Berlim, cultura e gastronomia – parte 2

por Mariana Diefenthaeler.

O nosso segundo dia em Berlim foi agitado, apesar de ter chovido bastante. Começamos com o pé direito, visitando o Checkpoint Charlie e o Mauer Museum. O Checkpoint Charlie era um posto militar na fronteira entre Berlim Ocidental e Oriental durante a Guerra Fria. Ligava o setor americano com o setor soviético.

Hoje em dia, é uma das principais atrações de Berlim, sendo visitado por turistas do mundo inteiro.  A enorme placa com a frase “Você está deixando o setor americano” é com certeza uma das coisas mais fotografadas de Berlim.

DSC_0156

Na mesma rua encontra-se o Mauer Museum, que exibe fotos e documentos sobre fugas e tentativas de fuga de Berlim Oriental. Além disso, apresenta carros e aparelhos de som que foram adaptados para as pessoas conseguirem atravessar do lado comunista para o capitalista. O que ficou muito claro na visita foi o desespero dos habitantes do lado comunista. As pessoas que conseguiram escapar precisaram de muita coragem e de muita criatividade.

DSC_0164

Depois, seguimos para Prenzlauer Berg. Desde a época da cidade dividida, é predominantemente habitado por estudantes e jovens, muitos deles artistas. Infelizmente, não conseguimos aproveitar a área assim como Kreuzberger, pois o tempo fechou e começou a chover. Seguimos para a Exposição das joias do Tutankamon His Tomb and his Treasure, o que foi muito interessante. Entretanto, é importante ressaltar que todas as peças da exposição são réplicas, algumas muito bem feitas, por sinal.

DSC_0170
Depois, rumamos para a Potsdam Platz, uma praça com prédios modernos e arrojados e que se tornou um dos locais mais movimentados e visitados de Berlim.  Lá,  almoçamos, vimos um mercado de rua e o complexo do Sony Center. Tentamos subir na torre da TV para termos uma vista melhor da cidade, mas infelizmente por ser feriado, assim como as lojas, a torre estava fechada.

Terminamos os nossos pontos turísticos com um passeio em East Side Galery, parte do muro mantida e grafitada com arte de rua de diferentes artistas. Ao encerrar o passeio, uma frase ficou constante em nossas mentes: Berlim é incrível.

E imperdível.

DSC_0203

DSC_0186

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *