Viajamos para Nova York com a Copa Airlines, saindo de Porto Alegre com conexão na Cidade do Panamá. O aeroporto é pequeno e organizado, o que facilita muito as conexões para os Estados Unidos, Caribe e México. No retorno ao Brasil, decidimos aproveitar a parada para conhecer melhor a cidade.
A Cidade do Panamá é muito interessante e dois dias são suficientes para conhecê-la. A cidade vive um momento de boom imobiliário e construções moderníssimas contrastam com prédios históricos. Bons exemplos da nova arquitetura são o Hotel Trump, edifício em formato de vela que lembra o Hotel Burj al Arab de Dubai, e também um novo prédio comercial em formato de “parafuso”. Já a cidade histórica, patrimônio da Unesco, está sendo totalmente restaurada. Para conhecê-la, o melhor a fazer é um passeio a pé, de preferência acompanhado por um guia local.
Além de ser uma das maiores fontes de divisas para o país, o Canal do Panamá é um dos pontos altos do passeio. Sua construção foi iniciada em 1890 pelos franceses. A obra ficou parada por dez anos até que, em 1914, foi concluída pelos Estados Unidos. O Canal fica a 12 km do centro da cidade e o melhor horário para visitá-lo é por volta das 10h da manhã, quando os navios estão efetuando a travessia na eclusa de Miraflores. Tivemos a sorte de ver dois navios fazendo a travessia simultaneamente: um navio de passageiros da Celebrity Cruises e um cargueiro da Helenic.
Com um tráfego cada vez intenso, o Canal do Panamá está sendo duplicado. A duplicação será concluída até 2014 e sua inauguração está marcada para 15 de agosto do mesmo ano, exatamente no dia em que o Canal completará seu 100º aniversário.
Para quem gosta de compras, a Cidade do Panamá é um ótimo destino. Uma dica é solicitar o cartão de descontos para estrangeiros, que garante até 15% de desconto em algumas lojas.
Há vários shoppings centers, como o Albrookmall, o Multiplaza – cheio de lojas sofisticadas, e também o Metro-Mall-Panama, o maior shopping da América Central. Ele conta com 9 cinemas, 30 restaurantes e até um cassino.
Deixe um Comentário