Roteiro
Dia 1 - 20/10/24 | São Paulo - Rabat
Apresentação no aeroporto em São Paulo com três horas de antecedência para embarque em voo com destino à Rabat.
Dia 2 - 21/10/24 | Chegada em Rabat
Chegada ao Aeroporto Internacional de Rabat, transfer para o hotel e acomodação do grupo.
À noite, jantar de boas-vindas no hotel.
Dia 3 - 22/10/24 | Rabat
Passeio pela manhã: Rabat - Capital administrativa e centro político do Marrocos, Rabat é uma charmosa cidade à beira do Atlântico e cercada por grandes cadeias de montanhas. Mesquitas e palácios de arquitetura tradicional convivem em harmonia com construções contemporâneas de influência europeia, tornando-se um ponto de encontro entre a beleza do Oriente e a modernidade do Ocidente.
Destaque I: Kasbah des Oudaïas - Antiga aldeia fortificada fundada pelos mouros expulsos da Espanha, formada por pequenas residências pintadas em azul e branco.
Destaque II: Torre Hassam - Projetada para ser o maior minarete do mundo, sua construção se iniciou no século XII, porém ficou inacabada com "apenas" 44 metros.
Dia 4 - 23/10/24 | Rabat - Meknez - Volubilis - Fez
Manhã: Transfer terrestre para a cidade de Fez (aproximadamente 2h30 de carro), com parada para visitas no caminho.
Visita no caminho I: Meknez - Graciosa cidade imperial que se tornou capital sob o governo do sultão Moulay Ismail, no ano de 1672. Considerado patrimônio pela UNESCO desde 1996, a
cidade proporciona agradáveis passeios por seus souks e praças bem cuidadas, além de possuir suntuosos portões, entre eles, o Bab Mansour, apontado como o mais bonito do Marrocos.
Visita no caminho II: Volubilis - Declaradas como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, as ruínas da antiga cidade romana de Volubilis são um tesouro arqueológico datado do século III a.C., com belos mosaicos e fontes.
Tarde: Check-in no hotel na cidade de Fez.
Dia 5 - 24/10/24 | Fez
Passeio da manhã e da tarde: Fez - A mais antiga das quatro cidades imperiais do Marrocos, e que até 1912 foi a capital do país. Com mais de mil anos de história, Fez é a capital cultural e espiritual do Marrocos, onde as tradições árabes são muito bem preservadas.
Destaque I: Medina Medieval - Cercada por imponentes muralhas que guardam em seu interior dezenas de mesquitas, casas tipicamente marroquinas e souks, a Medina é um verdadeiro labirinto com suas ruas estreitas e movimentadas.
Destaque II: Mesquita Al Karaouine (visita externa) - A mesquita, fundada em 859, é a sede da Universidade mais antiga do mundo, um local que, no passado, atraiu muitos estudantes e sábios, tornando a cidade de Fez a capital do conhecimento do Magreb.
Dia 6 - 25/10/24 | Fez - Ifrane - Erfoud
Manhã: Transfer terrestre para Erfoud (cerca de 6h30 de carro), cidade-oásis conhecida como a "porta para o deserto", com parada para visita no caminho.
Visita no caminho: Ifrane - Pequena cidade em meio aos Atlas, conhecida como a "pequena Suíça" do Marrocos, devido à sua localização em uma área de neve.
Tarde: Check-in no hotel em Erfoud.
Dia 7 - 26/10/24 | Erfoud - Merzouga
Manhã: Tempo livre.
Tarde: Transfer terrestre para o acampamento de deserto em Merzouga (cerca de 1 hora de carro), com parada para visita a alguns povos nômades da região.
*Nota: A travessia do deserto será realizada em veículos 4x4.
Dia 8 - 27/10/24 | Merzouga - Ouarzazate
Manhã: Transfer terrestre para Ouarzazate (cerca de 5h30 de carro), com parada para visita no caminho.
Visita no caminho: Tineghir - Um oásis na região dos Atlas, famoso por seu imenso e verdejante palmeiral que brota em meio às montanhas, criando um contraste encantador com os tons ocres que predominam na paisagem.
Tarde: Check-in no hotel em Ouarzazate.
Dia 9 - 28/10/24 | Ouarzazate - Ait Benhaddou - Marrakech
Manhã: Kasbah de Ait Benhaddou - Uma cidadela fortificada que representa a mais tradicional arquitetura do sul do Marrocos. Dentro de suas muralhas, há muitas casas, algumas bastante modestas, enquanto outras se assemelham a pequenos castelos com suas torres, e que, devido à sua técnica construtiva peculiar, foram declaradas patrimônio pela UNESCO.
Tarde: Transfer terrestre para Marrakech (cerca de 3h30 a 4 horas de carro).
Chegada em Marrakech no final da tarde e check-in no hotel.
Dia 10 - 29/10/24 | Marrakech
Passeio da manhã e tarde: Marrakech - Também conhecida como a "Pérola do Sul", a cidade de Marrakech é exuberante, sempre ensolarada e impregnada com o aroma de flor de laranjeira que extrai de seus muitos jardins. O tom avermelhado colore grande parte dos edifícios da cidade e está presente em casas, comércios e na sua famosa medina.
Destaque I: Jardim de Menara - Um dos mais antigos de Marrakech, cuja existência foi citada por autores antigos por volta dos séculos passados. Atualmente, ali há um imenso olival e muitos ciprestes.
Destaque II: Mesquita e Minarete de Koutoubia (visita externa) - Considerada uma das mais belas mesquitas muçulmanas do Ocidente, a Mesquita de Koutubia e seu grandioso minarete são monumentos icônicos de Marrakech.
Destaque III: Palácio Bahia - Obra-prima da arquitetura marroquina, construída no século XIX. O complexo é composto por inúmeras salas, pátios e jardins, um oásis de tranquilidade em meio ao movimento da medina.
Dia 11 - 30/10/24 | Marrakech
Manhã: Jardim Majorelle - Incrível espaço botânico, fruto de 40 anos de paixão e dedicação do pintor francês Jacques Majorelle. O jardim é surpreendentemente colorido, com vários elementos pintados em "azul Majorelle" que se combinam perfeitamente com as plantas exóticas e raras que o pintor trazia de suas viagens.
Tarde: Praça Djemaa el Fna - Localizado no coração de Marrakech, a praça é um ponto de encontro dos locais e reúne contadores de histórias, encantadores de serpentes e artistas que mostram um pouco da alma marroquina.
Dia 12 - 31/10/24 | Marrakech
Dia livre para aproveitar a cidade de Marrakech ou para participar de passeio opcional.
Opcional sugerido: Passeio pela cidade de Essaouira
Neste dia, faremos um passeio por Essaouira, cidade localizada na Costa Atlântica. Cercada por antigas muralhas, guarda um ar tranquilo e do alto de suas construções é possível contemplar a pequena Ilha Mogador e o voar das gaivotas. Sua medina colorida e movimentada conta com muitas banquinhas de artesanato e especiarias, além do agitado transitar dos muçulmanos que
seguem para suas orações diárias. Nas redondezas, há muitas fazendas que produzem produtos à base de argan, dos quais Essaouira é o principal exportador mundial. Após o passeio retorno à Marrakech.
Dia 13 - 01/11/24 | Marrakech - São Paulo
Transfer ao Aeroporto Internacional Marrakech-Menara e embarque em voo de retorno a São Paulo.
Dia 14 - 02/11/24 | Chegada em São Paulo