Surfe em Mentawai

João Pedro Fischer buscava um lugar paradisíaco com ondas para surfar. O destino: Ilhas Mentawai. Por 10 dias, viveu experiências incríveis, como dormir em barco, pegar ondas inesquecíveis no arquipélago e experimentar a cultura local. Com exclusividade para o blog da OP, João Pedro compartilha as dicas para curtir a viagem.


Há duas opções de estadia nas ilhas Mentawai: em resort ou pousada em alguma das ilhas ou ficar em um barco. “Eu fiquei em um barco durante todo o período (11 noites/10 dias). Achei a escolha excelente. Não há nada melhor do que acordar, todos os dias, com o barco já em movimento em direção a algum “pico” e estar sempre entre os primeiros surfistas a chegar e pegar onda só com os companheiros do barco. Além disso, proporciona a flexibilidade de navegar por toda a extensão das ilhas Mentawai atrás das melhores condições de surfe”.

As ondas nas ilhas Mentawai têm nível internacional. “Não dá pra deixar de surfar as mais famosas, como Hollow Trees, Maccaronis, Rifles, Thunders, Kandui e Greenbush. Porém, nestes lugares, a “crowd”. é quase certa. No entanto, os melhores dias de surfe foram em ondas menos conhecidas – mas com qualidade similar –, como A-frames, Bintangs, Nipussi, Telescopes, Suicides, Icelands e Bat Caves. Tivemos o prazer de realizar o sonho de qualquer surfista, que é pegar ondas perfeitas apenas com os amigos”.

Mergulho é o programa entre uma sessão de surfe e outra. “No barco, tínhamos disponíveis equipamentos de snorkeling. Com uma câmera a prova d´agua, fiz fotos incríveis dos inúmeros recifes de coral. A diversidade da vida marinha, somada ao colorido dos corais e o azul turquesa da água fazem da experiência uma obra prima em movimento. Imperdível!”.

A vida marinha é abundante. Quem está no mar também está para a pesca. “Quase todos os dias fomos contemplados com lulas e peixes, preparados ainda frescos pelo cozinheiro do barco e servidos no jantar. Acompanhados de uma Bintang gelada (a Skol da Indonésia) podíamos apreciar um verdadeiro banquete depois das inúmeras horas de surfe”.

Há várias compras que valem a pena. “Não dá pra deixar de levar para casa os artigos de artesanato das ilhas, como pranchas, máscaras, lanças e tubos em miniatura feitos em madeira. Em algumas praias, os locais chegam de canoa até o barco para expor os produtos. A negociação é prática comum: é possível comprar os artigos com preços acessíveis”.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *