capital de Espanha, que alcançou o seu apogeu nos séc. XIV e XV, e que é hoje cidade-museu e Patrimônio Mundial da UNESCO. À noite, sugerimos um espetáculo de dança clássica flamenca (opcional).

Dia 9 Madri
Estadia em regime de hospedagem e café da manhã. Dia livre para atividades de caráter pessoal. Sugerimos uma visita ao Museu do Prado, mundialmente conhecido pela sua coleção de pintura, ou ao Palácio Real, antiga residência dos monarcas espanhóis, hoje transformado num magnífico museu. Para a tarde, sugerimos uma visita ao Museu Reina Sofia. Para um simpático jantar de "tapas" procure o Mercado de San Miguel. Vai adorar!

Dia 10 Madri / Zaragoza / Barcelona
Após o café da manhã, saída em direção ao norte atravessando o vasto planalto central, a "meseta", coberto de campos de trigo, montanhas e desfiladeiros. As suas cidades estão impregnadas por um profundo sentido da história, que se reflete na arquitetura dos seus edifícios e nos castelos espalhados por toda a região. Chegada a Zaragoza, antiga capital do reino de Aragão um dos reinos mais poderosos que existiram na Península Ibérica. Tempo livre para almoço e visita à famosa Basílica da Virgem do Pilar, erguida no local onde Nossa Senhora teria aparecido duas vezes ao Apóstolo Santiago, sobre um pequeno pilar que ficou como testemunho e à volta do qual Santiago mandou edificar a primeira igreja. Mais tarde foi transformada numa imponente basílica, cujo teto se encontra decorado com afrescos da juventude do famoso pintor Goya. Após o almoço, continuação através do planalto central, em direção à belíssima região da Catalunha; com um sentimento de nacionalidade própria, grande autonomia e uma língua - o catalão - que aparece com o castelhano os nomes das localidades e placas rodoviárias da região. Chegada a Barcelona ao fim da tarde. Esta cidade é, não só um dos mais movimentados portos do Mediterrâneo, mas também capital da Catalunha, segunda maior cidade de Espanha e o seu principal centro industrial. Barcelona rivaliza com Madri como centro de cultura, de comércio e de desporto. Aqui se realizaram os Jogos Olímpicos de 1992. Hospedagem.

Dia 11 Barcelona
Café da manhã e visita da capital catalã: a belíssima Catedral (entrada), cuja construção foi iniciada no séc. XIII, mas apenas terminada no séc. XIX, altura em que foi completada a fachada, as Ramblas, a movimentada avenida central da cidade, a Praça da Catalunha, com as suas belas fontes, Passeio de Gracia, avenida com comércio elegante que foi construída no século passado, as Casas Millá (La Pedrera) e Battló, obras-primas de Gaudi, a Igreja da Sagrada Família, belo exemplar da arquitetura modernista de Gaudi, que trabalhou na sua construção até à data da sua morte, o Parque de Montjuich e o Estádio Olímpico. Restante do dia livre para continuar a descobrir as belezas de Barcelona ou participar de um passeio opcional a Montserrat, para visitar o Santuário da Virgem Negra, padroeira da Catalunha. À noite, sugerimos conhecer o movimentado porto olímpico.

Dia 12 Barcelona
Café da manhã. Dia livre na capital catalã, para compras ou visitas a gosto pessoal. Sugerimos uma excursão opcional ao Pueblo Espanhol e ao Parque Güell, bonito jardim situado na região norte de Barcelona, decorado por Gaudi e que foi a sua obra mais colorida, hoje também Patrimônio Mundial. Esta noite poderá participar em um jantar gastronômico em restaurante catalão com breve passeio noturno.
O Mercado "La Boqueria" nas Ramblas é uma palete de cores, cheiros e sabores! Sinta-os!

Dia 13 Barcelona / Valência / Alicante
Café da manhã e início da viagem ao longo do Mediterrâneo pela conhecida Costa Dourada, com as belas praias frequentadas ao longo de todo o ano, quer por turistas nacionais, quer por estrangeiros. Mais para o sul, nas províncias de Castellón e Valência, as praias dão lugar a bosques de pinheiros e depois a pomares de citrinos e outras frutas. Estas terras muito produtivas foram ocupadas por gregos, fenícios e romanos, antes da chegada dos muçulmanos. As suas grandes cidades estão ligadas entre si por modernas estâncias de veraneio que atraem milhões de turistas anualmente. Séculos atrás, os colonos muçulmanos fizeram florescer estas regiões e, ainda hoje, os férteis campos e pomares das planícies costeiras abastecem toda a Espanha. Chegada a Valência, terceira maior cidade espanhola. Breve visita panorâmica com parada no centro histórico para almoço livre. Prosseguimento da viagem para o sul, ao longo da Costa del Azahar e da Costa Blanca, regiões ideais para férias e desportos aquáticos, até à moderna e cosmopolita cidade de Alicante. Hospedagem. A cidade de Alicante é famosa pelo torrão. Não deixe de provar!

Dia 14 Alicante / Granada
Após o café da manhã, prosseguimento da viagem e entrada na Andaluzia pela região da Serra Nevada. A Andaluzia foi colonizada pelos fenícios por volta do ano 1000 a.C., dominada pelos cartagineses, pelos romanos e, finalmente, pelos muçulmanos até 1492. Chegada a Granada, bela cidade que foi capital do reino dos Almorávidas. De tarde, visita do Palácio do Alhambra, conjunto arquitetônico construído do séc. XIII ao XVI no alto de uma colina e belíssimo exemplar da arquitetura árabe. Visitaremos ainda os Jardins de Generalife (residência de verão dos sultões). Hospedagem. O Albaicín, o Campo del Príncipe e a Calle Elvia são paradas obrigatórias para provar as "tapas"!

Dia 15 Granada / Córdoba / Sevilha
Café da manhã e saída por Alcalá la Real e Baena, através de uma bela região de colinas repletas de oliveiras, para Córdoba, localizada nas margens do rio Guadalquivir e notável pela sua atmosfera mourisca, com ruelas estreitas e típicas casas com seus pátios andaluzes. Visita da Mesquita-Catedral, em tempos a principal mesquita islâmica na Península Ibérica, até à tomada da cidade pelos cristãos em 1236. O coração de Córdoba é o velho bairro judeu e um passeio por ele deixa-nos a sensação de que pouco mudou desde o séc. X, quando era uma das mais desenvolvidas cidades do mundo ocidental. Tempo livre para almoço. De tarde, continuação da viagem para Sevilha, a bela capital andaluza, situada nas margens do Rio Guadalquivir e que detendo outrora o rico monopólio das trocas comercias da Espanha com o Novo Mundo, fez dela uma das cidades mais ricas da Europa. Foi terra natal dos famosos pintores Murillo e Velasquez e inspirou autores de óperas célebres como "Carmen" e "Barbeiro de Sevilha". Em 1992, Sevilha foi o local escolhido para a Grande Exposição Mundial, comemorativa do quinto centenário da descoberta da América. Hospedagem. Possibilidade de efetuar um passeio em "caleche" pelo verdejante parque Maria Luísa seguido de um espetáculo de danças e cantares sevilhanos (opcional).

Dia 16 Sevilha
Após o café da manhã, visita desta encantadora cidade: Parque Maria Luísa, doado à cidade de Sevilha pela Princesa Maria Luísa no séc. XIX e onde foram construídos vários edifícios para a Exposição Ibero-Americana de 1929, entre os quais o da Praça de Espanha é o mais espetacular, decorado com azulejos alusivos às várias cidades espanholas, a Catedral (entrada), maior edifício gótico do mundo, onde está o túmulo de Cristóvão Colombo, a Giralda (antigo minarete da mesquita, mais tarde transformado em torre sineira da Catedral) e o fascinante bairro judeu de Santa Cruz, onde viveu Murillo. Tarde livre para visitas a gosto pessoal ou compras. Hospedagem.

Dia 17 Sevilha / Reguengos de Monsaraz / Évora / Lisboa
Café da manhã e continuação da viagem para Portugal e Reguengos de Monsaraz, onde iremos fazer a visita da famosa Herdade do Esporão, seguida de um almoço enogastronômico, onde provaremos alguns dos mais deliciosos azeites e vinhos do Alentejo. De tarde, nos dirigimos a Évora, capital do Alto Alentejo, cidade tombada pela UNESCO. Breve visita em que poderemos admirar o Templo Romano e, percorrendo estreitas ruas, chegaremos à Praça do Giraldo, centro da vida urbana. Continuação a pé até à Igreja de S. Francisco, com visita à Capela dos Ossos. Prosseguimento pela auto-estrada, através da planície alentejana com paisagem completamente dominada por sobreiros, azinheiras e oliveiras. Travessia da majestosa ponte sobre o Rio Tejo para Lisboa. Hospedagem. O Alentejo tem dos melhores vinhos do mundo. Hoje comprovará isso!

Dia 18 Lisboa
Café da manhã. Dia livre para atividades pessoais, em que poderá aproveitar para conhecer melhor a bela capital portuguesa: o Museu de Arte Antiga (com a sua bela coleção de pintura, escultura, mobiliário, tapeçaria, ourivesaria, etc.), o Museu Gulbenkian (que possui uma das melhores coleções particulares de arte do mundo), o Castelo de S. Jorge (berço de Lisboa e seu monumento mais antigo), o típico Bairro de Alfama (com as suas ruelas e becos), um passeio de bonde pelas colinas de Lisboa, o tradicional comércio da Baixa Pombalina e um passeio de barco no Rio Tejo. Hospedagem.

Dia 19 Saída de Lisboa
Os serviços do hotel terminam com o café da manhã (o quarto poderá continuar ocupado até às 10 ou 12 horas, conforme as normas de cada hotel). Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto. Assistência nas formalidades de embarque por pessoal especializado da Abreu/Portugal. Feliz viagem de regresso.

Fale com um agente
Enviar por e-mail
* Preenchimento obrigatório
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.