O que você PRECISA fazer em Lima

 

Alguns lugares são tão encantadores que é preciso voltar várias vezes para conseguir desfrutar de todas as coisas boas. Esse é o caso da cidade de Lima, no Peru. A capital é maior cidade do país e agrada por reunir o clima de praia com a “confusão urbana” ao mesmo tempo. Para não ficar de coração partido na hora de decidir o que fazer – e são inúmeras opções –, especialmente se forem poucos dias de viagem, pesquise bastante e converse com quem já foi sobre as dicas de programação.

Confira uma listinha de programas imperdíveis. Aproveite e boa viagem!

Fazer parapente em Miraflores
Não existe sensação melhor do que voar, ainda mais com a vista de Miraflores. Com instrutores experientes e que passam muita segurança e tranquilidade, o voo de parapente em Miraflores tem sido um “tem-que-ir” na lista dos turistas. O voo dura cerca de 10 minutos e pode ser gravado, se o cliente preferir. Como o esporte depende das condições do vento, a empresa avisa por WhatsApp a hora exata de ir para a zona de voo. Quem agenda com antecedência recebe um desconto: www.aeroxtreme.com.

Comer o ceviche de Javier Wong
Ceviche é um prato tradicional peruano: peixe cru cozido em suco de limão (ou algo cítrico). O gosto é picante, ácido e refrescante. O chef sino-peruano Javier Wong é reconhecido por fazer o melhor ceviche do mundo. Na garagem da própria casa, convertida em “restaurante”, ele serve poucos pratos, entre eles o ceviche de linguado, que lhe fez famoso. Peixe e cebola roxa são abertos e cortados na hora do pedido, misturados com bastante suco de uns limões miúdos, recém-espremido, e sal. Pronto, é só atacar!

Ir na Feira Gastronômica Mistura
Todos os peruanos têm orgulho e entendem de comida, não importa a classe econômica, e a Feira Gastronômica, que acontece em setembro, reflete bem a paixão pela cozinha. Centenas de milhares de peruanos vão ao Mistura, investem o pouco que têm para festejarem juntos a fartura e a beleza das barraquinhas. A Mistura conta com bandinhas folclóricas desfilando, quiosques divididos por especialidades e até palestras de chefs nacionais e estrangeiros.

Bike tour: Miraflores – Barranco – Chorrillos
Uma das melhores maneiras de conhecer a baía de Lima é através de um tour de bicicleta pela costa. Bom para curtir o sol, as paisagens naturais, passar por praias e jardins e receber informações sobre a história e curiosidades da cidade. A pedalada começa em Miraflores, passa por Barranco e termina em Chorillos. Você pode – e deve em função do trânsito – optar por fazer o tour com empresas especializadas, como www.biketoursoflima.com e www.enlima.com/turismo.

Aprender a preparar uma pachamanca
Pote de terra. Esse é o significado de pachamanca, um dos pratos mais antigos e representativos da gastronomia peruana. O prato é uma espécie de cozido de diferentes tipos de carnes e legumes, especialmente batatas e milhos, que depois de serem levados ao fogo, ficam enterrados em um buraco de terra, dentro de um saco plástico grosso, por até 45 minutos. A pachamanca é consumida em ocasiões especiais, mas, para agradar turistas, alguns restaurantes preparam o prato diariamente.

Ir a Ponte dos Suspiros
Parada obrigatória, principalmente para casais apaixonados. A “Puente de los Suspiros”, localizada em Barranco, é um dos lugares mais românticos de Lima. Ela foi construída em 1876 para unir as ruas Ayacucho e La Ermita. Segundo a tradição local, quem cruza a ponte sem respirar deve fazer um pedido, que será atendido. A ponte, além de linda, oferece uma das melhores vistas da cidade. O melhor horário é passar pela ponte ao entardecer, onde é possível ver um belo pôr-do-sol.

Jantar no terraço de Huaca Pucllana
Que tal ser transportado para o tempo dos pré-Incas durante um jantar com uma vista histórica? Pois o restaurante Huaca Pucllana, que significa “Templo dos Adoradores do Mar”, é o lugar ideal para quem quer comer pratos típicos peruanos e ainda admirar antigas ruínas. O restaurante está localizado dentro de um sitio arqueológico, em Miraflores, que fica todo iluminado a noite. A recomendação é de que você reserve uma mesa antes, de preferência na parte externa. Mais informações no site www.resthuacapucllana.com.

Visitar o Museu Mario Testino
Conhecido como um dos mais influentes e importantes fotógrafos de propaganda e moda do mundo, o trabalho de Mario Testino é definido por elegância, beleza, estilo e contradição. Suas imagens têm sido publicadas em revistas como Vogue e Vanity Fair. Além de exibições feitas ao redor do mundo, o fotógrafo já lançou dez livros, incluindo um chamado “MaRio de Janeiro Testino”, em homenagem ao Brasil. O museu abre de terça a sábado, das 11h às 20h, e domingo, das 11h às 18h. Mais informações no site www.mate.pe

Ver o Salto do Frade – El Salto del Fraile
No alto do penhasco, da praia de Chorrilos, a história do Salto do Frade transforma-se em espetáculo. Reza a lenda que um jovem adotado por uma família acaba se apaixonando por sua meia-irmã e o sentimento é recíproco. A família decide, então, mandar o jovem para um monastério e a menina para uma viagem. No dia em que o navio parte rumo à Europa, o jovem frade sobe na pedra mais alta, onde encontrou sua amada pela última vez, olha ao céu em penitência e se joga lentamente ao mar. A menina, assistindo a toda cena, também se joga ao mar e ambos acabam morrendo nas águas de Lima. Atualmente, um homem vestido de frade salta da pedra mais alta, sabendo precisamente a hora e o local que deve cair. O restaurante que leva o mesmo nome da lenda possui uma vista maravilhosa da praia e do penhasco. Mais: www.elsaltodelfraile.com.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *