Foz do Iguaçu: de tirar o fôlego

be079df1f1fa9b0ecb7d26d4f5dd4500

Um voo curtinho direto da Azul separa Porto Alegre de uma das paisagens mais surpreendentes do Brasil. E quem sabe até do mundo! A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, reserva passeios surpreendentes para quem tem poucos dias para viajar.
O Parque Nacional é tombado como Patrimônio da Humanidade e uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. Um dos cartões postais brasileiros, as Cataratas do Iguaçu, fica por lá, marcando a fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Nos seus arredores, é possível fazer caminhadas, passeios de barco e rafting. Uma parte da reserva fica na Argentina. E é do lado vizinho que fica a Garganta do Diabo, um dos saltos d’água mais incríveis. De outubro a março, as cataratas têm maior volume de água, mas a visita pode ser feita em qualquer época do ano. Além das Cataratas, Foz está bem estruturada para receber seus visitantes.
A palavra Iguaçu significa “água grande” em tupi-guarani. O rio nasce próximo da Serra do Mar e deságua no rio Paraná. Dos 19 grandes saltos, a maioria fica em território argentino. Sorte nossa que a maior parte deles está voltado para o Brasil e proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do lado brasileiro.
Kelva Munhoz, agente de viagem da OP Turismo, esteve por lá e garimpou os melhores passeios com exclusividade para o blog Viva o Mundo da OP Turismo.
Cataratas pelo lado brasileiro: tombadas pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade e eleita em 2011 uma das Novas Sete Maravilhas da natureza, as cataratas do Rio Iguaçu são os cenários da grande maioria dos passeios e atividades em Foz e arredores. Apreciadas de mirantes e passarelas ou ainda a bordo de ônibus, barco ou helicóptero, as quedas ficam ainda mais bonitas no verão.

471ed18e021e5281eb797fabcad3c04a
Cataratas pelo lado argentino: proporcionam ao visitante um contato mais direto com a natureza. As passarelas e trilhas oferecem uma visão diferente e uma proximidade maior com as quedas d’água do que do lado brasileiro. O passeio é dividido em dois circuitos: superior e inferior. Há momentos em que os saltos podem ser vistos do alto; já em outros, as quedas podem ser vistas de baixo. Além disso, um diferencial no Parque Argentino é o passeio de trem, do Centro de Visitantes até o acesso a Garganta do Diabo.
Puerto Iguazu: a cidade do lado argentino oferece comércio informal e bares e restaurantes muito visitados pelos brasileiros. O free shop tem uma variedade de artigos eletrônicos, perfumaria, bebidas e artigos de casa.

4d03edd578138976c2a6191b02f6575c
Macuco Safári: o passeio feito em botes permite apreciar as cataratas de um ângulo especial: do nível do rio. A aventura começa em um jipe que percorre três quilômetros no meio da mata até a trilha que leva às embarcações. Dali, são 600 metros de caminhada leve em meio a pássaros e plantas da região, além de uma cachoeira, o Salto do Macuco. Os botes partem do píer minutos depois, chegam ao Salto Três Mosqueteiros. Prepare-se para ficar molhado! Se for verão, vá de roupa de banho; caso contrário, leve capa de chuva. Na volta, os aventureiros podem optar por um emocionante rafting.
Parque das Aves: um lugar incrível para ver de perto a fauna e a flora. As aves, grande atração do parque, circulam entre os visitantes. Tucanos, araras, corujas. Um show de cores! É possível, ainda, ver cobras e répteis.

3efaa2382a9773e2224b47e1c5efa62f
Usina de Itaupu: é a maior usina hidrelétrica do mundo em produção de energia, com seu potencial instalado de 12,6 milhões de kw. Está localizada na fronteira entre Paraguai e Brasil. A represa tem extensão de 8 km e uma altura de 195 metros. Conta com 20 turbinas e um vertedouro com 14 comportas, cuja capacidade é de 62,2 mil metros cúbicos de água por segundo. Existem visitas organizadas com horários agendados: uma panorâmica e outra completa com visita à estrutura interna da usina com duas horas e meia de visitação.
Ciudad del Este: é o lugar para fazer umas comprinhas. Dá para encontrar, no Paraguai, diversos produtos com preços bem abaixo do normal, se comparado com o Brasil. A região é conhecida como o maior centro de compras a céu aberto da América do Sul.
Hotel Belmond Cataratas: é o único hotel localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, apenas a dois minutos de caminhada para as Cataratas do Iguaçu, famosas no mundo todo. E, se isso já não fosse suficiente, oferece ainda o serviço exclusivo da rede Belmond, que é a mesma do Copacabana Palace.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *