Sabores da Índia

A comida é uma parte importante na cultura de todo país, pois representa os hábitos e crenças da população e até mesmo a economia local. Na Índia, apesar da culinária variar muito conforme a região, os pratos principais são sempre caracterizados pelo uso de muitas ervas e especiarias. Boa parte da gastronomia indiana é vegetariana, mas é possível encontrar muitos pratos tradicionais que incluem frango, peixe, bode, cordeiro e outras carnes.

Os chefs Marcelo Schambeck e Rodrigo Orlandi, a convite da embaixada brasileira, estiveram no país para a realização de evento gastronômico de aproximação das culturas. E, claro, tiveram a oportunidade de provar inúmeros pratos típicos. Veja algumas dicas:

Ao chegar a um restaurante indiano, é comum ter de escolher de dois a três pratos principais que podem vir acompanhados de chutney (condimento agridoce ou picante), picles, arroz ou roti (pão). Alguns ingredientes estão sempre presentes na mesa: atta (farinha de trigo integral) e uma variedade de legumes, como masoor (tipo de lentilha), chana (grão-de-bico), toor (guandu), urad (tipo de feijão) e mung (semente da vigna radiata).

Pratos imperdíveis:

Galinha na manteira ou murgh makhan

A galinha é marinada durante a noite em iogurte e temperos como gengibre, pasta de alho, limão, pimenta, coentro, cominho, açafrão e pimenta. O molho de tomate é feito com tomate fresco, alho e cardamomo em uma polpa e, então, acrescenta-se manteiga, Khoa e especiarias. Uma pasta de caju e até mel podem ser adicionados para equilibrar os sabores. Uma vez que o molho é preparado, o frango é picado e cozido até que o molho e galinha misturarem-se.

Murgh Tikka

Murgh Tikka é um prato indiano conhecido no mundo todo. São pequenos pedacinhos de carne (geralmente com uma pitada de laranja), marinados em uma mistura de especiarias e iogurte perfumado e depois assado no forno Tandoor até ficar macia e suculenta. Os tikkas (pedacinhos) têm um lugar especial no coração de muitos amantes da comida indiana.

Paneer Tikka Malai

Pode ser feito no forno, no forno Tandoor, cozido ou grelhado. Este é um prato tradicional que você irá comer em poucos minutos, pois é muito bom. Geralmente, ele é servido como um prato que acompanha qualquer receita ou mesmo como entrada. É feito com queijo Cottage, pimentão, alho-poró ou cebola, iogurte, creme de leite, pimenta vermelha em pó, açafrão em pó, gengibre, chat masala, folhas de feno-grego secas, garam masala, limão e sal. Não tem como ser ruim!

Malai Kofta chapati

Este é um prato clássico do Norte da Índia, original da cozinha Mughlai e perfeito para os vegetarianos. Malai é o creme e koftas são vegetais e bolinhos fritos em molho de tomate. É um prato perfeito para festas e ocasiões especiais. Combina com chapati, naan, arroz, jeera, parathas e pulao. Normalmente, ele é preparado com fritas, bolas de queijo e molho de tomate.

Lentil Dahl

O dahl é um ensopado indiano feito essencialmente de leguminosas e grãos secos (lentilha, feijões, favas ou grão-de-bico). É um prato clássico em países também como Nepal, Paquistão, Sri Lanka e Bangladeshi. Pode ser servido como prato principal acompanhado de arroz branco e pão chapati ou como acompanhamento de carnes ou peixes. É também boa opção para vegetarianos, pois tem uma grande quantidade de proteínas e, com o arroz, é uma refeição bastante balanceada.

Lassi

Lassi é uma bebida láctea superpopular na Índia, que todos os hindus bebem para se refrescar. Por ser derivada do leite, é também uma bebida sagrada. Ela é uma espécie de iogurte mais leve, batido com uma pitada de essência de rosas e cardamomo, que dá um gosto incrível à bebida. É deliciosa e dá uma aliviada nos sabores fortes da comida bastante condimentada dos indianos. E mais: o cardamomo tem diversas propriedades medicinais ayurvédicas.

Aam Ka Panna

Uma bebida picante feita com mangas-primas, pimenta em pó e açúcar. É saudável e bastante recomendada durante o verão, pois é refrescante. O gosto é uma mistura de azedo e doce. Pode levar uma pitada de cardamomo e sal negro.

Gulab Jamun

Delicioso bolinho de leite indiano mergulhado em água de rosas. É feito de leite em pó e fresco, bicarbonato de sódio, manteiga, cardamomo em pó, farinha de trigo, água, açúcar, água-de-rosas ou algumas gotas de essência de rosas e óleo para fritar.

Kulfi

O Kulfi é um gelado, tipo sorvete tradicional indiano, que se faz fervendo o leite até que reduza de volume. É um processo demorado, mas que proporciona um sabor simplesmente único. Em geral, é servido em moldes de cones, mas pode variar de acordo com a criatividade do chef.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *