Inspiração para viajar: tendências do Virtuoso Luxe Report 2020

Quais são as principais tendências do turismo de luxo para 2020? A Virtuoso, rede global que congrega as principais agências de viagens de experiência e de alto padrão, está sempre atenta e, anualmente, conduz uma pesquisa com suas afiliadas – incluindo a OP Turismo! – em mais de 50 países a fim de descobrir o que vai estar em alta quando o assunto é esse que tanto amamos: VIAJAR!

Os dados são apresentados no Luxe Report, estudo que já é referência no mercado. Espia só as preferências dos viajantes brasileiros:

1. Não-turístico e inesperado
Com alguns dos destinos favoritos observando um aumento insustentável na demanda, os viajantes de luxo mais experientes estão buscando destinos remotos e intocados para evitar multidões e locais com excesso de turistas. As solicitações vão de destinos culturalmente distintos a destinos com natureza abundante, como Bornéu, Groenlândia e Oman.

O resort de luxo Kempinski Muscat na capital de Oman, destino pouco explorado por brasileiros (Foto: Divulgação)

2. Destinos combinados
Explorar vários países, mesmo em viagens mais curtas. Viagens que misturam locais diversos estão em alta – em especial as que oferecem combinações inesperadas. Começar uma viagem numa estação de esqui e terminar numa praia, conhecer uma região metropolitana e acrescentar um aspecto de aventura na selva ou visitar um lugar bastante conhecido e depois seguir viagem para um local pouco conhecido para interagir com o público local exemplificam essas tendências. O foco está em experiências variadas que enriqueçam a viagem.

3. Viagens apetitosas
As viagens gastronômicas deixaram de ser uma tendência e, agora, constituem um novo nicho que tem como essência as experiências envolvendo comidas e bebidas. Aulas de culinária, refeições em casas particulares, caça às trufas, visitas a restaurantes estrelados e estabelecimentos que seguem o conceito farm-to-table – as experiências culinárias são tão variadas quanto os próprios viajantes e faz com que os apreciadores da gastronomia tenham um papel além de se sentar à mesa. As experiências gastronômicas se tornaram um foco tão grande que alguns clientes solicitam restaurantes no momento da reserva dos bilhetes aéreos – às vezes até antes.

Uma maravilhosa Cooking Class no Verdura Resort, Hotel da Rede Rocco Forte na Sicília. (Foto: Mariana Hertz)


4. Viagens em grupo
As viagens têm o poder de unir pessoas com interesses em comum. Viajantes da Geração X, Baby Boomers e até clientes mais maduros estão transformando as viagens em formas de estreitar relacionamentos com amigos e pessoas que compartilhem das mesmas paixões e/ou estejam na mesma fase da vida. As viagens em grupos de mulheres também estão em alta, incluindo temas como aventura mais leves e aquelas que tenham conceito de desconectar do dia a dia e relaxar. Outra tendência são as viagens em grupos de casais, incluindo as “buddymoons”, em que os noivos abrem mão da tradicional lua de mel em casal e levam grupos de amigos para comemorar o enlace.

Viajar em grupo: uma tendência que reúne pessoas com os mesmos interesses para vivenciarem experiências únicas! Foto do grupo Descobrindo a África, uma parceria OP Turismo e Viajando com Arte.


5. Inteligência Emocional

Os viajantes modernos buscam experiências mais significativas que lhes permitam aprimorar a inteligência emocional; sair da zona de conforto e interagir de forma genuína com habitantes locais permite que valorizem ainda mais as pessoas e culturas com as quais têm contato. Para além das atrações usuais, os clientes Virtuoso optam por explorar suas paixões por meio de atividades como uma degustação de vinho com o proprietário de uma vinícola local, um passeio de moto ou uma sessão com um personal shopper que conheça as melhores opções de compras e pop-up stores do local visitado. Além disso, também buscam acomodações com as características dos destinos que visitam, como pousadas cheias de personalidade, hotéis boutique locais e casas privativas.

6. Aproveitar a “jornada”
Adotando a filosofia de que o “jornada” é metade da diversão em uma viagem, os viajantes de alto padrão estão usando serviços exclusivos, como ser recebido por um anfitrião ao lado da aeronave a fim de evitar o aborrecimento de ter que trocar terminais, localizar portões de embarque ou pegar as filas na alfândega. Na Private Suite do Aeroporto Internacional de Los Angeles, por exemplo, os clientes são acompanhados através do serviço de imigração, transportados até as aeronaves em uma BMW e têm à disposição uma sala privativa para relaxar entre os voos.

Principais descobertas do Virtuoso Luxe Report Brasil 2020:

Tendências de Viagens
1. Cruzeiro de aventura
2. Autenticidade
3. Imersão cultural
4. Viagens “ativas” ou de aventura
5. Viagem de celebração

Os cruzeiros de aventura estão em alta! Que tal conhecer o Ártico explorando a região de Svalbard e a Islândia na mesma viagem? (Foto: Silversea/Divulgação)


Destinos Internacionais 

1. Itália
2. Estados Unidos
3. Grécia
4. França
5. Portugal

La bella Itália assume o topo da lista como o principal destino dos brasileiros no exterior. A região da Puglia, ao sul, revela belezas naturais espetaculares e gastronomia acolhedora. (Foto: Polignano a Mare/Mariana Hertz)


Cidades
1. Lisboa
2. Quioto
3. Nova York
4. Dubai
5. Jerusalém

Destinos em Ascensão
1. Antártica
2. Egito
3. Ruanda
4. Japão
5. Butão

Japão é um destino em ascensão e os olhares já estão voltados para Tóquio, que vai sediar os Jogos Olímpicos em julho deste ano. (Foto da nossa consultora Dedé Neves)

Destinos de Aventura
1. Antártica
2. Alasca
3. Nova Zelândia
4. Ilhas Galápagos
5. Egito

Destinos para Viagens em Família
1. Orlando
2. Ilhas Galápagos
3. Portugal
4. México
5. Austrália

Maldivas lideram o ranking de destinos para Lua de Mel. O St. Regis Maldives, no atol de Dhaalu, é uma entre diversas opções de resort de luxo. (Foto: Divulgação)


Destinos de Lua de Mel
1. Maldivas
2. Polinésia Francesa
3. Seicheles
4. Grécia
5. Bali

Destinos para Viagens Solo
1. Peru
2. Índia
3. Espanha
4. Japão
5. Tailândia

Machu Picchu, no Peru – país que lidera o ranking de destinos para viagens solo! (Foto da nossa consultora Kelva Munhoz)


Se inspirou para viajar em 2020? Conte com a OP Turismo para fazer da sua viagem uma experiência única!

*Virtuoso Luxe Report: ao todo, foram ouvidos em torno de 1.300 consultores Virtuoso no Brasil, América Latina, América do Norte, Ásia-Pacífico, Caribe, Europa e Oriente Médio para compor a versão global do Virtuoso Luxe Report, que conta com a vasta experiência dos consultores de viagem e insights relacionados às solicitações dos clientes para determinar as principais tendências do segmento de viagens de luxo para 2020.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *