Carnaval é sinônimo de marchinhas e samba-enredo no Brasil. Quem quer fugir da “muvuca” dos blocos de rua, dos desfiles e da agitação encontra logo ali, no vizinho portenho, tranquilidade e muitas opções de lazer para aproveitar o feriado mais brasileiro do ano.
O ritmo que embala Buenos Aires, capital Argentina, é o tango, considerado pela Unesco um Patrimônio Cultural “Imaterial” da Humanidade. A música e a dança têm charme e tornam-se a trilha sonora perfeita para uma visita à cidade, que oferece restaurantes, cafés, feiras de antiguidades, lojas bem descoladas, galerias de arte, teatros, bares e, claro, shows de tango.
Quem gosta de tanto, mas não perde a alma carnavalesca também pode aproveitar. Em Gualeguaychú (a 220 km de Buenos Aires), uma cidade bem pequena, tem desfile de Carnaval, carros alegóricos e muito samba no pé. Em Buenos Aires mesmo é possível curtir as “murgas”, declaradas patrimônio cultural da cidade em 2007. São grupos que saem pelas ruas com fantasias e acompanhados de uma percussão. Um bloco de rua com clima meio europeu.
Por muitos anos, o feriado de Carnaval não fez parte do calendário dos argentinos. Essa era uma estratégia dos militares, que não queriam saber de gente nas ruas, já que a festa por lá sempre fazia críticas às autoridades. Mas, desde 2011, a presidente Cristina Kirchner retomou a folga na segunda e na terça-feira. A cidade fica bem mais calma e, por isso, perfeita para passear. A dica é certificar-se de que os pontos turísticos, restaurantes e lojinhas que fazem parte do roteiro estarão em funcionamento.
Deixe um Comentário