Fortaleza – Sol, calor e praias na terra do sol

Fortaleza oferece calor, hospitalidade e sol o ano todo. Além de praias com belas paisagens, a cidade possui centros comerciais e culturais que possibilitam fazer compras e conhecer a história local. Visite a terra do sol e prove o Camarão Internacional, faça um passeio de buggy ou se aventure no Beach Park. Opções não irão faltar!
Praia de Flecheiras

Em pleno inverno no Rio Grande do Sul, recebo uma proposta: que tal ir a Fortaleza? Sol, calor e praias? Eu topo! Viajei com um grupo de 12 pessoas rumo à terra do sol.

Minha primeira parada na cidade foi na Av. Monsenhor Tabosa, a principal rua do comércio local. São cinco quadras repletas de lojas, galerias e banquinhas, todas voltadas ao vestuário. Já considerei comprar mais uma mala para trazer todas as compras e presentes. Meu tempo era curto, apenas 1h, a Monsenhor Tabosa vale o investimento de uma tarde, ao menos, para desfrutar de tudo que o comércio oferece.

Fiquei hospedada em dois hotéis. As primeiras noites foram no Hotel Magna, localizado no final da praia de Iracema, um Hotel bom, bem localizado e econômico. As demais noites foram no Hotel Mareiro, localizado na beira da Praia do Meireles, com uma piscina muito boa e um salão de café com vista mar. Vale o investimento pela localização, comodidade e bom atendimento.

A programação continuou com um delicioso sorvete na Sorveteria 50 Sabores, localizada na Avenida Beira Mar, sendo imperdível o sorvete de mucuri e tapioca, sabores tradicionais da região.
Sorveteria 50 Sabores
À noite, já que estamos no Ceará, nosso destino foi o Arré Égua – bar, restaurante, centro cultural e lógico, casa de forró. Programe-se para jantar por lá, pois eles possuem um bufê variado com delícias regionais. Leve a máquina fotográfica com as pilhas carregadas e muita disposição para fotos. O local reconstitui uma vila típica do interior do sertão e rende boas imagens. Vale também apreciar os moradores locais dançando forró, e quem sabe arriscar alguns passinhos pela pista de dança.
Igreja dentro do Bar Arre Égua
No dia seguinte acordamos cedo. Em Em Fortaleza: às 5h da manhã o sol já está a pino. Uma ótima programação para iniciar o dia com bastante disposição é uma caminhada no calçadão à beira-mar. Por tratar-se de minha primeira ida à Fortaleza, programei para o primeiro dia um City Tour. Nosso passeio começou pela praia do Futuro, área conhecida como a segunda maior em salinidade do mundo, e por suas grandes barracas de praia (a Croco beach é uma das melhores). Seguimos e nossa primeira parada foi no Centro Cultural da Cadeia: as antigas celas foram transformadas em lojinhas que vendem produtos artesanais como rendas, trabalhos em palha e mantas, Mais uma tentação!

Rumamos para a praia do Cumbuco. No local, grandes barracas fazem o receptivo e oferecem passeios, alimentação e serviços. Entre as opções havia passeio de jangada, buggy e skibunda, optamos por passear de buggy. Com muita emoção, circulamos em alta velocidade, subindo e descendo as dunas, algumas delas parecendo impossíveis de tão altas ou íngremes. A paisagem é muito bonita, mas a combinação de sol e vento exige proteção de boné, filtro solar e óculos de sol. Cumbuco é um local de muito vento, e por isso, é um dos principais destinos dos praticantes de kitesurf, que com suas pipas colorem o céu e o mar. De volta à barraca, a sugestão é uma massagem relaxante de frente para o mar. Depois, aproveitar um bom peixe e curtir o sol até a hora de ir embora.
Buggy na  Praia de Cumbuco
À noite, visitamos a Feirinha do Meireles. Com muitas barracas, a feira vende os mais diversos produtos desde castanha de caju, doces típicos, vestidos, mantas, artesanato e o que mais a sua imaginação quiser. Esse é o local para escolher as lembranças e presentes da viagem. A feira fica aberta das 17h00 às 23h00, com certeza este será o seu destino muitas vezes durante a sua estada em Fortaleza. Vale a dica: as bancas de biquíni permitem que o comprador monte o seu biquini e algumas até fazem o biquini sob medida (pedem um prazo de 4 dias).

Uma das principais atrações desse destino é o Beach Park, considerado o maior parque aquático da América Latina, onde a adrenalina e tranqüilidade misturam-se de uma maneira lúdica. Ambientado É ambientado com temas variados que incluem Egito e Grécia, incluindo também um mundo paralelo inclusive com idioma próprio, a diversão é garantida! Para quem não deseja curtir a aventura dos toboáguas ou tem medo (como eu), o parque oferece espreguiçadeiras, piscina de ondas e o rio de corredeiras leves, um brinquedo relaxante onde se pode deitar em bóias individuais e curtir o sol, ao mesmo tempo em que se refresca. Do lado de fora do parque há uma estrutura completa de barraca de praia, com música ao vivo e deliciosos petiscos. Na volta nosso guia informou que as tapioqueiras do caminho são a dica, nosso tempo era curto e não permitia a parada. Voltarei lá para provar as tapiocas e contar para vocês. Se alguém for antes por favor me conte qual o melhor sabor!

 

Toboágua do Beachpark
 
Após um dia cansativo e de muita energia gasta, jantamos no Coco Bambu, na avenida beira-mar. Como estava na companhia de minhas amigas, moradoras de Fortaleza, aceitei a sugestão e escolhi o Camarão Internacional, prato que deve ser apreciado por quem for à Fortaleza; passou a fazer parte dos meus pratos favoritos. Outra boa dica é o Dragão do Mar, um grande centro cultural com cafeteria onde é servido um delicioso café mineiro. Lá se encontram, também, muitos barzinhos música ao vivo. Tendo sortem, ao passear pelo espaço, podes cruzar com algum artista local apresentando belas esquetes teatrais.

 

Praia de Flecheiras
 
Fortaleza é muito bonita, mas as praias vizinhas possuem toda a sua graça também. Visitamos a praia de Flecheiras, cenário usado para gravar a última edição do programa No Limite da Rede Globo. Fomos recebidos no Hotel Orixás, um hotel de charme situado no meio do paraíso. Na praia, o mar é de um tom verde fantástico, as jangadas dos pescadores ficam ancoradas na areia e o pôr-do-sol é hipnotizante. O atendimento no Orixás é encantador, e nada como terminar o dia com uma caipirinha de caju e um suco de goiaba preparado pelo Bolinha, o bartender do Hotel. Delícia! Um dia para ficar na memória e que com certeza rendeu ótimas imagens. O Hotel Orixás, com seus apartamentos todos com piscinas privativas e bela decoração, permite desfrutar a calma que emana da pacata cidade de Flecheiras. Fica a dica para visitar, não perca!
Piscina do Orixas Hotel
Na nossa última noite, a despedida de Fortaleza foi no Pirata, bar que abre num só dia da semana e realiza a “Segunda-feira mais animada do mundo”. Turistas brasileiros e estrangeiros vão até lá para curtir vários estilos musicais, pratos típicos e bebidas geladas. Certamente a despedida deste destino não poderia ser em melhor estilo.

Fortaleza é um lugar com muitas opções de gastronomia, compras, belas paisagens, praias e passeios. Impossível é deixar A TERRA DO SOL sem planejar um retorno. O meu será muito em breve.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *