Paris Cultural

Paris respira cultura. Não é raro encontrar, no metrô, uma turma de pequenos cidadãos a caminho dos museus no período de aula. É parte do DNA da cidade! Por isso, ir em alguma exposição não pode ficar de fora do roteiro. O site france.fr fez uma seleção de tudo que irá rolar em 2015 na Cidade Luz e garimpamos algumas das melhores dicas. Vale acessar o site para ver a programação completa.

Jeanne Lanvin
Palais Galliera – de 8 de março a 23 de agosto de 2015
A Casa de Alta Costura Jeanne Lanvin, que continua em atividade, acabou de festejar seus 125 anos. Ela se instala no Palais Galliera, o museu da moda em Paris, para uma retrospectiva inédita, no intuito de apresentar o que melhor se faz nessa casa de costura parisiense, criada por Mademoiselle Jeanne em 1889.

Le Corbusier. Medidas do homem
Centre Pompidou – 29 de abril a 3 de agosto de 2015
Arquiteto e urbanista visionário, teórico da modernidade, mas igualmente pintor e escultor, Charles-Edouard Jeanneret, mais conhecido pelo nome de Le Corbusier, marcou profundamente o séc. XX revolucionando a maneira “de habitar”. Com essa retrospectiva, o Centre Pompidou convida o público a olhar a obra dessa grande figura da modernidade através da noção de proporção humana, de “medidas do homem” como princípio universal definindo todas as dimensões da arquitetura.

Andy Warhol. Shadows
Musée d’Art moderne (MAM) – 2 de outubro de 2015 a 20 de janeiro de 2016
É uma grande estreia na Europa. O Musée d’Art moderne organiza uma exposição em torno da série monumental das Shadows (Sombras) de Andy Warhol, instalação ocupando uma área de 130 m de comprimento, e 102 pinturas compostas pelo artista em 1979.

Picasso e a arte contemporânea
Grand Palais – 7 de outubro de 2015 a 29 de fevereiro de 2016
A algumas obras emblemáticas de Pablo Picasso, tais como Les Demoiselles d’Avignon e Guernica, respondem as obras contemporâneas de David Hockney, Jasper Johns, Roy Lichtenstein, Martin Kippenberger, Andy Warhol, Jean-Michel Basquiat ou ainda Jeff Koons. A exposição retraça a confrontação fecunda desses artistas contemporâneos, desde os anos 1960, com a obra de Picasso.

Tatuadores, tatuados – “Tatoueurs, tatoués”
Museu do quai Branly – 6 de maio 2014 a 18 de outubro de 2015
Na pegada das grandes exposições antropológicas apresentadas no museu do quai Branly, “Tatuadores, tatuados” põe em perspectiva a dimensão artística e moderna da tatuagem através da sua história planetária e milenária. A exposição recorda as origens da tatuagem e apresenta a renovação desse fenômeno, doravante permanente e mundializado, e deseja prestar homenagem aos pioneiros da era moderna, esses “heróis” que promoveram a evolução dessa arte cujo papel nunca foi oficialmente reconhecido.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *