China – Um Gigante Milenar

A China, este país de vasto terrítório que, se fosse cercada por oceanos, poderia ser confundida com um continente, começa agora a ser descoberta também por turistas brasileiros dispostos  a apreciar uma cultura intrigante e milenar.

China - Entrada da Cidade Proibida: Pequim

Juntamente com minha companheira de viagens, Lisette, nosso trajeto pela China em fevereiro deste ano, iniciou em Beijing e terminou em Hong-Kong, percorrendo Xia’n, Shangai, Guilin, Guangzhou bem como algumas outras cidades e aldeias adjacentes. Com duas cidades entre as dez mais populosas do mundo (Shangai – 14 milhões e Beijing – 10 milhões de habitantes), nosso conceito de superpolulação foi superado ao extremo. Se o mundo fosse uma única rua, um em cada quatro de nossos vizinhos seria chinês.

China - Cena da fantástica Ópera de Pequim

Beijing, a capital desta nação, séculos antes de Cristo era a antiga capital do estado de Yan. Abriga a imperdível Cidade Proibida, o Palácio de Verão, o Templo Céu e é um dos acessos à Grande Muralha da China.

China - A Grande Muralha da China

Não deixamos Beijing sem provar o inigualável “Pato Laqueado”, uma iguaria dos tempo dos imperadores que degustamos em um restaurante de mais de 100 anos, pelo qual Mao Tse Tung e Bill Clinton passaram alguns anos antes. Provamos também, mas com um pouco de receio, os “ovos de 100 anos”.

China - Degustando a culinária chinesa à moda chinesa

Xia’n é uma das mais antigas cidades do país e de grande importância histórica para a China. Desde o século 11 A.C. abrigou o comando de 13 dinastias, sendo o ponto de partida para a rota da seda. Com a descoberta em 1974 da tumba imperial de Qin Shihuang, o primeiro imperador chinês, e seu exército de 6 mil soldados de terracota, bem como a Torre do Sino e o Pagode do Ganso Selvagem tornaram-se bastante procurados por viajantes.

China - Guarda imperial nos muros de Xian

China - O exército de terracota em Xian

China - Incenso para os ancestrais no Pagode do Ganso Selvagem em Xian

As cidades são limpas, o trânsito apesar de caótico em alguns momentos, devido a investimentos, flui bem mais rápido do que aqui. O transporte coletivo funciona e é amplamente utilizado. A segurança nas ruas impressiona e é cativante ver grande parte da população, principalmente a melhor idade, praticar tai chi chuan bem cedo pela manhã nos parques. Além de tudo, há uma enorme hospitalidade dos chineses para com o povo do País do Futebol.

Perguntamos para inúmeros chineses se eles estão perdendo um pouco de sua cultura com esta rápida evolução. A resposta foi unânime: Sim… O que é de certa maneira uma pena.

China - Estátua do Buda Gigante

Devido a isso tudo, só posso concluir dizendo: escolha um roteiro, faça suas malas, mantenha a mente aberta e descubra um pouco mais da fantástica diversidade de culturas e cenários desta pequena esfera azul em que vivemos.

China - Na margem do Rio Ly a noite em Guilin

Esta incrível experiência é o relato da viagem à China do Sr. Clóvis Farias, cliente da Ouro e Prata Turismo.

2 comentários

  1. Adorei as fotos, e em especial a ideia. Inovação no roteiro é sempre muito bom.
    A China parece mesmo ser muito especial e diferente de tudo que nós brasileiros estamos acostumados.
    Parabéns…

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *