Você sabe onde fica Jalapão?

Não é fácil chegar ao Parque Estadual do Jalapão. Mas vale a pena! Esse lugar incrível – e ainda pouco conhecido – fica no centro-leste do Tocantins e faz fronteira com Bahia, Piauí e Maranhão. Para chegar lá, é preciso de um veículo 4×4. Saindo de Palmas, capital do estado, são quase 200 quilômetros até a cidadezinha de Ponte Alta do Tocantins, a porta de entrada do parque.

Paula Fagundes e Helena Dias tiveram a oportunidade de conhecer o tal “deserto brasileiro”, que tem dunas e piscinas naturais numa mesma paisagem. Com exclusividade, compartilham a experiência da viagem com o blog da OP Turismo.

Cachoeira do Sussuapara: “a água escorre entre os paredões cobertos por musgos e vegetação. É acolhedor e energizante.”

Dunas: “são enormes com tons de laranja. Dizem que o pôr-do-sol por lá é lindo, mas pegamos um dia meio nublado.”

Fervedouros: “um olho d’água bem fundo, mas, como a água está brotando da terra, o corpo não afunda. É bem engraçado e divertido.”

Comunidade Mumbuca: “fazem o artesanato de capim dourado e sempre cantam uma música de agradecimento quando os turistas compram alguma peça. É uma recepção muito amável.”

Cachoeira do Formiga: “ponto alto da viagem. É uma cachoeira com água absurdamente cristalina. A queda é uma delícia e a piscina que ela forma um convite para um mergulho. Depois, continua num riozinho mais calmo, que também é uma maravilha!”

Cachaça de Jalapa: “essa é uma raiz do Jalapão. Há um barzinho na entrada das dunas. E a dona passa o dia lá, sozinha. Então, quando aparecem turistas e guias, com a maior simpatia, ela serve a bebida.”

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *