Em poucos dias na Bahia, tivemos a oportunidade conhecer a história dessa terra, considerada o “berço” do nosso Brasil.
Para quem vai à Salvador, o tour histórico é indispensável. É tanta riqueza histórica e cultural que nos faz “visualizar” os acontecimentos da época.
FAROL DA BARRA
O Forte de Santo Antônio da Barra foi construído antes mesmo da própria cidade de Salvador e abriga o Farol da Barra, sendo este o mais antigo de toda a América. Inicialmente, o Farol funcionou como fortaleza para proteger a Baía de Todos os Santos de invasões.
Hoje, o Forte abriga o Museu Náutico da Bahia, que tem um acervo bem importante de instrumentos náuticos e de réplicas de embarcações utilizados na arte de navegar, e sua evolução até os dias atuais, assim como os detalhes das principais embarcações com as quais os navegantes desbravaram, a partir do Século XV, os oceanos e mares na busca de novas terras, novos povos, riquezas e sonhos.
ELEVADOR LACERDA
Idealizado e construído por Antônio de Lacerda, o Elevador Lacerda é um símbolo da cidade de dois andares chamada de Salvador. Liga a Praça Tomé de Souza, na cidade alta à Praça Cayru, no bairro do Comércio, na cidade baixa.
À frente do elevador, encontra-se o Mercado Modelo, o maior shopping de artesanato do Brasil, e o Forte de São Marcelo que serviu de prisão para Bento Gonçalves quando este foi exilado em Salvador. Atualmente, o Forte encontra-se fechado para visitações.
É muito comum encontrarmos, nos principais pontos turísticos da cidade, grupos de baianas muito simpáticas, vestidas com roupas típicas para serem fotografas com os visitantes. É difícil não se render!
O Pelourinho, ou “Pelô”, como é chamado carinhosamente pelos moradores, é o bairro histórico mais antigo de Salvador e foi tombado pela UNESCO como Patrimônio da humanidade em 1985. É caracterizado por mais de 800 casarões em estilo colonial e igrejas do século XVII.
Tem uma infinidade de lojas de artesanato, tudo com muita cor. É de encher os olhos!
O pelourinho era um instrumento de tortura e punição utilizado pelos portugueses no Brasil. Era um poste de madeira ou de pedra, com argolas de ferro, onde os escravos eram amarrados e chicoteados.
O principal ponto turístico do bairro é o Largo Pelourinho, onde aconteciam os castigos em praça pública afim de que servisse de exemplo para os demais escravos.
Em 1996, o Largo do Pelourinho foi palco da gravação do clipe “They Don’t Care About Us” de Michael Jackson com participação especial da Banda Olodum. Esse evento se tornou um segundo marco na história do Pelô.
Em cada rua podem-se ouvir músicas ritmadas por tambores, nos fazendo sentir na pele o ambiente da época dos escravos, mas, ao mesmo tempo, transmitindo a alegria e esperança do povo baiano.
Deixe um Comentário