Valparaíso: uma cidade portuária que respira arte

Gabriele Oliveira é jornalista e fotógrafa. Recentemente, os retratos da série “Gracias a La Vida”, clicados por ela em Santiago e Valparaíso, no Chile, participaram de um concurso internacional de fotografia em Portugal.
Com exclusividade, Gabriele divide a experiência em Valparaíso com a OP Turismo.
Confira suas impressões:

“Valparaíso é uma cidade portuária a 144 km de Santiago, capital do Chile. Ao chegar na rodoviária já é possível sentir que a cidade gira em torno do seu porto: gaivotas cantam e sobrevoam as ruas. É possível pegar um ônibus, do tamanho de uma lotação, para seguir a viagem. Surpresa: ao entrar na condução, pessoas cantavam e ajudavam os turistas perdidos. Já estava me sentindo em casa.”
“Desci no Almirante Chocrane – dica do motorista -, onde dá para ver a cidade inteira. Casas são coloridas, as ruas são labirintos. Nunca se sabe onde vai chegar, o que é fantástico, pois a cada esquina tem uma arte estampada em alguma parede ou até mesmo na fachada de uma casa. Ruas estreitas e cheias de beleza são um convite para caminhar sempre com uma câmera em punho para registrar as cores da cidade. A arquitetura não contempla prédios modernos. As construções são no estilo art noveu. É como andar por ruas do século 19.”

“Para ajudar a população e os visitantes a subirem as ladeiras inclinadas, há 15 elevadores espalhados pela cidade. Quem chega a Valparaíso pela primeira vez pode se assustar com a altura dos morros e com a aparência desorganizada da cidade, mas logo percebe que este é o seu charme e que se perder faz parte do roteiro”.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *