Quando conto as pessoas não acreditam, mas desde a porta da casa da minha tia em Long Island (New York) até a rodoviária de Jaguarão demorei 29 horas, contando a conexão em São Paulo, a corrida até minha casa em Porto Alegre para trocar a mala e uma “conexão” de ônibus em Pelotas. Tudo isso pelo carnaval na “terra prometida” como diz meu amigo Beto Lima (que, aliás, também já fez uma maratona para estar na sexta-feira em Jaguarão, desfilar no Rio no domingo e voltar para o baile infantil da terça).
Pois bem, o carnaval nesta pequena cidade da fronteira com o Uruguai, sempre foi bom, mas com o passar dos anos foi evoluindo e quem vai uma vez volta sempre que pode e, faz a maior propaganda para os amigos.
A abertura oficial é na sexta-feira com o concurso “Rainha das Piscinas”, ou a “festa dos Lima”, como é mais conhecida (maiores detalhes no www.sacjaguarao.com.br).
No sábado e segunda desfilam os blocos e no domingo e terça as escolas de samba. Os maiores blocos são o Prata da Casa e este ano e este ano veio o Janjão (formada por um grupo de amigos, super familiar). Quanto às escolas, as mais antigas são o Aguenta se Puder e a Estrela D’ Alva e a mais recente, a Palestina.
Todos os dias saem os trios elétricos, que cada vez estão mais organizados, com enormes caminhões (este ano veio um até do Recife), alguns com música ao vivo e os mais antigos chegam a ter 800 componentes.A gurizada se organiza e faz festas durante todo o ano para juntar grana.
Tem também os bailes de salão, nos três principais clubes, 24 de Agosto, Jaguarense e Harmonia, que seguem a tradição com rainhas, princesinhas e suas cortes.
Tudo isto pode ser visto das arquibancadas, que são gratuitas ou dos camarotes. Estes são vendidos através de leilão e a procura é muito grande, principalmente os que ficam na praça, em frente aos clubes. Os camarotes são todos decorados e em alguns os participantes fazem fantasias, fora os comes e bebes!
Uma curiosidade são “as cadeiras de praia”, que as pessoas armam nas calçadas da “27” (Avenida 27 de Janeiro onde são realizados os desfiles) no sábado de manhã e deixam até a terça feira. Colocam cadeado e ninguém mexe.
Em função do free shop em Rio Branco, a cidade ganhou novas pousadas e os hotéis melhoraram bastante. Também a parte de gastronomia cresceu. Isto ajudou o carnaval, que neste ano tinham 6000 pessoas de fora e devido a esta lotação, o prefeito prometeu um camping para a cidade.
Além disso é uma cidade histórica, com uma linda e bem conservada arquitetura que com certeza já vale uma visita.
DICAS:
Visitar o Museu Carlos Barbosa (a Jerusa sabe tudo sobre a história) e a “Enfermaria” (antigo hospital militar e futuro Museu do Pampa)
Passear “pela beira do rio” e tomar um mate no cais
Estacionar no Largo das Bandeiras ou na “ruazinha do amor” para tomar cerveja e “ver os movimentos”.
Para uma aula de história e arte da cidade, perguntar pelo Cleber, na esquina da Caixa Econômica.
Dar uma fugida até a Lagoa Mirim, (45 km), um paraíso de tranqüilidade e água doce.
Onde ficar em Jaguarão:
1. Hotel Sinuelo
2. Hotel Py
3. Pousada Artisan
4. Pousada Raio de Sol
Onde comer em Jaguarão:
1. Confeitaria São Jose (os doces são ótimos)
2. Café Pane Mio (bem no centro, bom para um lanche, café ou para um happy hour)
3. Churrascaria do Magro (filé acebolado e feijão mexido são meus pratos preferidos)
4. La Pizza Mia (a mesma de Porto Alegre, mas dizem que a receita original é de um uruguaio de Rio Branco) numa casa antiga, maravilhosa.
5. Cachorro quente do Seu Danúbio (delicioso)
Caipira do Alemão (pedir a carioca)
No lado uruguaio:
1. Restaurante Batuva (carnes especiais e o ótimo atendimento do Robert)
2. Restaurante La Campana (especialidades uruguaias com a simpatia dos garçons)
3. Lo de Paula (roupas super transadas)
4. Bekarte (free shop)
5. Panaderia Iberia
Eu sou suspeita, mas minha camiseta da SAC e do Janjão já estão reservadas para 2012, bem como meu lugar na “ala da Fabiana” da Aguenta e no camarote laranja!!!!
Dedec, adorei o teu comentário sobre nossa cidade tão querida!!Realmente és uma jaguarense “nata”, valorizas as coisas boas que a cidade tem a oferecer.
Um grande beijo
Thai
Dec, muito bom e interessante o teu blog, as fotos, os comentários de várias partes do Mundo, vale destacar é claro a Cidade Maravilhosa de Jaguarão, se observa a tranqüilidade no Centro da cidade e na orla do Rio Jaguarão; a visão da Ponte Internacional Barão de Mauá é um dos pontos altos para quem chega e quando vamos descobrindo as histórias que esta ponte possui em quase cem anos de existência, passamos a admirar ainda mais alguns personagens de nossa história e nos entranhar nas curiosidades de cada raridade cultural, em cada sabor, cada prosa, enfim, mergulhar na diversidade cultural desta região e tu destacas bem isto, como o carnaval e os prédios culturais.
Bjs
Vivi
Muito interessante essa fotos senhorita e o carnaval e o melhor do brasil
Oi Dedec, esse carnaval é realmente maravilhoso, vale qualquer jornada para estar lá. Ano que vem também já estou com minha presença confirmada. Abraço, Daniel
Amei na integra tudo. E vale lembrar também querida amiga Dedec a energia contagiante que toma conta de todos que estão por lá. Eu não vou a dois anos, como sabes, mas esse ano espero conseguir escapar para essa terra encantada e democratica do carnaval. Beijão da amiga Biba.
Oi Dede,
Que legal!!!!!! Em 2012 vamos juntas para Jaguarão curtir este carnaval maravilhoso!!!! Bjs, Michele
O carnaval de Jaguarão, atualmente, é tudo que a Dedec escreveu e muito mais! É organizado, seguro, democrático, enfim, meus comentários são suspeitos pq sou apaixonada por esta linda festa popular; então vou propor aqui um desafio: vá conhecer o carnaval desta pequena grande cidade e depois nos conte se não gostou! Anália Rodrigues
me gusta, es un blog muy interesante, con notas y fotos acertadas en su eleccion, juan romero de la ciudad de melo. urugua
Muiiito bom minha querida parabéns!!!!!!
Olá! Li o texto postado por você…Ótima propaganda deste município que esta se projetando ao que indicam as políticas públicas locais. Com a restauração do Teatro Esperança e Mercado Público, turistas e comunidade local poderão usufruir de espetáculos cênicos e ambientes de sociabilidade como bares noturnos e happy hours com estas duas propostas. Inclusive, com a Construção sobre as Ruínas da Enfermaria do Museu referência sobre o pampa gaúcho, O Centro de Interpretação do Pampa. Esses serão fatores impulsionadores além dos consolidados o Tombamento de mais de 800 prédios em diversos estilos arquitetônicos de Jaguarão como Patrimônio Histórico e Artístico em âmbito nacional, o maior e melhor Carnaval de Rua da região e os Free Shop. Com a sanção da implantação de Free Shop nas área de fronteiras onde há cidades-gêmeas, o fluxo de turistas irá aumentar significativamente surgindo novos desafios para a gestão pública e privada. Este é um excelente destino turístico que posteriormente irá contar com uma agência de viagens incubadora da Universidade Federal do Pampa, propiciando o serviço e turismo receptivo para essa considerável demanda de turistas que poderá consumir produtos e serviços oferecidos pelos jaguarenses, assim como souvenires e artesanato produzidos na Casa do Artesão. Jaguarão contará também com um Centro de Informações Turísticas mais equipado, além de profissionais qualificados nos mais diversos cargos entre restaurantes e meios de hospedagens. Portanto, é fundamental que as autoridades públicas criem projetos e administrem os recursos públicos em prol do desenvolvimento sócio-econômico e político-ambiental, seja a partir do fomento ao turismo, ou a partir da captação de recursos por meio de políticas públicas, ou até mesmo, por promoção…Abraço e Bom Trabalho!
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=179843688806960&set=a.179843678806961.15428.179839778807351&type=1&theater