Grécia e Turquia – Um roteiro de exotismo, beleza e história

Grécia e Turquia são destinos que oferecem um cartão postal ao vivo a cada direção que se olhe. Viajar para esses países significa entrar em contato com muita história e cultura, mas também encontrar praias e lugares de paisagens estonteantes e um mar de um azul indescritível. Além, é claro, de restaurantes e muita badalação na alta temporada do verão.�

Oia - Santorini

Em janeiro deste ano, eu e Geraldo, meu namorado, nos formamos em Empreendedorismo e Sucessão pela PUCRS. Como viajar estava nos nossos planos há muito tempo, trocamos a noite de comemoração da formatura por uma viagem de 18 dias. E valeu muito!

Saímos de Porto Alegre com destino a Athenas no dia 1º de agosto, em pleno verão grego, na alta temporada, com garantia de muito calor e praias lotadas.

Chegamos em Athenas tarde da noite e fomos descansar. No dia seguinte, começamos em grande estilo: almoçamos em Lycabettus Hill, local que tem uma das melhores vistas da cidade. Do alto, é possível ter uma visão de 360 graus de Athenas. Uma lei local determina que nenhum prédio tenha mais de oito andares. Assim é possível enxergar a Acrópole de qualquer ponto da cidade. Um verdadeiro cartão postal.

Acrópole - Atenas

Tínhamos pouca expectativa com Athenas. Mas acabamos nos surpreendendo positivamente. No segundo dia, fizemos um city tour regular e conhecemos os principais pontos turísticos. A cidade é rica em história. Uma pena que, ao longo do tempo, teve muitos dos seus monumentos saqueados e bombardeados. Mas continua linda! À noite, apesar dos alertas, acabamos caindo em uma furada: o City Tour Athenas by Night. Acompanhamos o grupo até o Porto de Pirineus, mas como o roteiro final não nos agradou, conseguimos escapar. Eu e Geraldo acabamos jantando no hotel onde nos hospedamos, o Royal Olympic. E garantimos uma paisagem maravilhosa: de um lado, a porta do Templo de Zeus. De outro, a Acrópole.

Pireus

De Athenas, seguimos para Santorini. E aqui cabe uma observação muito particular. Imagine o lugar mais bonito do mundo… Na minha opinião, este lugar é Santorini. Lindo, com L maiúsculo. Inclusive, o azul do mar da Grécia é indescritível de tão diferente e maravilhoso. Ficamos sem palavras. Investimos em um bom hotel, o Chromata, e valeu muito a pena. Ele possui uma piscina com borda infinita que dava para o penhasco e, todas as manhãs, tomávamos café na sacada do quarto, olhando para um cenário que nos fazia suspirar a todo o instante.

Santorini

Santorini produz ótimos vinhos por ter um solo vulcânico. Além disso, as principais praias têm cascalho e areias muito escuras. Seguimos a sugestão do gerente do hotel e fomos para Perissa e Perivolos. A praia possui um restaurante ao lado do outro, e todos têm serviço de praia nos ombrelones e chaise longue para aluguel, posicionados à beira-mar. No mapa, esta é uma das praias que consta como organized beach. À tardinha, o programa é visitar as vilinhas próximas. A mais badalada é Oia.

Partimos para o nosso próximo destino a bordo de um catamarã moderno e espaçoso. De Santorini a Mykonos, a viagem foi de duas horas e meia. Se Santorini dá a impressão de que só tem turistas, o agito de Mykonos nos apresentou aos veranistas da região. Ao contrário de Santorini, em Mykonos a areia é muito branca. Nos hospedamos em um hotel da Leading, o Royal Mykonian, que é um grande resort na praia de Lia, com um trecho de praia particular.

Hotel Royal Mykonian - Mykonos

Em Mykonos, aproveitamos para jantar no Nobu, uma experiência memorável. Este é o único nobu a céu aberto e optamos pelo menu confiança. O restaurante parador mais badalado é o Nammos, onde jantamos, mas onde foi impossível conseguir um ombrelone no outro dia.

O cartão postal de Mykonos é Windmills. Caminhamos pelas ruas estreitas onde a integração é total: de pessoas, de lojas e espaços, e até de animais. Tanto que nos deparamos com um pelicano que, assim como nós, parecia também estar passeando e apreciando o local.

Pelicano - Mykonos

Então, chegou o momento de partir para Istambul. Conhecida como a antiga Constantinopla, Istambul é a capital da cultura da Europa em 2010 e apresenta, ao mesmo tempo, uma arquitetura histórica e moderna. Nos hospedamos no hotel The Sofa, um hotel design que fica em Nisantasi, a parte moderna da cidade.

Gran Bazar - Istambul

Em Istambul é indispensável ter um guia privado que, de preferência, fale português. O nosso era ótimo! Fizemos o passeio tradicional ao bairro de Sultanahmet, e experimentamos um fascinante choque de culturas. Lá estão a Mesquita Azul (a única com seis minaretes), o Palácio Topkapi, a Santa Sophia, a Sisterna Basílica, o Grand Bazaar e o Bazaar de Especiarias, também conhecido como Egípcio.

Sisternas subterrâneas - Istambul

No segundo dia, fizemos um passeio de barco pelo Bosphoro, e conhecemos o lado asiático da cidade e o Palácio de Verão do Sultão, uma construção toda simétrica. Em Istambul, encontramos com amigos e jantamos com eles no restaurante 360, que fica na cobertura de um prédio antigo no Taksin e tem uma vista panorâmica.

De lá fomos para a Capadocia, onde ficamos no hotel Museo. Uma experiência única: nosso quarto, dentro das pedras, era um quarto como os antigos da região, mas com o conforto de hoje em dia, incluindo TV de plasma, frigobar e outras facilidades. É impressionante ver como as pessoas moravam por lá até pouco tempo atrás.

Hotel Museo - Capadócia
A cultura é forte e significativa na Turquia. Nossa viagem coincidiu com o Ramadan, um feriado móvel no calendário do país e período em que grande parte da população jejua do nascer do sol ao pôr-do-sol, sem colocar nem água na boca. Mesmo com o calorão de 30 graus ou mais.

Optamos por contar com um guia privado que falava espanhol, que nos mostrou a região durante um dia inteiro. Fomos à cidade subterrânea, que impressiona pelos seus oito andares construídos abaixo da terra. Desses, cinco são abertos ao público.

Capadocia_3

E, no segundo dia, precisamos acordar às quatro da manhã. Um esforço que se mostrou mais que compensador: passeamos de balão, voando a mais de mil metros de altitude. Madrugamos para pegar o melhor vento e ainda conferir o amanhecer. Foi inesquecível!

Capadocia_10

Voltamos com a mala cheia de cultura e com paisagens que nossa memória nunca esquecerá.