Um museu que se dedica a apresentar, exclusivamente, arte ruim. Outro que aborda a história das coleiras de cachorros. Sem falar de um museu dedicado ao miojo e seu criador e outro aos corações partidos: O Museu das Relações Terminadas. Invenção? Piada? Loucura? Não, nada disso. Todos esses Museus existem e você pode conhecê-los na vida real.
Enquanto você não programa esse curioso roteiro, se acomode de modo confortável e aperte os cintos. Nós vamos te levar numa viagem virtual e inusitada pelos museus mais curiosos do mundo!
1 – Museu das Relações Terminadas
Quando um relacionamento acaba, pode sobrar muita mágoa, dúvida, indecisão e objetos também, não é? É por isso que, os croatas Drazen Grubisic e Olinka Vistica tiveram uma ideia: criar o Museum of Broken Relationships (Museu das Relações Terminadas), que desde 2006 reúne badulaques de ex-casais em Zagreb, na capital da Croácia. O Museu está localizado no belo palácio barroco Kulmer e abriga objetos mais comuns, como ursinhos, cartas de amor e porta-retratos, até outros mais curiosos, como um anão de jardim, calcinhas, vidrinhos com lágrimas, vestido de noiva e até um machado. Todos podem ser conferidos na exposição, juntamente com a história do término, explicada pelos próprios ex-casais que doaram as “relíquias”.
2 – Museu de Arte Ruim
Que o conceito de arte é relativo, todo mundo sabe. Nesse sentido, um Museu localizado em Nova York, nos EUA, se dedica exclusivamente a expôr obras que são “ruins”. A instituição surgiu em 1993, quando os norte-americanos Michael Frank e Louise Reilly Sacco descobriram uma pintura “tão ruim que não poderia ser ignorada”, segundo o site oficial. Flores flutuantes, rostos azulados, bichos de estimação, naturezas-mortas e uma homenagem à Mona Lisa são algumas das 400 joias garimpadas pela instituição em lixos, vendas de garagem, feiras, antiquários e por meio de doações.
3 – Museu do Miojo e de Momofuku Ando
Você sabe qual a origem do miojo? O japonês Momofuku Ando criou a massa instantânea durante a segunda guerra mundial para dar uma refeição rápida e barata para os necessitados e o alimento se espalhou no mundo inteiro. O Museu dedicado ao “criador e a criatura” fica na cidade de Ikeda, periferia de Osaka, no Japão. Uma estátua de Ando recebe os visitantes, que podem preparar seu próprio prato com ingredientes variados no museu.
4 – Museu das coleiras de Cachorro
Para os fãs de animais, aí está uma boa pedida. Mesmo parecendo desnecessário fundar um museu exclusivo para as coleiras utilizadas nos cachorros através dos tempos, os objetos do acervo dizem muito sobre a cultura dos povos. Mais de meio milhão de visitantes vão anualmente ao Museu das Coleiras, no Castelo de Leeds. Coleiras que datam de até cinco séculos atrás estão expostas neste belo castelo do condado de Kent, sudeste da Inglaterra.
Deixe um Comentário