Roteiro de Viagem – Praga – parte 1

por Marcelo Castro.

Três dias são suficientes para se conhecer Praga. A cidade é linda e cheia de surpresas. Praças, igrejas, pontes e edificações compõem uma arquitetura imponente e colorida.  O transporte integrado é fácil e útil em função das distâncias. No destino, eles ainda não assumiram o Euro, apesar de aceitarem a moeda em todos os estabelecimentos, sendo que o troco, obviamente, é na moeda deles. Ah, cuidado ao trocar a moeda em casas especializadas e sempre busque aquelas casas que não cobram comissão. A conversão para  € 1,00 é Ck 25,00. Outro aspecto para ter cuidado é nos pontos aglomerados de turistas, pois dizem que tem batedores de carteira e ciganos, que eu, particularmente, não presenciei.

 

Primeiro Dia

Em um passeio a pé, a dica é iniciar pela Praça Venceslau que é o palco de todas as manifestações políticas de Praga. Divide a cidade antiga e nova (Staré Mesto e Nóve Mesto). Também tem uma vista exuberante para o Museu Nacional e está repleta de bares, restaurantes, lojas, bancas de alimentação e muitos turistas. Caminhe nela em direção contrária ao Museu Nacional até chegar na “Na Prikopê”. Nesta rua, existem diversas galerias elegantes e com preços normais. Tem uma agência de turismo, caso necessário, bastante conhecida e confiável que é a Codek. No final da “Na Prikopê” você chega à Casa Municipal. Vale à pena conhecer o café, restaurante e sala de concertos. Geralmente, existem bons concertos e o preço da visita é similar ao do concerto.

Casa Municipal
Casa Municipal

Chegando à Casa Municipal, à esquerda, pegue a Rua Celetna. Logo a direita está a Igreja Nossa Senhora De Tyn, a segunda mais importante igreja gótica da cidade. O Acesso é lateral (precisa rodear a Igreja para achar). Ao sair da Igreja, chega-se a magnífica Praça Staroméstské, local onde ocorreram execuções, coroações e fatos que marcaram Praga. A Praça é tomada de turistas que curtem os restaurantes nas calçadas, as músicas e principalmente o relógio astronômico na antiga Prefeitura. Essa, nas horas cheias, faz um espetáculo com os 12 apóstolos. Não deixe de subir na torre da prefeitura e tirar muitas fotos da vista de Praga. A praça ainda é cercada pela Igreja Nossa Senhora de Tyn e suas torres com flechas afiadas, pelo Palácio Kinsky, uma obra prima rococó e pela Igreja barroca de São Nicolau.

Vista da torre para Nossa Senhora de Tyn
Vista da torre para Nossa Senhora de Tyn

 

Saia caminhando da Praça pelo lado da Igreja de São Nicolau e pegue a Rua Maiselova. Assim, você irá entrar no bairro judeu Josefov. Apesar de triste é importante conhecer o Antigo Cemitério Judaico que é o mais antigo da Europa. Ao redor você poderá visitar Museu Nacional Jadaico e a Sinagoga Antiga-Nova. Voltando pela beira do rio, chega-se ao Rudolfinum que é uma sala de concertos que recebeu Dvorak e hoje é a sede da Orquestra Filarmônica. Continuando na direção do rio você chegará ao Klementinum, que é o segundo maior conjunto arquitetônico de Praga. Neste conjunto é possível visitar a Capela dos Espelhos, Igreja de São Salvador e a Capela Italiana.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *