Zeitz MOCAA: arte agora é ponto alto de Cape Town

Inaugurado a pouco menos de um mês, o Zeitz MOCAA, em Cape Town, pode ser considerado a mais importante atração cultural da África. Resultado de uma parceria entre o V&A Waterfront e o antigo CEO da Puma, Jochen Zeitz, o Zeitz Museum of Contemporary Art Africa abriga a maior coleção de arte moderna africana no continente e é o primeiro grande museu desse tipo em toda a África.


O que torna o espaço mais espetacular é que costumava ser um antigo silo de grãos, originalmente construído em 1924, e que já foi o edifício mais alto da África, além das pirâmides no Egito na época. Uma estrutura icônica em Cape Town, no Waterfront. O Heatherwick Studio, do renomado arquiteto britânico Thomas Heatherwick, foi responsável pela reimaginação do edifício como um museu de arte contemporânea com um hotel de luxo acima dele.

Esta foi uma chance de fazer mais do que apenas se apropriar um antigo edifício industrial para exibir arte, mas imaginar um novo tipo de museu em um contexto africano. Imagine 42 tubos de concreto de 33 metros de altura, cada um com um diâmetro de 5,5 metros, sem espaço aberto para experimentar o volume de dentro. Imagine redesenhar isso em um espaço funcional que não só vai render tributo ao seu design industrial original e alma, mas se tornará uma instituição cultural importante, sem fins lucrativos, que abriga a coleção mais significativa da arte contemporânea da África e sua diáspora.

A área do museu tem 9.500 metros quadrados. São mais de cem galerias espalhadas por nove andares, que dedicam-se a uma grande coleção permanente de ponta; exposições temporárias; e Centros de educação artística, moda, fotografia, curadoria, práticas performáticas, e um espaço dedicado a Moving Image (imagens em movimento).

      

O Silo Hotel foi construído na porção do elevador de grãos, ocupando seis andares acima de Zeitz MOCAA, oferecendo vistas incomparáveis de Cape Town através das suas notáveis janelas. Um hotel mágico que se eleva acima do V & A Waterfront cercado pela maravilha natural da Mother City da África do Sul. É uma celebração de arte, estilo, arquitetura e design.

Com apenas 28 quartos, incluindo uma espetacular cobertura, cada um projetado individualmente, The Silo Hotel define um novo padrão para acomodações de luxo em Cape Town.  Uma verdadeira experiência de viagem de luxo na África do Sul. Confira no vídeo:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *