9 destinos pouco explorados na Europa

Sempre existe uma boa razão para cruzar o Atlântico e visitar o velho mundo, não é mesmo? Para fugir um pouco dos clássicos, esses 9 destinos ainda pouco explorados têm o sabor da novidade e estão na lista de desejo de diversos consultores Virtuoso, como mostra a matéria da última edição da revista Virtuoso Life. A Europa está chamando, confira:

1. ILHAS FAROÉ
Este remoto arquipélago dinamarquês no Atlântico Norte situado entre a Islândia e a Escandinávia tem mais ovelhas (70 mil cabeças) do que pessoas (50 mil), e atrai visitantes que buscam paisagens etéreas longe das multidões que descem em Reykjavík. Amantes da aventura e da vida selvagem têm uma vasta rede de trilhas para percorrer, repletas de papagaios-do-mar, gaivotas e atobás, mas o arquipélago é também um surpreendente refúgio gastronômico: muitos viajantes visitam esse lugarejo nas franjas do mundo só para comer no Koks, estrela Michelin, a 30 minutos de carro da capital, Tórshavn. O menu-degustação do restaurante, composto de 17 a 21 pratos, é um belo exemplo da cozinha das Ilhas Faroé: tem ouriços-do-mar pescados no local, cordeiro fermentado e bacalhau salgado, entre outras iguarias nórdicas.

2. VARSÓVIA, POLÔNIA
A capital polonesa está se tornando um dos destinos mais badalados da Europa
. “A cidade deixou seu passado sombrio e se transformou em um lugar cultural e divertido, com muito para oferecer aos viajantes globais”, diz a consultora de viagens Claire Parsons na matéria. Explore a Cidade Velha, facilmente percorrida a pé, e os museus ao redor, como o POLIN, Museu da História dos Judeus Poloneses; assista a um concerto ao ar livre no Parque Łazienki com a música de Frédéric Chopin, nascido na cidade; e mergulhe na impressionante cena gastronômica de Varsóvia. A inauguração do hotel Raffles Europejski Warsaw, com 106 quartos, no ano passado, elevou o nível das acomodações na cidade.

3. LAGO DE GENEBRA, SUÍÇA
Os vinhedos em terraços de Lavaux são alguns dos mais bonitos do mundo
– ficam em uma encosta íngreme da margem norte do Lago de Genebra, na Suíça francófona, com vista para os Alpes –, e dos mais célebres também. Aqui, os produtores de vinho cultivam as uvas Chasselas desde o século 11. Aproximadamente a cada 20 anos, desde 1797, eles honram essa tradição com a Fête des Vignerons, um espetáculo teatral com um elenco de 5.500 pessoas realizado em um estádio à beira do lago, em Vevey. A comemoração deste ano, que ocorrerá de 18 de julho a 11 de agosto, promete atrair amantes de vinho de todo o mundo. Os visitantes poderão apreciar concursos e desfiles e também terão a chance de provar um varietal que é raramente exportado.

4. ISTAMBUL, TURQUIA
Foram anos difíceis para essa cidade turca, mas o turismo de Istambul está de volta e abraça o futuro. A parte europeia de Istambul, a oeste do Estreito de Bósforo, exibe o passado e o presente da cidade, da Mesquita Azul, do século 17, a uma instalação de arte contemporânea dentro da antiga Cisterna de Teodósio e à Bomontiada, antiga fábrica de cerveja transformada em galeria de arte e complexo de entretenimento em Bomonti. Está mais fácil do que nunca chegar lá: o novo Aeroporto de Istambul, que abriu seu primeiro terminal no final de 2018, será um dos mais movimentados do mundo. E, até o fim do ano, um terminal de cruzeiros expandido será inaugurado em Karaköy. Os navios de cruzeiro estão voltando à cidade depois de um hiato de três anos!

5. PELOPONESO, GRÉCIA
A pouco mais de uma hora de carro a oeste de Atenas – e a 1 milhão de anos-luz das multidões dos cruzeiros em Mykonos –, o Peloponeso proporciona uma delirante mistura de vinhedos, praias e locais tombados pela Unesco em um trecho onírico do sul da Grécia. Embora seja mais conhecido como o local da antiga cidade de Olímpia, os viajantes também podem percorrer trilhas entre vinhedos e olivais e fazer uma aula de culinária com uma yiayia local (avó). Um destino incrível para incluir no roteiro, indo além das famosas ilhas do país!

6. PRIORAT, ESPANHA
Apesar de não serem globalmente conhecidos como os Rioja, os vermelhos intensos e multifacetados do Priorat, área rochosa da Catalunha a sudoeste de Barcelona, há muito tempo estão no radar dos enófilos – agora é o resto do mundo que os está conhecendo. A beleza natural do local, o terroir diferenciado e a abundância de sol fazem dele um ótimo lugar para visitar em um roteiro de degustação de vinhos. É possível fazer um passeio pelo Priorat para visitar um bosque de oliveiras, fazer aulas de culinária com chefs locais e conhecer as principais vinícolas da região, como a Scala Dei, que remonta ao século 12.

7. LITORAL DA CROÁCIA
A Croácia (ainda) está em alta: é um dos principais destinos dos viajantes da geração do milênio, de acordo com o Virtuoso Luxe Report deste ano, uma pesquisa de tendências feita entre os consultores brasileiros do Virtuoso. Deixe os devotos de Game of Thrones fazerem suas peregrinações pelas muralhas da cidade de Dubrovnik; para todo o restante das pessoas, uma das melhores maneiras de explorar esse diversificado país é a bordo de um navio. Cruzar a costa da Dalmácia é uma experiência incrível: a costa croata tem uma vegetação exuberante, e muitas ilhas encantadoras pontilham a orla. Dois exemplos: a deslumbrante Ilha de Hvar, com sua majestosa fortaleza veneziana, e Zadar, uma cidade costeira deserta que Alfred Hitchcock certa vez disse ter o pôr do sol mais bonito do mundo. As companhias marítimas perceberam esse aumento de interesse e responderam adicionando novos itinerários e navios. 

8. ARLES, FRANÇA
Além das ruínas romanas e das ruas de paralelepípedos, há um ar de elegância nesta cidade provençal.
O núcleo de seu novo complexo de artes Luma Arles – uma torre projetada por Frank Gehry revestida com 10 mil painéis de aço brilhante – será inaugurado em 2020. (Outras partes da Luma, instaladas perto da antiga ferrovia Parc des Ateliers, devem ser abertas neste ano.) O complexo de US$ 175 milhões pode ajudar Arles a se tornar uma capital global das artes, uma ideia cujas raízes foram estabelecidas há mais de um século: Vincent van Gogh viveu em Arles por 15 meses no final da década de 1880 e quis criar uma colônia de artistas na cidade. 

9. ISCHIA, ITÁLIA
Embora o fenômeno literário Elena Ferrante, pseudônimo que assina os aclamados romances napolitanos, prefira permanecer anônimo, a escritora conseguiu fincar no mapa um dos lugarejos mais atraentes da Itália. A personagem principal dos romances vive em Barano e vai para Maronti, uma das mais belas praias de Ischia – essa ilha vulcânica na baía de Nápoles. Nos 54 quartos do Terme Manzi Hotel & Spa, uma nova experiência possibilita que hóspedes com ideias literárias explorem Nápoles, Ischia e Procida através dos olhos de Ferrante, visitando lugares que ficaram famosos por sua prosa. Os spas termais de Ischia, como Giardini Poseidon Terme e Parco Termale Castiglione, são essenciais para viajantes focados em bem-estar. 

(Fotos: Pixabay e Pexels)

A Europa revela destinos incríveis! Fale conosco para planejar a sua próxima viagem!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *