Festa da Flor: Ilha da Madeira dá as boas-vindas à primavera

Portugal está entre os destinos mais procurados do momento. Lisboa, sua capital, é lugar certo para quem curte gastronomia e design; Porto, cidade também consagrada, é ideal para quem quer curtir uma praia e bons vinhos. No entanto, o destaque de hoje é a menos conhecida mas tão curiosa Ilha da Madeira.

Praias, piscinas naturais, paisagens incríveis, a terra do craque do futebol Cristiano Ronaldo é uma surpresa. Distante uns mil km de Portugal – o que dá quase duas horas de voo partindo de Lisboa – é a principal ilha de um arquipélago do qual fazem parte a Porto Santo e as inabitadas Desertas e Selvagens.

A natureza dá um show. Há atrações como a Floresta Laurissilva da Madeira, reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Há também espécies botânicas das mais variadas organizadas em jardins maravilhosos. Entre os mais emblemáticos estão: a Quinta do Palheiro, a Quinta Palmeira, o Jardim Botânico da Madeira, o Jardim Tropical Monte Palace e os Jardins do Imperador. A capital, Funchal, dá um toque cosmopolita ao destino, com seus hotéis de luxo e campos de golfe.

A Ilha da Madeira é colorida, especialmente nesta época do ano. A localização reúne condições climáticas peculiares e propícias ao florescimento de espécies das regiões tropicais e também das regiões frias. Um dos grandes momentos do ano na Ilha da Madeira é a Festa da Flor, que dá as boas-vindas à primavera. Em 2018, as festividades acontecem entre 19 de abril e 13 de maio.

No sábado de abertura acontece o Cortejo Infantil: centenas de crianças desfilam até a Praça do Município para ali compor um belíssimo mural de flores simbolicamente denominado por “Muro da Esperança”. Esta iniciativa, que se realiza há mais de três décadas, associa a pureza infantil à delicadeza das flores, numa cerimônia que tem como propósito um apelo à paz no mundo. Cada criança leva uma flor e a cerimônia habitualmente culmina com uma largada de pombos e com um espetáculo infantil.

Na tarde de domingo, as ruas da baixa funchalense voltam a invadir-se de música, de cor e de suaves perfumes com o desfile de carros alegóricos que fazem homenagem às múltiplas espécies florais com decorações repletas de criatividade. Este é o Cortejo Alegórico da Flor, um dos acontecimentos mais marcantes e dos mais aguardados que acontece desde 1979. Os carros alegóricos e os trajes de centenas de figurantes, a maioria crianças, são os destaques. Música, coreografias e alegria!

Outros destaques da programação:
Mercado das Flores
O mercado das flores permite ao público conhecer as inúmeras espécies florais.

Exposição das flores
A Exposição da Flor ocorre na Praça do Povo no centro da cidade do Funchal. Podem ser apreciados e avaliados os mais belos exemplares dos mais variados tipos de flores produzidas em toda a Madeira, desenvolvidos com todo o carinho e dedicação pelos seus cultivadores. As flores em exposição são avaliadas nas suas diversas categorias e distinguidas as melhores por um júri especializado.

Tapetes e decorações florais
A profusão da flora madeirense contribuiu, em muito, para o estabelecimento desta manifestação artística. Esta tradição da construção dos tapetes florais prolifera um pouco por toda a ilha e teve origem na decoração das procissões religiosas. Graças à sua incontestável beleza e minúcia, os tapetes de flores passaram a decorar as ruas durante a Festa da Flor constituindo, junto das esculturas florais, um grande diferencial a ser observado por turistas que visitam a ilha. Estas maravilhosas peças de arte floral ocupam a Avenida Arriaga.

Ficou interessado? Entre em contato com a OP Turismo: (51) 3357.5353.

 

Um Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *