Dubai e Abu Dhabi: Como se comportar nos Emirados Àrabes

Uma dúvida constante para quem vai aos Emirados Árabes é sobre o que vestir e como se portar num país com cultura tão diferente da nossa aqui no Brasil.  Afinal os Emiratis, como são chamados os cidadãos que nascem nos Emirados, são conhecidos pelo seu respeito e reverencia à cultura e religião islâmica.

Apesar de abertas aos costumes ocidentais e acostumadas à presença de estrangeiros, Dubai e Abu Dhabi são cidades predominantemente muçulmanas, onde o Islã é, mais do que uma religião, uma forma de vida, que dita o que vestir, o que comer e como se comportar. Há uma convivência harmoniosa entre os hábitos islâmicos e ocidentais. Cada um respeitando o espaço e as crenças do outro. Lembrando sempre que, como se trata de um país islâmico moderado, em situações extremas as leis dos Emirados prevalecem.

Em geral os turistas estrangeiros não precisam fazer muitas adaptações na rotina enquanto estão por lá, mas vale fica atento a algumas “regras” locais para manter o respeito aos costumes locais e não ser surpreendido. E, por isso,  separamos algumas dicas de ouro . Confira:

Veja aqui nossos pacotes para os Emirados Árabes.

O que é um Emirado?

Emirado é um território controlado por um Emir, que é um título de nobreza islâmico. Sete emirados formam os Emirados Árabes Unidos, cada um controlado por um Emir. São eles: Abu Dhabi a capital, Ajman, Al Fujayrah, Sharjah, Ra’s al Khaymah, Umm al Qaywayn e claro, Dubai!

Língua
O árabe é a língua oficial, mas o inglês também é usado amplamente e a maioria das placas de estradas e lojas, além dos menus dos restaurantes são escritos nos dois idiomas. Uma palavra em árabe pode garantir um belo sorriso. Vale aprender algumas expressões na língua local, como:
– Olá: Salam
– Bom dia: Sabah el kheer
– Como vai? kaif haalak?
– Obrigado: Shukran
– Desculpa: Muta’ assef
– Adeus: Ma’a salama
– Obrigado: Shukran
– Sim: Na’am
– Não: Laa
– Por favor: Minn Fadlek
– De Nada: Afwann
– Bem-vindo: Marhaban

Câmbio
Você já deve saber que não dá pra confiar só no cartão de crédito e que é importante levar dinheiro vivo nas suas viagens. Nos Emirados Árabes, a moeda corrente é o Dirham e o câmbio é fixo desde 1980 em US$1,00 = Dhs3,67.

Clima
É quente, quente em um nível insuportável. As temperaturas variam e chegam a cerca de 13°C (50°F) numa noite de inverno até cerca de 42°C (118°F) em um dia de verão. Os meses mais frios, de novembro a abril, são a época mais agradável para se visitar, quando as temperaturas estão em torno de 24°C (75°F) durante o dia e 13°C (50°F) à noite.

Roupas
Muita gente pensa que por ser uma cidade islâmica todos devemos andar encapotados. Esqueça! Em uma viagem você se depara com muitos estrangeiros ocidentais. Às vezes fazendo turismo ou que vivem lá. Portanto, roupas ocidentais são bem aceitas, mas recomenda-se que as mulheres estrangeiras mantenham a discrição para não se tornarem alvo de olhares desagradáveis. Isso inclui andar com ombros e joelhos cobertos, evitando roupas justas que marcam o contorno do corpo,  saias curtas, shorts, blusas decotadas ou de alças. Além de não expor muito o corpo, as roupas não devem conter figuras ou mensagens inadequadas ou ofensivas. Camisetas de manga curta ou longa, saias médias ou longas e calças compridas são o ideal.  Dentro dos hotéis é possível andar mais à vontade.  No mês do Ramadã, é melhor se vestir de forma mais conservadora. Aos homens, tudo é permitido! Se for do tipo friorento, não esqueça do casaco leve. Todos os lugares fechados possuem ar condicionado no nível polar, o que é perfeitamente aceitável.

Mesquitas
Se estiver visitando alguma mesquita muçulmana, evite ao máximo o contato e mantenha distância nas fotos: são nesses lugares que temos que ter mais cuidado e demonstrar mais respeito. As mesquitas têm regras mais rígidas em relação às vestimentas, o uso de roupas fechadas, manga comprida e cabelos cobertos é obrigatório para as mulheres.  As mais turísticas costumam oferecer alguma maneira para desavisados poderem se cobrir. Em alguns pontos turísticos não tem flexibilidade, você só vai poder entrar se as mulheres estiverem com saias longas e ombros cobertos e homens com calça, como é o caso da visita à famosa Sheikh Zayed Grand Mosque (Mesquita).



Praias e Piscinas

Em praias, piscinas ou parques aquáticos são aceitos trajes de banho ocidentais, as mulheres podem utilizar biquínis normalmente, mas o “topless” é proibido. Saindo da praia, vista-se imediatamente.

Mãos dadas e beijos, só entre homens
O beijo público entre casais é proibido. Já o beijo entre homens, como cumprimento, é permitido. Da mesma forma, é comum encontrar homens andando de mãos dadas como sinal de amizade e respeito entre eles, mas casais não devem fazer o mesmo. Para estrangeiros é até aceitável que casais caminhem de mãos dadas por Dubai e AbuDhabi. O importante é considerar as regras morais de não demonstrar afeto em público, como abraços e beijos. Da mesma forma, não cumprimente pessoas do sexo oposto com aperto de mão. É uma proibição religiosa. Uau! E ao serem apresentadas para um homem muçulmano, estrangeiras devem esperar que o cumprimento venha deles, já que alguns não tocam em mulheres.

Bebidas alcoólicas
O consumo de álcool é permitido apenas aos não muçulmanos e em lugares licenciados, mas uma minoria dos estabelecimentos possui uma licença que permite a venda de bebidas alcoólicas. Hotéis, bares, restaurantes e clubes costumam servir esse tipo de bebida, mas não as lojas comuns e os supermercados. Em locais públicos, é estritamente proibido mesmo, nem tente.  Fique atento: a idade mínima para consumo de álcool é de 21 anos. Nossa dica: Consuma no restaurante de um hotel que é licenciado e volte pra onde estiver hospedado de táxi.

Fumar
O fumo é permitido normalmente nas ruas, em bares e boates. Dentro dos shoppings não é permitido fumar. Nos hotéis e restaurantes também há restrições, procure saber antes, onde são as áreas de fumantes. Pode fumar cigarros, charutos, cachimbos e Shisha (conhecido no Brasil como narguilê) em lugares apropriados com aqueles cinzeiros grandes. Não jogue o cigarro na rua, pois pode gerar alguns olhares de desaprovação e até, algum policial chamar a sua atenção. Apenas no período de Ramadan é proibido fumar nas ruas e locais públicos.

Pedestre pode ser multado
Sim, as pessoas que atravessarem uma rua ou avenida fora da faixa de pedestre podem ser multadas por guardas da cidade.  Vermelho é pare, verde é siga. Isso vale tanto pros carros na rua quanto para os pedestres na faixa. Logo, os dois podem ser multados se descumprirem. Atravesse na faixa: além de mais seguro, não dói no bolso.

Carne de porco
Proibida para os muçulmanos, esse tipo de carne é servida em alguns restaurantes, mas ela é preparada separadamente dos demais pratos e marcada claramente no menu.

Fotografias
Tome cuidado ao fotografar pessoas sem permissão, especialmente mulheres. Essa atitude pode ser considerada ofensiva. É estritamente proibido fotografar as pessoas com trajes típicos. Claro que é bem curioso ver as pessoas com seus trajes típicos e dá logo uma vontade de registrar a experiência, mas cuidado: fotografar mulheres, de fato, além de não ser permitido, é considerado um ato extremamente mal-educado. Para os homens, não existe essa proibição, mas a boa educação pede que, ao menos, você peça permissão. Mas não é tão simples: pessoas mais velhas (e, logo, mais tradicionais) não costumam ver com bons olhos esse tipo de coisa e costumam se sentir ofendidos. Não fotografe prédios governamentais e militares. E não é brincadeira, já teve até estrangeiro sendo preso por causa disso.

Prisão
Mostrar desrespeito perante crenças ou práticas religiosas é considerado profundamente ofensivo e pode resultar em prisão. Usar linguajar e gestos ofensivos, inclusive no trânsito, também pode levar a pessoa a ser presa.

Xeiques
Imagens dos xeiques do país estão por toda parte. Tome cuidado para não desrespeitar as instituições governamentais ou os governantes locais.

Indicador
Também é considerado falta de educação apontar com o indicador para as coisas. Melhor usar a mão inteira para indicar uma direção.

Evite usar a mão esquerda
Não pegue os alimentos com a mão esquerda ao sentar numa mesa com muçulmanos. Essa mão serve prioritariamente para a higiene pessoal. Ela não serve para comer e nem para dar e receber algo, como documentos e cartões de visita.

Café
O café é símbolo da hospitalidade árabe. Aromático (geralmente leva cardamomo), é servido em bules alongados em casas, hotéis e antes de reuniões de negócios, como um sinal de boas-vindas.

Mulheres
Na cultura islâmica, as mulheres são muito reservadas e o contato com homens de fora da família é restrito. Importunar, assediar ou tirar fotos sem permissão são atitudes consideradas ofensivas. É comum se deparar com mulheres vestida da cabeça aos pés, controle a curiosidade e evite olhar fixamente, esse gesto não é visto com bons olhos. Não peça informações para uma mulher na rua, especialmente se for homem. É uma ofensa grave. Cuidado!

#ficaadica
Para os muçulmanos, sexta-feira é um feriado semanal. Nos shoppings as lojas e restaurantes ficam fechados pela manhã e abrem após o horário da oração, por volta das 13 horas. Os supermercados abrem pela manhã, fecham as portas para a oração do meio-dia, e reabrem ao final da mesma. Certifique-se anteriormente sobre os horários dos museus e galerias que também são alterados.

Essas são as dicas da OP Turismo para uma viagem tranquila. Compartilhe conosco momentos da sua viagem, nos Emirados Àrabes ou em outros países muçulmanos, deixando um comentário.

Veja aqui nossos pacotes para os Emirados Árabes.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *