Nova York por completo

O berço do lifestyle cosmopolita. As cidades norte-americanas têm identidade própria. E Nova York é o mundo num único lugar. Perfeita para descobrir tendências, observar comportamentos e sentir a moda. E, claro, comer muito bem. A OP Turismo, em parceria com os Destemperados, compartilhou algumas dicas para curtir Nova York na primeira edição do Guia 30 x 30 dos comilões mais queridos do Brasil. A publicação está bárbara: 30 lugares imperdíveis para comer com a até 30 dólares em Nova York. Veja tudo aqui.
Mas nossas dicas não param por aí.
Para todos os gostos. Para todos os estilos de viagem.
Viva a liberdade de conhecer NY do jeito que quiser!
Aqui, trazemos mais vários lugares interessantes para curtir a viagem por completo. Enjoy!

171080501

Para começar: entenda o mapa de NY
É simples orientar-se em Nova York. Apenas no sul de Manhattan – que é onde fica Greenwich Village, Soho, Little Italy, Chinatown, Wall Street e Lower East Side – as ruas têm nome e traçado irregular. No restante da ilha, as ruas e as avenidas identificam-se com números ao invés de nomes e a localização é bastante simples.
Ao olhar para um mapa da ilha de Manhattan, é possível perceber que o número aumenta em direção ao norte. As avenidas começam a ser contadas da direita para a esquerda. Quatro avenidas importantes, no centro da cidade, podem ser referência: Lexington, Park, Madison Avenues (LPM) e Broadway. A Fifth Avenue (Quinta Avenida) é a linha divisória da ilha no sentido leste/oeste. A numeração dos prédios começa a partir dali. IMPORTANTE: o visitante recém-chegado deve prestar especial atenção à letra que o endereço contém. Esta é a abreviação de East (leste) e West (oeste). E isso muda todo o endereço!

Para entrar no clima da cidade
Conheça os principais feriados em NY
Janeiro
Dia 01 – Ano Novo
3ª segunda-feira do mês – Martim Luther King
Fevereiro
3ª segunda-feira do mês – President’s Day (Aniversário de George Washington)
Maio
Última segunda-feira do mês – Memorial Day
Julho
Dia 04 – Independência dos EUA
Setembro
1ª segunda-feira do mês – Dia do Trabalho
Outubro
2ª segunda-feira do mês – Dia dos veteranos da guerra
Novembro
4ª quinta-feira do mês – Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças)
Dezembro
Dia 25 – Natal

NIC_NEwYork02

Walk & Live the City
Não existe maneira melhor de conhecer a Big Apple do que andar a pé.
– Entre as ruas 59 e 110 (oeste), descubra o Harlem urbano e intelectual.
– Do East River até a 5ª Avenida encontra-se a zona mais elegante e nobre da cidade. Observe os lindos prédios residenciais e visite os museus mais importantes de NY.
– Em Midtown, no NoMad, você ficará impressionado com o movimento da Times Square e das grandes lojas.
– Quer vida na rua? Vá ao Flatiron Distric, Union Garden e Gramercy. Além dos ótimos restaurantes, é possível encontrar feira de produtos orgânicos e as delícias do Eataly.
– O Chelsea tem galerias de arte e ótimas opções gastronômicas para fazer uma boquinha no intervalo do passeio.
– Tudo acontece em Meatpacking District, Greenwich Village e West Village, região mais cool de NYC. Restaurantes, bares, hotéis descolados, boutiques de novos designers, galerias de arte. É, sem dúvida, a parte mais descolada da cidade.
– Refinamento e boa mesa você encontrará em Noho, East Village.
– A Houston Street demarca a zona em que as ruas passam a ter nomes ao invés de números. É o melhor lugar para compras descoladas. As lojinhas alternativas nas ruas Prince, Broome, Grand e Springs. Para quem quer um ritmo um pouquinho mais calmo, aproveite para conhece a Tribeca, zona bem residencial e tranquila.
– Olhe com atenção os detalhes das pequenas boutiques, das lojas indianas e das galerias de arte mais radicais de Nolita, Chinatown, Lower East Side
– Sinta-se num filme no Financial District, região de Wall Street e dos grandes arranha-céus, como o Freedom Tower. É o lugar perfeito pra pegar um café e fazer caminhadas na beira do rio e assistir ao pôr-do-sol. Se estiver por lá: conheça a South Street Seaport. Essa é uma tentativa de resgatar as raízes comerciais da cidade por meio de um museu marítimo que acabou revitalizando a região do Financial District. É um caleidoscópio de tall ships (barcos e escunas antigos), museu, lojinhas, galerias, restaurantes e vistas inesquecíveis dos arranha-céus e da ponte de Brooklyn. Bem simpático!
– O Brooklyn é o bairro super cool. É onde está Williamburg, reduto de lojas descoladas, galerias de arte, restaurantes charmosos e o Dumbo, parque no waterfront que tem a mais bela vista de Manhattan. Para chegar ao Dumbo – Down Under the Manhattan Bridge Overpass – você pode pegar um ferry no Manhattan Pier 11 – Wall Street e ir até à estação Brooklyn Bridge/DUMBO. Nesta área, há um lindo calçadão com a melhor vista para a skyline de Manhattan. É uma área industrial totalmente renovada. A dica é voltar para Manhattan a pé ou de bike, desfrutando da paisagem na Brooklyn Bridge.
– O Queens é o novo bairro da moda. Os museus – Noguchi Museum, SculptureCenter e o MOMA PS1 – estão trazendo vida nova para a região.

DICA DA OP: o ideal é dividir o roteiro entre as três principais regiões: Up Town, Midtown e Downtown.

rockefeller-center-new-york-city-25887-1920x1080

Other Side
NY por outro ângulo: do alto!
– Faça um passeio de helicóptero pela cidade.
– Suba no Top of the Rock (Rockefeller Center), no Empire State Building ou no Chrysler Building.
– One World Observatory: um observatório com uma vista 360°, construído no lugar das torres gêmeas.
– Visite a Estátua da Liberdade: pegue o Circle Ferry (no Battery Park) e vá cedo.

SL_dancesharp

Cult & Art
Um mergulho em arte e cultura. Essa é NY!
– O Lincoln Center é o maior centro de cultura e arte da cidade. Ocupa quatro quarteirões na Broadway. É formado pelo Metropolitan Opera House, Avery Fisher Hall (concertos da filarmônica), New York State Theatre, Vivian Beamount Theatre, Julliard Building, Library e Museum of Performing Arts.
– Carnegie Hall, construído em 1891, consagrou-se um dos mais respeitados centro de música do mundo por sua acústica perfeita. De setembro a maio oferece concertos da melhor qualidade e a tarde apresenta espetáculos de jazz, recitais variados, música popular e conjuntos instrumentais.
– Radio City Music Hall é a maior sala de espetáculos do mundo, com uma plateia para 6.200 pessoas. Há orquestra sinfônica da casa, um corpo de danças e um repertório de variedades. Na época de Natal, apresentam um lindo espetáculo.
– A grande arena de NY é oMadison Square Garden. O enorme ginásio, com uma estrutura cuidadosamente planejada, permite sua utilização para qualquer tipo de espetáculo, desde concertos musicais até grandes circos. Grandes finais esportivas, shows de rock e rodeios estão sempre em cartaz.
– A programação de teatro é NY é intensa. Se achar difícil escolher, consulte o TimeOut, que sempre indica a melhor pedida:newyork.timeout.com/section/own-this-city
– É sempre maravilhoso curtir um musical na Broadway. Entre os nossos preferidos: Aladdin, Beautiful – The Carole King Musical, The Book of Mormon, Chicago, The Phantom of the Opera, Lion King, Billy Elliot, Annie e tantos outros!
– Quem nunca viu precisa ver: “Fuerzabruta”, no Daryl Roth Theatre, “Tubes”, do Blue Men Group no Astor Place Theatre, “STOMP”, no Orpheum Theatre, e “Sleep no More”, espetáculo alternativo e interativo da companhia britânica Punchdrunk.
– Reserve tempo para visitar o Metropolitan Museum of Art. Não deixe de ver o pátio das esculturas europeias, a galeria de arte greco-romana, a seção de arte africana e o Templo de Dendur. Fecha na segunda-feira, exceto quando for feriado.
– Comece a visita ao Museu de Arte Moderna (MOMA) pelo andar mais alto e vá descendo em direção ao térreo porque as peças são expostas em ordem cronológica das mais antigas as mais novas. Ah, e é mais confortável e menos cansativo. Fecha nas terças-feiras!
– A fachada do Guggenhein Museum já é uma grande obra de arte. O interior reserva acervo inspirador! Fecha nas quintas-feiras.
– Frick Colection é um pequeno museu que abriga uma das maiores coleções de pinturas impressionistas e móveis antigos que pertenceram ao milionário Mr Frick. Imperdível! Funciona de terça-feira a sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 13h às 18h. Não é permitida a entrada de crianças menores de 10 anos. Fecha na segunda-feira.
– Um memorial para as vítimas do ataque terrorista de 11 de setembro. Ao lado da Freedom Tower está o 9/11 MEMORIAL & MUSEUM. Um lugar que mexe com as emoções do visitante!
– Outros museus que você pode curtir também: New Museum, The Museum of Contemporary Art, Whitney Museum of American Art, Museu Americano de História Natural, Cooper-Hewitt National Design Museum e Neue Galerie. Ligue para a OP Turismo e saiba mais sobre esses passeios.
DICA DA OP: para não perder mais tempo com filas, compre os ingressos para os museus antecipadamente!

Cherry-Blossom-31

Take a Break
Uma pausa para relaxar nos lugares mais tranquilos de NY.
– O Central Park é um grande teatro da natureza e revela mais sobre a vida nova-iorquina do que qualquer outro programa na cidade. Esse oásis verde, habitado por músicos, cantores, pintores, equilibristas, esportistas e malabaristas, requer apenas que você sente e deixe a vida rolar.
– Faça o Circle Line Boat Tour, um passeio de barco pelo Hudson River.
– Na primavera não deixe de visitar o Jardim Botânico do Brooklin. A beleza da natureza enche os olhos e renova a energia. Curta a alameda das cerejeiras em flor no início de abril.
– O Jardim Botânico de NYC fica num lindo parque no Bronx e seu prédio principal abriga importantes exposições de arte. Lugar ideal para uma caminhada.
– O pôr-do-sol em Nelson Rockfeller Park ficará marcado para sempre na memória.
– O High Line Park, que fica no Meatpacking, é um calçadão suspenso para desfrutar a vida ao ar livre. Tome seu lugar num dos bancos confortáveis e aproveite para relaxar!

A model walks the runway in designs by Donna Karan at her fashion show during Mercedes-Benz Fashion Week in New York. (Casey Kelbaugh/The New York Times)

Fashion & Beauty
NY respira e inspira a moda e a beleza. Achados e orientações para comprar bem!
– Ficar por dentro de todas as tendências na Semana de Moda de NY
– Comprar o vestido de noiva dos sonhos – nas melhores lojas garimpadas pela OP – e trazer na mala.
– Momento beauty no salão de beleza Maria Bonita. Complete o programa com um pulinho na M.A.C e na Sephora.
– Contratar personal shop parceria da OP Turismo para fazer o planejamento e ajudar nas compras do enxoval do bebê.
– Você encontrará as grifes de renome na Madison Ave (da 57th. St. para cima): Ralph Lauren, Christian Louboutin, Manolo Blahnik e Emilio Pucci
– O melhor lugar para compras descoladas é o charmoso SOHO. Os pontos mais concorridos estão na Prince Street, Broome, Spring Street e Lower W Broadway.
– Para fazer boas compras de artigos esportivos, a Niketown é o lugar. Cinco andares, mais de 300 modelos de tênis, além de 130 mil peças de roupas. Uma das principais atrações é um computador que mede o tamanho do pé na hora e informa o comprimento, a largura e o número do calçado indicado. Na entrada, um telão cobre os cinco andares da loja, transmitindo imagens de esportes radicais. Outras boas dicas são a The Puma Store e a Foot Lockers.
– Lojas menos conhecidas que merecem a visita: Intermix, J. Crew, Anthropologuie, Scoop e Graciouse Home.
– Melhores outlets: Century 21, Loehmann’s, Compras Mais Baratas, Woodburry Commons Outlet, Jersey Gardens e Tanger.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *