Carnaval em Jaguarão

Quando conto as pessoas não acreditam, mas desde a porta da casa da minha tia em Long Island (New York) até a rodoviária de Jaguarão demorei 29 horas, contando a conexão em São Paulo, a corrida até minha casa em Porto Alegre para trocar a mala e uma “conexão” de ônibus em Pelotas. Tudo isso pelo carnaval na “terra prometida” como diz meu amigo Beto Lima (que, aliás, também já fez uma maratona para estar na sexta-feira em Jaguarão, desfilar no Rio no domingo e voltar para o baile infantil da terça).
Carnaval em Jaguarão

Pois bem, o carnaval nesta pequena cidade da fronteira com o Uruguai, sempre foi bom, mas com o passar dos anos foi evoluindo e quem vai uma vez volta sempre que pode e, faz a maior propaganda para os amigos.
A abertura oficial é na sexta-feira com o concurso “Rainha das Piscinas”, ou a “festa dos Lima”, como é mais conhecida (maiores detalhes no www.sacjaguarao.com.br).

 

Carnaval de Jaguarão
 
No sábado e segunda desfilam os blocos e no domingo e terça as escolas de samba. Os maiores blocos são o Prata da Casa e este ano e este ano veio o Janjão (formada por um grupo de amigos, super familiar). Quanto às escolas, as mais antigas são o Aguenta se Puder e a Estrela D’ Alva e a mais recente, a Palestina.
Carnaval em Jaguarão
Todos os dias saem os trios elétricos, que cada vez estão mais organizados, com enormes caminhões (este ano veio um até do Recife), alguns com música ao vivo e os mais antigos chegam a ter 800 componentes.A gurizada se organiza e faz festas durante todo o ano para juntar grana.

 

Carnaval em Jaguarão
 
Tem também os bailes de salão, nos três principais clubes, 24 de Agosto, Jaguarense e Harmonia, que seguem a tradição com rainhas, princesinhas e suas cortes.
Tudo isto pode ser visto das arquibancadas, que são gratuitas ou dos camarotes. Estes são vendidos através de leilão e a procura é muito grande, principalmente os que ficam na praça, em frente aos clubes. Os camarotes são todos decorados e em alguns os participantes fazem fantasias, fora os comes e bebes!
Carnaval em Jaguarão
Uma curiosidade são “as cadeiras de praia”, que as pessoas armam nas calçadas da “27” (Avenida 27 de Janeiro onde são realizados os desfiles) no sábado de manhã e deixam até a terça feira. Colocam cadeado e ninguém mexe.
Carnaval em Jaguarão
Em função do free shop em Rio Branco, a cidade ganhou novas pousadas e os hotéis melhoraram bastante. Também a parte de gastronomia cresceu. Isto ajudou o carnaval, que neste ano tinham 6000 pessoas de fora e devido a esta lotação, o prefeito prometeu um camping para a cidade.
Além disso é uma cidade histórica, com uma linda e bem conservada arquitetura que com certeza já vale uma visita.
Carnaval em Jaguarão - Ponte de divisa entre Brasil e Uruguai
DICAS:
Visitar o Museu Carlos Barbosa (a Jerusa sabe tudo sobre a história) e a “Enfermaria” (antigo hospital militar e futuro Museu do Pampa)
Carnaval em Jaguarão - Enfermaria
Passear “pela beira do rio” e tomar um mate no cais
Estacionar no Largo das Bandeiras ou na “ruazinha do amor” para tomar cerveja e “ver os movimentos”.
Para uma aula de história e arte da cidade, perguntar pelo Cleber, na esquina da Caixa Econômica.
Dar uma fugida até a Lagoa Mirim, (45 km), um paraíso de tranqüilidade e água doce.
Carnaval em Jaguarão - Lagoa Mirim

