Berlim por Marcos Cardozo

Marcos Cardozo, cozinheiro e idealizador da Casa Cardozo antirrestaurante de Porto Alegre, trouxe a inspiração para seu negócio – um restaurante secreto – de viagens a diversos destinos. No exterior, viu pessoas abrirem as portas de suas casas para jantares, recebendo pessoas desconhecidas e oferecendo uma experiência nova e totalmente fora dos padrões usuais. E aí que tudo começa. Recentemente, esteve em Berlim, na Alemanha, alimentando a alma e o estômago com novidades. Confira o relato da viagem e as dicas exclusivas!


“Em minha viagem, pelas ruas de Berlin, encontrei uma cidade cosmopolita como poucas no mundo. Talvez o apelido de “New York da Europa” lhe caia bem. Berlim esbanja costumes, cultura e gente de todos os lugares do planeta. E para quem está procurando história, música, experimentação e gastronomia (meu caso) é o paraíso! Fiz de “Alex”- de Alexanderplatz – minha musa inspiradora de todas as manhãs e tornei a famosa praça no epicentro de minhas viagens por Berlim. Todos os tipos de transporte coletivo saem dali para todos os lugares possíveis da cidade. Todas as opções com conforto, pontualidade e super barato! Uma cidade que merece muitas visitas e novas descobertas. Já estou pronto para voltar!”.

Top 5 de Berlim

 

Restaurante Maroush
O tradicional Maroush é uma das melhores comidas que você pode provar na cidade. Os pratos são de origem libanesa e o restaurante fica em Kreuzberg, conhecido como o “bairro turco” de Berlim. Lugar pequeno. Pedido é feito no balcão. Uma mesa “comunitária” bem na entrada e algumas outras na parte interna. Se o clima ajudar, tem duas mesas na calçada. Muita gente pede sanduíche e segue seu caminho. Por isso, a fila pode ser grande. Peça, sem medo, os pratos! Pode ser com falafel, schawarma, vegetariano ou o prato que leva o nome da casa: Maroush! Os pratos são grandes, lindos, baratos e saborosos. Quer mais? Fica na Adalbertstr. 93 – Kreuzberg.

East Side Gallery
Uma “galeria de arte” ao ar livre. Assim pode ser definido o trecho mais famoso do que restou do Muro de Berlim. O “muro” tem mais de 1 km de extensão e mais de 100 pinturas de artistas de várias partes do mundo. Todas no lado “oriental”. Por isso, East Side. Assim como eu, você poderá conferir o exato momento em que uma dessas pinturas é feita, pois algumas são “trocadas” de quando em quando. Alguns pedaços do muro são mantidos em outras partes da cidade, mas só aqui ele é tratado como arte. Fica na Mühlenstraße, ao longo do rio Spree, perto da ponte Oberbaumbrücke.

Ramones Museu
Na verdade um bar/café com decoração e muitos itens de colecionador da banda Ramones. Um museu para visitar bebendo uma cerveja alemã e ouvindo música não é em qualquer lugar. Isso é Berlim! No bar, você pode beber um café com torta ou uma boa cerveja com petiscos alemães. E, depois, começar o tour pela casa, que tem música, camisetas, discos, cartazes de shows, loja e tudo que você imaginar sobre a banda. Vale a visita! Fica na Krausnickstr. 23 no Mitte.

Museumsinsel
Essa é para quem gosta de história! Os museus de Berlim estão entre os melhores da Europa e para visitá-los é mais fácil do que você imagina: quase todos estão localizados no mesmo lugar, a Ilha dos Museus. Eles são grandes e clássicos, com muitas obras famosas no mundo inteiro. Também possuem muita tecnologia para guiar o tour e preços combinados, o que deixa a visita mais em conta. As minhas dicas para “perder” um dia inteiro pela história da humanidade são: Museu Novo – com o famoso busto da rainha egípcia Nefertiti -, Museu Pergamon – e o Portal de Ishtar, erguido na Babilônia antiga – , a Antiga Galeria Nacional – que tem esculturas e pinturas de Claude Monet, Auguste Renoir, Paul Cézanne, Rodin e Vincent van Gogh – e a Catedral de Berlim – onde você encontro uma das mais belas vistas da cidade no alto da cúpula da catedral. Imperdível! Fica entre o rio Spree e a rua Kupfergraben.

Restaurante Cocolo Ramen
É pequeno, quase escondido, sem placa e vale cada minuto da sua procura! É aqui que você vai descobrir (ou relembrar) como se faz um verdadeiro Ramen, prato popular no Japão, original da China e conhecido no Brasil como lámen. Se por acaso tiver uma pequena fila na calçada, sem problema: o lugar está sempre cheio e sua espera será recompensada. O cardápio é minimalista e original. Os pratos são clássicos e, se eu fosse você, pediria um tonkotsu ramen, feito com caldo de ossos de porco, e uma cerveja japonesa ou “nacional” da Alemanha. No verão tem mesinhas no pátio; no inverno é o melhor lugar para fugir do frio.­ Fica na Gipsstr. 3, no Mitte.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *