A Magia do Irã

Código: QBG076

Da Antiga Pérsia aos Tempos Modernos.

Uma das civilizações mais antigas do mundo. Construções seculares exibindo belos monumentos em meio a fantásticos jardins. Aldeias que resistem ao tempo. As mais fascinantes mesquitas, os mais belos palácios e importantes lugares sagrados. O Irã tem muitos mistérios a serem descobertos!

VISITANDO: Istambul, Shiraz, Persépolis, Pasárgada, Yazd, Nain, Isfahan, Kashan, Qom e Teerã.

DURAÇÃO: 16 dias / 14 noites

Roteiro

Vestimenta e normas para visitas às mesquitas e lugares sagrados: para os países de religião islâmica se faz necessário seguir as regras e costumes locais. Homens - não é permitido usar bermudas e camiseta tipo regata. Mulheres - deverão levar lenços para cobrir a cabeça, poderão usar calças compridas e vestimenta tipo bata que cubra toda parte superior do corpo. Em alguns lugares, o pescoço, pulsos e tornozelos de todos os visitantes deverão estar cobertos.

1º DIA - SEX. - BRASIL
Comparecimento ao Aeroporto Internacional de São Paulo para assistência de nossa equipe.

2º DIA - SÁB. - ISTAMBUL
Embarque em voo da Turkish Airlines às primeiras horas da manhã com destino a Istambul. Chegada, recepção e traslado para acomodação no Hotel Divan ou similar.

3º DIA - DOM. - ISTAMBUL / SHIRAZ
Aproveite seu tempo livre para passear por Istambul, esta incrível e histórica cidade está repleta de atrações, opcionalmente poderá fazer city-tour pelos pontos mais emblemáticos. Em horário apropriado, traslado ao aeroporto e embarque em voo com destino a Shiraz. Chegada às primeiras horas da manhã, recepção e traslado para acomodação no Grand Hotel Shiraz ou similar. As lembranças dos antigos impérios, mesquitas, monumentos, museus e um ambiente especial fazem de Shiraz, um lugar único. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

4º DIA - SEG. - SHIRAZ
Nela nasceram dois dos poetas mais conhecidos no idioma Farsi: Hafez e Saadi, talvez por isso ser chamada de "A cidade das flores e dos poetas". Manhã livre e logo após, sairemos para conhecer os incríveis atrativos que esta cidade oferece. Veremos a Mesquita Vakil, construída entre 1751 e 1773 e o bazar, um dos maiores do país. Iremos para o histórico Jardim de Eram - um Jardim persa do século XIX. Os jardins, compostos por imensos ciprestes e palmeiras, são decorados por harmoniosos conjuntos de flores. Visitaremos as tumbas de Hafez, que recitava o Corão de memória, considerado um homem santo e Saadi, considerado um dos melhores poetas místicos do Islã. À noite, conheceremos o Santuário de Ali-ebne e Hamzeh, um dos mausoléus mais antigos do país. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

5º DIA - TER. - SHIRAZ / PERSÉPOLIS / SHIRAZ
Pela manhã, partida por terra às Ruínas de Persépolis, antiga capital do Império Persa e um dos maiores sítios arqueológicos do Irã. "A cidade da Pérsia", esse é o nome que levava a cidade de Dario I. Fundada no ano 518 a.C. Persépolis logo se converteu em uma das cidades mais bonitas da antiguidade, até que foi totalmente destruída no ano 331 a.C pelas tropas de Alexandre Magno. Visita ao sítio arqueológico. Também no percurso do dia, Naqsh-e-Rustam: as tumbas dos reis Aquemênidas, esculpidas nas rochas defronte ao Templo do Fogo Zoroastrista. Iremos à cidadela Karim Khan, que parece um castelo com suas quatro torres cilíndricas protegendo seu interior. Construída entre os anos 1749 e 1779, para servir de residência ao monarca e decorado com motivos geométricos. Retorno a Shiraz, onde conheceremos a Mesquita de Nasir ol-Molk, a Mesquita Rosa, monumento sagrado onde fé e arte se encontram, cujos vitrais ricamente coloridos, oferecem um verdadeiro caleidoscópio de cores vibrantes. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

6º DIA - QUA. - SHIRAZ / PASÁRGADA / YAZD
Pela manhã seguiremos viagem com destino a Yazd, também conhecida como a Joia do Deserto. A cidade ainda mantém viva as origens do Zoroastrismo. Através de uma bela região de desertos e montanhas com pequenas vilas, chegaremos a Pasárgada, a primeira capital da Pérsia Aquemênida. Entre as ruínas o grande destaque é o túmulo de Ciro II, o Grande. Após, prosseguimento da viagem e chegada a mítica Yazd. Acomodação no DAD Hotel Yazd ou similar. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

7º DIA - QUI. - YAZD
Hoje o dia será dedicado inteiramente aos mistérios de Yazd, apreciando seus principais monumentos. Sua história remonta há mais de 3.000 anos. Veremos as antigas muralhas que protegiam a cidade. E nas edificações antigas o grande destaque são os Badgirs, torres coletoras de ventos, uma tecnologia desenvolvida pelos persas para refrigeração dos ambientes. Da Yazd muçulmana, conheceremos a Jameh-e-Kabir e o complexo de Amir Chaqmaq, uma grande praça construída no século IX. As cidades iranianas muito se orgulham de seus jardins e o Jardim Dowlat Abad, é a menina dos olhos de Yazd. Dos tempos modernos veremos o Templo do Fogo - Atash Behram, construído em 1932 com doações de zoroastrianos persas e indianos. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

8º DIA - SEX. - YAZD / NAIN / ISFAHAN
Pela manhã partiremos rumo a bela Isfahan. Ao longo do caminho vamos conhecer Nain, uma joia do período pré-islâmico. A cidade de barro e dos tapetes, com mais de 2.500 anos de história, preserva monumentos de relevante importância. Um deles é a Mesquita Jame, a mais antiga de todo o Irã, construída no século VII, logo após a invasão árabe. Após, prosseguimento para Isfahan, uma das mais refinadas cidades do mundo islâmico. Chegada e hospedagem no Hotel Khajoo ou similar. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

9º DIA - SÁB. - ISFAHAN 
Antiga capital persa e principal centro comercial das rotas entre o deserto de Dasht-e Kavir e o Golfo Pérsico no passado, conferiram a cidade um legado de rara beleza. Em Isfahan se respira um ar místico, com belos edifícios, majestosas pontes e largas avenidas. Hoje em nossa visita conheceremos: a Catedral Vank, um dos principais templos do cristianismo armênio no país. O edifício reúne tendências distintas, por um lado a estrutura de uma igreja Armênia e por outro, a típica planta de uma mesquita safávida. A mais antiga construção da cidade é a Mesquita da sexta-feira nossa próxima visita. As pontes sobre o rio Zayande são construções espetaculares e não poderiam deixar de constar de nosso passeio. À tarde conheceremos duas das mais impressionantes obras do gênero, a ponte Khaguh, com dois andares e terraços e a Ponte dos 33 Arcos. Retorno ao hotel, certamente encantados com toda as belezas que acabamos de ver. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

10º DIA - DOM. - ISFAHAN
Pela manhã, iniciaremos o dia com a visita ao Palácio de Chehel Sotoun, bela construção que ficou conhecida como o palácio das 40 colunas e logo depois a impressionante Praça do Imam - Declarada Bem Cultural do Patrimônio Mundial pela UNESCO. Cercada por construções seculares, arcadas, ricos trabalhos em azulejos em tons azuis em que inscrições brancas se destacam, mesquitas, grandes cúpulas, altos minaretes e o palácio fazem desta, uma das mais belas e grandiosas do mundo. Conheceremos a Mesquita do Imam, construída entre 1612 e 1638, uma das mais bonitas e interessante do gênero, a Mesquita Sheikh Lotfollah, construída por Shah Abbas, templo decorado com luxo de detalhes. Veremos ainda, o Palácio de Ali Qapou, um dos melhores exemplos da arquitetura safávida. Finalizaremos com o grande Bazaar, que ladeia toda a extensão quadrilátera da praça e contém uma infinidade de pequenas lojas que se estendem por quilômetros de ruelas. Retorno ao hotel. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

11º DIA - SEG. - ISFAHAN / KASHAN / QOM
Pela manhã deixaremos a bela Isfahan e seguiremos rumo ao oásis de Kashan, famosa pela produção de tecidos, cerâmica e azulejos. Teremos a oportunidade de conhecer uma das casas construídas pelos nobres dos tapetes, com seus jardins interiores e suas paredes entalhadas em estuque. Conheceremos a mais refinada das mesquitas iranianas, a Agha Borzog Mosque, belíssimo exemplo da arte islâmica. Visitaremos ainda os belíssimos Jardins de Fin, que foi uma das residências favoritas dos soberanos persas. Um verdadeiro oásis. Após visita, prosseguimento para Qom. Chegada e hospedagem no Hotel Novotel ou similar. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

12º DIA - TER. - QOM / TEERÃ
Visita à Qom, que era um dos centros do islã Xiita. Em 816 Fãtimah, irmã do Imã Reza, faleceu e foi enterrada na cidade, que se tornou um lugar de peregrinação no século XVII, quando construíram um santuário sobre o túmulo de Fãtimah. A cidade abriga ainda, um grande centro de ensino em leis islâmicas, filosofia, teologia e lógica. Após a visita, seguiremos viagem rumo a Teerã. Chegada e visita ao fabuloso Museu das Joias, que contempla uma das mais importantes coleções de joias do mundo, uma riqueza acumulada ao longo dos séculos por diferentes dinastias persas. Hospedagem no Hotel Espinas International ou similar. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

13º DIA - QUA. - TEERÃ
Tendo em vista a história da Pérsia, Teerã é uma cidade relativamente jovem, mas abriga uma grande quantidade de atrações típicas de uma capital. Conheceremos o suntuoso Palácio de Golestan, o mais antigo e o mais belo monumento histórico de Teerã. Apreciaremos também, o Museu Arqueológico em estilo sasánida, inaugurado em 1937, que abriga achados desde a pré-história até a dinastia Cajar. Restante do dia livre. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

14º DIA - QUI. - TEERÃ
Hoje teremos mais um dia completo de visitas pela cidade. Iniciaremos nosso passeio com o complexo de Palácios do Jardim Sa'ad Abad, que ocupa uma superfície ajardinada de aproximadamente 410 hectares. São ao todo, 18 palácios que serviram, desde 1921, como residência do primeiro Shah da dinastia Pahlevi. Um deles, o Palácio de Niavaran, localizado em uma colina. Após a revolução iraniana, este complexo foi transformado em museu. Veremos ainda a grandiosidade da Praça Tajrish e o Santuário e Mesquita de ‘'Imam Zadeh Saleh, considerado um dos mais populares santuários ao norte de Teerã, é o sepulcro dos restos de Saleh. Após as visitas, retorno ao hotel. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

15º DIA - SEX. - TEERÃ / ISTAMBUL
Em horário apropriado, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino a Istambul. Chegada, recepção e traslado para acomodação no Wyndham Gran Europe ou similar, localizado na área do aeroporto. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

16º DIA - SÁB. - ISTAMBUL / BRASIL
Após vivenciarmos costumes e peculiaridades tão diversos do nosso cotidiano, traslado ao aeroporto para embarque em voo de regresso ao Brasil, com chegada ao Aeroporto Internacional de São Paulo no final da tarde do mesmo dia. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

Até uma próxima viagem!

Fale com um agente
Enviar por e-mail
* Preenchimento obrigatório

Roteiros relacionados