Onde ficar em Jaguarão:
1. Hotel Sinuelo
2. Hotel Py
3. Pousada Artisan
4. Pousada Raio de Sol
Onde comer em Jaguarão:
1. Confeitaria São Jose (os doces são ótimos)
2. Café Pane Mio (bem no centro, bom para um lanche, café ou para um happy hour)
3. Churrascaria do Magro (filé acebolado e feijão mexido são meus pratos preferidos)
4. La Pizza Mia (a mesma de Porto Alegre, mas dizem que a receita original é de um uruguaio de Rio Branco) numa casa antiga, maravilhosa.
5. Cachorro quente do Seu Danúbio (delicioso)
Caipira do Alemão (pedir a carioca)
Carnaval em Jaguarão - Praça
No lado uruguaio:
1. Restaurante Batuva (carnes especiais e o ótimo atendimento do Robert)
2. Restaurante La Campana (especialidades uruguaias com a simpatia dos garçons)
3. Lo de Paula (roupas super transadas)
4. Bekarte (free shop)
5. Panaderia Iberia
Eu sou suspeita, mas minha camiseta da SAC e do Janjão já estão reservadas para 2012, bem como meu lugar na “ala da Fabiana” da Aguenta e no camarote laranja!!!!

 

 

11 comentários

  1. Dedec, adorei o teu comentário sobre nossa cidade tão querida!!Realmente és uma jaguarense “nata”, valorizas as coisas boas que a cidade tem a oferecer.
    Um grande beijo
    Thai

  2. Dec, muito bom e interessante o teu blog, as fotos, os comentários de várias partes do Mundo, vale destacar é claro a Cidade Maravilhosa de Jaguarão, se observa a tranqüilidade no Centro da cidade e na orla do Rio Jaguarão; a visão da Ponte Internacional Barão de Mauá é um dos pontos altos para quem chega e quando vamos descobrindo as histórias que esta ponte possui em quase cem anos de existência, passamos a admirar ainda mais alguns personagens de nossa história e nos entranhar nas curiosidades de cada raridade cultural, em cada sabor, cada prosa, enfim, mergulhar na diversidade cultural desta região e tu destacas bem isto, como o carnaval e os prédios culturais.
    Bjs
    Vivi

  3. Oi Dedec, esse carnaval é realmente maravilhoso, vale qualquer jornada para estar lá. Ano que vem também já estou com minha presença confirmada. Abraço, Daniel

  4. Amei na integra tudo. E vale lembrar também querida amiga Dedec a energia contagiante que toma conta de todos que estão por lá. Eu não vou a dois anos, como sabes, mas esse ano espero conseguir escapar para essa terra encantada e democratica do carnaval. Beijão da amiga Biba.

  5. O carnaval de Jaguarão, atualmente, é tudo que a Dedec escreveu e muito mais! É organizado, seguro, democrático, enfim, meus comentários são suspeitos pq sou apaixonada por esta linda festa popular; então vou propor aqui um desafio: vá conhecer o carnaval desta pequena grande cidade e depois nos conte se não gostou! Anália Rodrigues

  6. Roger Padilha da Silva

    Olá! Li o texto postado por você…Ótima propaganda deste município que esta se projetando ao que indicam as políticas públicas locais. Com a restauração do Teatro Esperança e Mercado Público, turistas e comunidade local poderão usufruir de espetáculos cênicos e ambientes de sociabilidade como bares noturnos e happy hours com estas duas propostas. Inclusive, com a Construção sobre as Ruínas da Enfermaria do Museu referência sobre o pampa gaúcho, O Centro de Interpretação do Pampa. Esses serão fatores impulsionadores além dos consolidados o Tombamento de mais de 800 prédios em diversos estilos arquitetônicos de Jaguarão como Patrimônio Histórico e Artístico em âmbito nacional, o maior e melhor Carnaval de Rua da região e os Free Shop. Com a sanção da implantação de Free Shop nas área de fronteiras onde há cidades-gêmeas, o fluxo de turistas irá aumentar significativamente surgindo novos desafios para a gestão pública e privada. Este é um excelente destino turístico que posteriormente irá contar com uma agência de viagens incubadora da Universidade Federal do Pampa, propiciando o serviço e turismo receptivo para essa considerável demanda de turistas que poderá consumir produtos e serviços oferecidos pelos jaguarenses, assim como souvenires e artesanato produzidos na Casa do Artesão. Jaguarão contará também com um Centro de Informações Turísticas mais equipado, além de profissionais qualificados nos mais diversos cargos entre restaurantes e meios de hospedagens. Portanto, é fundamental que as autoridades públicas criem projetos e administrem os recursos públicos em prol do desenvolvimento sócio-econômico e político-ambiental, seja a partir do fomento ao turismo, ou a partir da captação de recursos por meio de políticas públicas, ou até mesmo, por promoção…Abraço e Bom Trabalho!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *