Roteiro
1º Dia: 18/09/24 | São Paulo » Lyon
Apresentação no aeroporto em São Paulo (GRU) com três horas de antecedência para embarque com destino a Lyon, na França.
*Nota: se o voo for programado para a madrugada de 18/09/2024, é necessário comparecer ao aero- porto na noite anterior, em 17/09/2024.
2º Dia: 19/09/24 | Chegada em Lyon » Dijon
Chegada ao Aeroporto Internacional Lyon-Saint- Exupéry na cidade de Lyon, no sul da França, e transfer para o hotel, situado na cidade de Dijon (percurso de carro de aprox. 2h30min.).
Tarde: Chegada em Dijon e check-in no hotel. Restante do dia livre.
À noite, jantar de boas-vindas para o grupo.
3º Dia: 20/09/24 | Dijon
Passeio da manhã: Centro histórico de Dijon - An- tiga capital dos Duques da Borgonha e atual capital da região, a cidade de Dijon oferece um charmoso e rico centro histórico, com casas em enxaimel, igre- jas romanas e góticas e mansões dos séculos XVII e XVIII. Em 2015, foi classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO.
Destaque I: Palácio dos Duques da Borgonha - Uma das construções mais antigas de Dijon e o monumento mais famoso da cidade. O Palácio já foi um dos mais importantes centros de poder da região e teve diferentes funções ao longo do tempo.
Destaque II: Museu de Belas Artes - Um dos museus mais antigos da França e de maior prestígio. É um importante testemunho da arte e da história da Borgonha.
4º Dia: 21/09/24 | Dijon » Côte de Beaune » Dijon
Passeio da manhã e início da tarde: Côte de Beaune - Uma região localizada na parte sul da Côte d'Or (Encosta de Ouro). Os vinhedos aqui ocupam uma estreita faixa, que vão de Ladoix-Serrigny até Maranges. Essa é também uma região que teve seus terroir vitícolas (climats) tombados pela UNESCO em 2015, sobretudo pelas paisagens e pelo "saber-fazer" único que cada um deles tem.
Destaque: Visita a vinícola local - Nesse passeio panorâmico pela região de Côte de Beaune, na famosa "Route des Grands Crus", poderemos observar toda a beleza que ali existe, passando por algumas aldeias peculiares, como Pommard e Volnay, que estão localizadas em meio a vinícolas. Vamos ainda aproveitar o passeio para visitar uma renomada vinícola e desfrutar de uma degustação especial.
5º Dia: 22/09/24 | Dijon » Beaune » Dijon
Passeio da manhã e da tarde: Centro histórico de Beaune - Capital do vinho da Borgonha, essa pequena e antiga cidade está cercada por muralhas, que foram construídas ao longo de diferentes épocas, além de guardar importantes monumentos.
Destaque I: Hospícios Civis de Beaune - Fundado em 1443 como um hospital para os pobres, o local funciona hoje como um museu para retratar a rotina cotidiana dos séculos passados. O edifício original do hospital, o Hôtel-Dieu, é um dos raros exemplares da arquitetura civil do final da Idade Média. A instituição possui, também, uma prestigiada propriedade vinícola de 60 hectares. A venda de vinho do Hospices de Beaune é tradicionalmente realizada em um leilão no mês de novembro, como parte da venda de caridade mais famosa do mundo.
Destaque II: La Moutarderie Fallot - A mostarda era um convidado especial à mesa dos duques de Borgonha, que estabeleceram a sua receita já na Idade Média. O estabelecimento familiar e independente La Moutarderie Fallot é o último a produzir a mostarda de acordo com as receitas passadas de geração em geração e a moer as sementes em mós de pedra, conferindo à pasta todas as suas qualidades gustativas.
6º Dia: 23/09/24 | Dijon » Franche-Comté » Dole » Dijon
Passeio da manhã e da tarde: Franche-Comté - Uma região conhecida principalmente por seus vinhos e gastronomia, mas também por suas belas paisagens e patrimônios, que revelam uma riqueza de história, cultura e monumentos.
Destaque I: Visita a uma fábrica de queijo Comté - Queijo com aromas e sabores bastante diferenciados, produzido exclusivamente em áreas montanhosas próximas à fronteira da Suíça. O queijo Comté começou a ser fabricado em 1267 e, apesar de ter sido produzido por vários séculos, sua fabricação continua artesanal e apenas 150 queijarias na França têm permissão para produzi-lo. O processo segue normas rígidas, desde a raça da vaca-leiteira, que fornece a matéria-prima (Simental Française ou Montbeliárde) até o processo de maturação, realizado em cavernas espalhadas pela região.
Destaque II: Cidade de Dole - Uma cidade romântica que combina em sua paisagem edifícios históricos e canais ao longo do rio Tanneurs. É conhecida também por ter sido a cidade onde nasceu o cientista Louis Pasteur.
7º Dia: 24/09/24 | Dijon » Côte de Nuits » Dijon
Passeio da manhã e da tarde: Côte de Nuits - Região situada na parte norte de Côte d'Or (Encosta de Ouro). A área cultiva uvas e produz vinhos desde a Alta Idade Média, o que a tornou Patrimônio Mundial da UNESCO. Além da paisagem, os vinhedos são um encontro com a história, uma vez que testemunham o trabalho que há muito tempo foi desenvolvido por monges, duques, homens e mulheres viticultores que, ao longo dos séculos, moldaram seus vinhedos em busca da excelência na produção dessa tão apreciada bebida.
Destaque I: Nuits-Saint-Georges - Pequeno vilarejo no coração da região de Côte de Nuits, com um patrimônio rico e diversificado que combina arquitetura e cultura. Seu nome provém da colheita mais antiga, Saint-Georges, datada do ano 1000, e foi oficialmente atribuído em 1892.
Destaque II: Visita a vinícola local e almoço harmonizado em Château histórico - Além de visitar uma vinícola, teremos um almoço harmonizado com vinhos típicos da região em um Château, que atrai e acolhe amantes da história, da arquitetura e do vinho há centenas de anos.
8º Dia: 25/09/24 | Dijon » Abadia de Fontenay » Vézelay » Joigny
Manhã e Tarde: Viagem terrestre até Joigny (cerca de 3 horas de carro), com paradas para visitação ao longo do caminho.
Visita no caminho I: Abadia de Fontenay - Fundada em 1118, é a abadia cisterciense mais antiga e preservada em todo o mundo e um Patrimônio Mundial da UNESCO. Além disso, é considerada uma maravilha da arte românica, tendo sido habitada por monges até serem forçados a partir após a Revolução Francesa. O vale onde foi construída é uma área totalmente preservada, que se estende por 1.200 hectares. Seu parque recebeu o título de "Jardim Notável" em 2004, devido ao interesse histórico, cultural e estético.
Visita no caminho II: Basílica de Santa Maria Madalena - Mosteiro Beneditino localizado no vilarejo de Vézelay e construída em arquitetura românica. Considerada Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1979, suas criptas atraem muitos peregrinos de todo o mundo, que vêm para contemplar as relíquias de Maria Madalena, guardadas em um magnífico santuário de bronze. A Abadia chegou a ser referência de apoio para as Cruzadas da Igreja na Idade Média.
Final da tarde: Check-in no hotel em Joigny.
9º Dia: 26/09/24 | Joigny » Auxerre » Joigny
Passeio da manhã: Cidade de Auxerre - Antiga cidade episcopal que hoje abriga diversos edifícios religiosos. Caminharemos pelo charmoso centro histórico da cidade para admirar as casas enxaimel com detalhes esculpidos, as mansões renascentistas e a imponente torre do relógio do século XV.
Destaque: Catedral Saint-Étienne - Obra-prima da arte gótica com esplêndidos vitrais e cripta românica com soberbos afrescos, construída entre os séculos XIII e XVI.
Passeio da tarde (opcional): Château Medieval de Guédelon - No coração da floresta de Guédelon, uma equipe composta por quarenta mestres- construtores encarou o desafio de construir um castelo utilizando as técnicas e habilidades tradicionais da Idade Média. Ao visitá-lo, é possível observar algumas etapas da construção, como as ameias e as vigas do telhado do Salão Principal.
10º Dia: 27/09/24 | Joigny » Noyers-sur-Serein » Chablis » Joigny
Passeio da manhã: Aldeia Noyers-sur-Serein - Situada na região de Chablin, Noyers-sur-Serein é considerada uma das aldeias mais belas da França, com características medievais. Em meio às ruas de paralelepípedos, cercada por casas em enxaimel construídas sobre arcadas, é possível ter a impressão de estar em um cenário de filme histórico, como se estivesse viajando no tempo.
Destaque: Vinícola da região de Chablin - Iremos visitar uma vinícola importante da região, que produz uvas da variedade Chardonnay, um patrimônio valioso que torna Chablin muito especial para os amantes de vinho branco.
À noite, jantar de despedida para o grupo.
11º Dia: 28/09/24 | Joigny » Partida de Paris
Em horário pré-determinado, transfer terrestre para o aeroporto em Paris (cerca de 2h30min de carro), para embarque de retorno a São Paulo.