Rio além das Olimpíadas

Não foram as Olimpíadas que levaram Marcelo Schambeck, cliente e parceiro da OP Turismo, ao Rio de Janeiro. Ele será chef executivo do Yoo2, primeiro hotel do consagrado escritório londrino de design yoo, fundado por Phillipe Starck e John Hitchcox, no Brasil. A operação será da Intercity. Nestas idas e vindas de Porto Alegre para o Rio, Schambeck conseguiu tirar umas horinhas de folga para sentir e viver a atmosfera carioca. Com exclusividade, ele compartilha no blog Viva o Mundo dicas bem bacanas da Cidade Maravilhosa.

IMG_6179
Museu do Amanhã: “É uma experiência! Por fora, uma arquitetura bem diferente assinada por Santiago Calatrava. Aliás, todo o entorno está muito bonito e renovado. O vizinho, Museu de Arte do Rio (MAR) também vale a visita. Logo na entrada, uma sala de cinema 360 graus que convida a mergulhar no conteúdo que virá a seguir. Bem emocionante. Impossível não sair de lá mexido e com a cabeça fervilhando com um milhão de coisas. Já não tem mais aquelas filas absurdas do período de inauguração. Lembrando: o Museu do Amanhã fecha às segundas”.

IMG_6159
Centro Cultural Banco do Brasil: “Esse prédio antigo e incrível fica bem no centro do Rio. Revitalizado pelo Banco do Brasil, tornou-se centro cultural nos anos 1980. Há sempre exposições interessantes. Na última visita, pude prestigiar o trabalho maravilhoso da australiana Patricia Piccinini em sua exposição “ComCiência”. Pelo que soube, até outubro, o CCBB receberá obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie. Há programação de cinema, teatro e música também. O centro cultural fecha nas terças-feiras.”

Sítio Roberto Burle Marx: “Está sempre na lista. Fica em Barra de Guaratiba. Em mais de 400 mil m² está uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semitropicais do mundo. É reconhecido como patrimônio cultural brasileiro desde 1985, data em que o arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx doou a propriedade ao Iphan. Incrível! É preciso fazer agendamento para visitar.”

IMG_6146
Jardins do MAM: “Já que falamos em Burle Marx, me lembrei dos jardins do Museu de Arte Moderna, localizado no Aterro do Flamengo, que também é obra do paisagista. O edifício, projetado pelo carioca Affonso Eduardo Reidy, é símbolo da arquitetura moderna no Rio. A programação do MAM pode ser conferida no site e sempre tem coisas legais acontecendo. Quando estive lá, um cinema ao ar livre no jardim e uma galera sentada no chão assistindo Família Bélier de noite.”

sud
Garagem da Roberta:
“Sou um fã da chef Roberta Sudbrack. Já fui algumas vezes e seu restaurante e sempre fico empolgado com cada prato do menu degustação. Agora, o novo vício é a Garagem da Roberta, que serve comida de rua como deve ser: simples, bem feita, sem frescura. Eu fui de bristek; a Flavia não abre mão do SudDog. Um melhor do que o outro. Fica no Leblon, na Rua Tubira, onde está também a Jeffreys Duck, uma cervejaria super descolada. Que combinação!”

IMG_6133
Rooftop do Yoo2: “Essa é uma dica, mas é também um convite. O Yoo2 terá um rooftop bem bacana com uma das vistas mais deslumbrantes que já tive do Rio de Janeiro. Um verdadeiro cartão postal. O cardápio, como não poderia ser diferente considerando o clima de praia, será inspirado pelo mar.”

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *