Após 4 anos retornei a Bangkok, agora sem o choque da primeira vez num país asiático, e posso dizer que é uma cidade que se pode voltar várias vezes. A cidade é tão rica em história, tradições, cores e sabores que sempre falta algo a visitar, um detalhe que não foi visto, uma comida que não se provou. Só de templos, são 400!
Há muitos passeios a serem feitos, entre eles pode-se destacar:
O Grande Palácio Real (The Grand Palace) foi por muitos anos a residência oficial dos reis da Tailândia e é onde está o Templo do Buda de Esmeralda (Wat Phra Kaew/Emerald Buddha), que tem 45 cm e foi talhado em uma única pedra de jade. Alguns prédios não é possível visitar, mas as construções, estátuas e jardins são belíssimas. Mesmo por fora, vale a pena conferir!
No Templo do Buda Reclinado (Wat Pho/Reclining Buddha), um dos mais importantes de Bangkok, está a estátua de Buda reclinado com 46m de comprimento e 15m de altura. Não deixe de observar o detalhe em madreperólas na sola dos pés (que tem 5m). No meu celular, só consegui fotografar a cabeça devido ao tamanho! Neste templo, há cento e oito potes de bronze colocados um ao lado do outro e pode-se fazer um ritual, em que se coloca 108 moedas, uma em cada pote. Segundo a crença budista, isto atrai sorte. Além deste, há vários outros templos com muitos Budas, e também localiza-se aqui a famosa escola de massagem (Thai massage). Fica próximo ao Grand Palace e pode-se ir de Tuk-Tuk ou a pé, o que dá aproximadamente 10 minutos.
O Templo do Amanhecer (Wat Arun) é um dos templos mais importantes de Bangkok, fica na margem oeste do rio e pode-se chegar de barco. A torre tem 79 m, é possível avistá-la de longe, possui muitos degraus e inclinação, portanto não é recomendável para idosos. Como as torres são decoradas com porcelana colorida, a hora mais bonita para apreciar este templo é durante o pôr do sol.
O Mercado do Trem (Maeklong Railway Market) é um lugar inusitado, fica próximo a Bangkok e funciona em cima dos trilhos do trem, onde os produtos ficam expostos. Quando passa o trem, os feirantes recolhem os produtos e, depois que o trem passa, recolocam!
O Mercado flutuante Damnoen Saduak (Damnoen Saduak Floating Market) fica a 110km a oeste de Bangkok, abre ao amanhecer e fecha ao meio-dia. Ali estão as mulheres tailandesas com chapéus de bambu guiando os pequenos e numerosos barcos, oferecendo comidas, frutas, verduras e muito mais. Chega-se até determinado ponto de carro/van/ônibus e depois continua-se de barco. No caminho, é possível ver as tradicionais casas tailandesas (Thais Houses).
Além destes, é também interessante o Mercado das Flores (Flower Market), o Museu dos Barcos Reais e o Passeio pelos canais de Thonburi ou velha Bangkok (Old Bangkok/Thonburi Klong), onde se pode ver como moram as pessoas que vivem nas margens – parece que pararam no tempo!
É importante lembrar que, para visitar os templos, deve-se vestir adequadamente, ou seja, não estar com ombros e pernas descobertos. Por isso, uma sugestão é levar sempre junto uma pashmina ou canga, para caso decida entrar em um templo que não estava no roteiro. Durante os demais passeios (de barco ou a pé), use roupas leves e sapatos confortáveis, é sempre aconselhável usar também um chapéu e protetor solar.
Maravilhoso Dedê. Aproveita muiiiito. Abraço
Que bom que gostaste! Aparece aqui na agência, a Dede está cheia de novidades.