Hoje o nosso post será de superlativos. Em um mundo onde tudo é comparado, que tal conhecer lugares que levam o importante título de “a mais” ou “a maior” do mundo? Do lugar mais frio ao lugar mais quente, da maior piscina até a mais rápida montanha-russa, chegando a maior praia em extensão do mundo! Prepare o fôlego. Você vai conhecer alguns extremos de nosso planeta.
– O lugar habitado mais quente do planeta
Dallol, na Etiópia, situa-se no deserto de Danakil, e é considerado o lugar habitado mais quente do planeta. O deserto de Danakil fica na depressão de Afar e pode apresentar temperaturas de 41Cº. Isso se deve também à proximidade com o vulcão Dallol, quando as temperaturas chegam a 60°C. Lá, formações de minerais saem literalmente das entranhas da terra. Fontes ardentes da cor laranja, verde, branco e amarelo vivo se materializam devido ao enxofre e a outros minerais. Mas o local não é totalmente desabitado. Integrantes da tribo Afar, originalmente nômades, caminham pela região em busca de sal para vender.
– O lugar habitado mais frio do planeta
Em Oymyakon, na Rússia, em janeiro de 1926, a temperatura chegou a 71,2°C negativos. Uau, né? Com cerca de 1500 habitantes, o destino mantém o recorde de temperatura mais baixa de todos os tempos em uma localidade habitada. Com um inverno que dura nove meses, o motivo das baixas temperaturas são as cadeias de montanhas que cercam Oymyakon e a impedem de escapar das fortes massas de ar frio que cobrem o vale. O solo de Oymyakon é permanentemente congelado. No entanto, a água do rio da cidade, o Rio Indigirka, não congela o ano todo, por causa das nascentes termais. A única escola da região só é fechada quando a temperatura baixa de -52ºC negativos. Acima disso, aula normal. Afinal, nem é tão frio assim, né?
– A montanha-russa mais veloz do planeta
A Ferrari abriu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, um parque temático com a montanha-russa mais rápida do mundo. Ela chega a 240km/h. A aceleração é de 0 a 100 em 2 segundos, quase 21 mil cavalos de potência para impulsionar os carrinhos no circuito de pouco mais de 2 km de extensão e altura máxima de 52 metros. Inaugurada no final de 2010, a ideia é oferecer uma aceleração típica de um carro de Fórmula 1. Tenha um gostinho do percurso aqui: http://migre.me/e9V20
– A praia mais extensa do mundo
Com mais de 250 km de extensão, a Praia do Cassino, no Rio Grande do Sul, é considerada a praia mais extensa do planeta. São quilômetros de uma linha contínua de areia e mar com ventos constantes. A praia tem uma extensa faixa de dunas, ainda bastante preservadas, onde dá para praticar a descida sobre prancha – o sandboard.
– A maior piscina do mundo
Na região de Valparaíso, no centro do Chile, o complexo turístico de San Alfonso del Mar possui o que é considerada a maior piscina do mundo. São incríveis mil metros de comprimento e até 35 metros de profundidade. Sua água é totalmente filtrada do Oceano Pacífico e a estrutura demorou quase cinco anos para ser construída, custando mais de 1 bilhão de dólares. Além de nadar, é possível andar de caiaque, vela e utilizar um serviço de transporte para ir de uma ponta para outra.
Deixe um Comentário