Carnaval em Veneza

Há algo de mágico nas ruas de Veneza. Nesta época do ano, mesmo com baixas temperaturas e chances de marés altas – que podem alagar as ruas –, as pessoas encaram as festividades de carnaval. E em nada se parece com o Brasil.

A festa é tradição em Veneza, na Itália. As pessoas usam máscaras e figurinos que reproduzem o estilo dos nobres dos séculos XVII e XVIII ou releituras de personagens da Commedia Dell’Arte, como pierrôs, colombinas e arlequins. Dizem que os nobres, quando queriam diversão, disfarçavam-se para não chamar a atenção do povo. As mulheres usavam vestidos longos bordados com saias enormes e os homens roupas de seda preta e chapéus de três pontas. E, em danças e canções, os mascarados podiam dizer o que queriam, até ridicularizar as autoridades!

O encontro acontece na Praça São Marcos. Parece um sonho: pessoas mascaradas circulando pela cidade, tomando chá e conversando sem expressões à mostra. No século XIX, o Carnaval de Veneza quase deixou de existir. Nos anos 1980, teve novo impulso e incentivo do governo. Ainda bem! Mais de 100 mil pessoas visitam a cidade para admirar o luxo das fantasias e das máscaras.

Não há como não entrar no clima. Os turistas podem comprar máscaras – há inúmeras opções de modelos, cores e preços – para aproveitar a festa como locais. Para saber mais e programar a viagem no carnaval de Veneza, acesse o site oficial do evento.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *