Ramadã: período sagrado no Oriente

O Ramadã é um mês sagrado no Oriente Médio. Neste período, muçulmanos praticam diariamente o jejum, que tem início na aurora e se estende até o pôr do sol. Em 2015, será de 18 junho e segue até 17 julho 2015. É um momento especial para entender as tradições locais e ampliar a compreensão da cultura islâmica. Se durante o dia tudo fica mais calmo, à noite é movimentada com atividades para reunir as famílias. Os hotéis oferecem comidinhas e até banquetes noturnos. Há festivais do Ramadã que oferecem pratos locais, como harees, tâmaras empanadas e doces.

Em dias de jejum, não esqueça: tome um café da manhã reforçado! É bom prestar atenção aos horários de funcionamento daquilo que pretende visitar. Muitos estabelecimentos – inclusive restaurantes – mudam ou reduzem os seus horários durante o Ramadã. Conhecer algumas regras e etiquetas sociais pode ser útil para quem tem viagem marcada ou está planejando conhecer os países árabes. Confira as orientações de Bia Silveira, parceira da Arabian Oryx Travel & Tourism L.L.C.

O que é o Ramadã?
Ramadã é o nono mês do calendário lunar islâmico. À medida que o calendário islâmico é baseado nas fases da Lua, o avistamento de uma lua nova inicia cada novo mês. Devido a isto, o Ramadan se move para frente por cerca de 10 dias a cada ano.

Por que o Ramadã é especial?
Foi durante o Ramadã que o Alcorão foi revelado pela primeira vez ao Profeta Maomé. O mês é um tempo especial de adoração. Um momento de especial atenção para a oração e para a leitura do Alcorão, realizar atos de caridade e reflexão individual e purificação. É também um tempo de jejum (ou abstinência). Muçulmanos se abstem de comer, beber ou fumar durante o dia. O jejum do Ramadã é um dos cinco “pilares” do Islã.

Por que jejuar?
A palavra “Ramadan” deriva do árabe “ramd” e significa ‘aquele que é intensamente aquecido pelo Sol’. Muçulmanos acreditam que o jejum ajuda a queimar os próprios pecados e elevar a espiritualidade. Os não-muçulmanos devem estar atentos a estas restrições e sempre e manter o respeito necessário.

O que comer e beber?
De acordo com o Alcorão Sagrado, pode-se comer a qualquer hora durante a noite até que se possa vislumbrar o primeiro raio de sol, em seguida, o jejum deve ser mantido até a noite seguinte. A última refeição antes do amanhecer é conhecida como Suhur.
O jejum de cada dia é quebrado no pôr-do-sol com água e tâmaras, antes das orações, seguido por Iftar, a refeição da noite. Após o Iftar, é tradicional para os muçulmanos visitas a familiares e amigos.

O Final do Ramadã e o Eid
Tal como acontece com o início do mês, o Ramadã termina com a observação da lua nova seguinte. É a marcaa do início do próximo mês, que é celebrado por três dias em um festival chamado Eid Al Fitr. Eid significa “para reunir ou celebrar”. Presentes são trocados e as famílias se reúnem para orações e refeições.

O que não pode no Ramadã?
– Comer ou beber em público durante o dia no período do Ramadã. Se você precisar comer e beber, certifique-se que você está em uma área fechada, fora da vista de qualquer um que poderia estar em jejum. Todos os hoteis oferecem refeições aos hóspedes, pois entendem a multiplicidade de culturas dos clientes.

– Fumar em público. Mais uma vez, aplica-se a mesma regra: se você precisar fumar, certifique-se de escolher um lugar que é completamente fora da vista de qualquer um.

– Vestir-se de forma inadequada. É importante usar roupas conservadoras por respeito, especialmente durante o Ramadã. As mulheres devem manter seus ombros e decote coberto e não devem usar shorts ou saias que terminam acima dos joelhos. Para os homens, é a área entre o umbigo e o joelho que deve ser particularmente mantidos cobertos.

Foto: band.com.br, exploreabudhabi.ae

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *