El Calafate

A cidade de El Calafate tem 14.000 habitantes, há 05 anos tinha apenas 7.000 habitantes. Cresceu muito desde que construíram um novo aeroporto que facilitou o acesso e a vinda de muitos turistas.
O tempo de vôo a partir de Buenos Aires é de 02h30.
Os imponentes glaciais no Parque Nacional Los Glaciares estão há 80 quilômetros da cidade de El Calafate.
O mais importante é o Perito Moreno
Tem 05 km de largura e 60 metros de altura, impressionante! É um dos poucos glaciais que continua aumentando seu volume de gelo.
Patagônia - Perito Moreno

Patagônia -
Podemos observá-lo do mirante recentemente construído, com várias passarelas que permitem que a gente chegue bem próximo, como em Foz do Iguaçu, ou em passeios de barco.
A sensação é indescritível.
Antes de chegar nas passarelas é possível se aquecer num ótimo restaurante ou comprar uma mantinha ou gorro esquecidos no hotel.
Patagônia -

Patagônia -
Um passeio que vale a pena é o Mini Trekking no Glacial, dura em torno de duas horas, o barco parte do píer Bajo de Las Sombras.
Patagônia -
No desembarque os guias dão uma breve explicação sobre como será a caminhada, e colocam os “grampões” nos calçados, o melhor é usar botas de trekking.
O tempo nos glaciais é imprevisível, aconselho levar agasalhos e também um impermeável. No centro da cidade tem várias lojas que alugam estas roupas.
Dica: tente se posicionar atrás do guia e siga seus movimentos. Na subida ficar ereto e na descida flexionar os joelhos e inclinar o corpo para trás. Muito tranqüilo.
O limite de idade para este passeio é 65 anos de idade, e deve-se ter um pouco de preparo físico.
É uma sensação ótima a de escalar e caminhar pelo gelo. Chegar próximo das cavernas que se formam nos glaciais, e tomar um whisky com o gelo dos glaciais.
O tour termina com uma caminhada pelo bosque até o “refúgio” onde todos fazem um lanche, por isto nos passeios recomendam que todos levem um “lunch box”.
Leve também a sua bebida.
Patagônia - Trekking no Perito Moreno
Passeio “Todos os Glaciais”.
Saímos de El Calafate as 7h30 com destino a Punta Bandera há 50 km.
Os portões abrem as 9h e a partida é às 10h. Convém chegar cedo para pegar um lugar bom no barco. O tour termina as 16h.
Este passeio é feito com barcos do tipo catamarã, são ótimos e muito confortáveis.
O nosso tinha capacidade para 256 passageiros.
Patagônia -

Patagônia -
A maioria deles tem um setor VIP, junto a torre de comando, vale a pena pagar a diferença e usufruir do conforto e do serviço de bordo free durante todo passeio, refrigerante, chá, café, media-lunas, sandwiches e claro o whisky com gelo glacial. A visibilidade é muito maior, e alguns barcos tem pequenas sacadas laterais, se o tempo permite, dá para utilizá-las para apreciar a vista e tirar lindas fotos.
Patagônia -
A navegação é no canal do Braço Norte do lago Argentino e pela Baia Onelli, atualmente não é mais possível chegar próximo ao Glacial Upsalla por causa dos grandes desabamentos de gelo que formam uma barreira de Icebergs.
Patagônia -
Verdadeiras esculturas.
Patagônia -

Patagônia -

Patagônia -

Patagônia -
A navegação continua na Baia O’Neill, até o Glacial Spegazzinni, que é de tirar o fôlego.
Patagônia -
A camada marrom, que fica em cima do gelo, não é poluição nem sujeira, são resquícios de rocha vulcânica que se depositaram entre as camadas de gelo.
Patagônia -
Em frente ao glacial Spegazzini, os marinheiros “pescam” um grande pedaço de gelo para servirem whisky a todos os passageiros.
Patagônia -

Patagônia -

Patagônia -
No barco tem um fotografo oficial que nos pontos principais tira fotos dos passageiros, no final da viagem entrega um cd com 500 fotos do parque mais as fotos tiradas a bordo e uma foto impressa. A um custo em torno de R$ 50,00.
Depois do Whisky, chegamos no lado Norte do Perito Moreno, e tivemos a sorte de apreciar um desabamento, pequeno comparando com o maior deles que ocorreu em 13 de março de 2006.
Foi uma emoção! O som lembra um grande trovão, primeiro ocorre o desabamento e posteriormente ouvimos o barulho, e para não perder este momento temos que estar atentos.
Patagônia -
No retorno a Calafate, sugiro uma vista ao Glaciarium – Museu de Gelo Patagônico, inaugurado em fevereiro de 2011.
Fica há 15 km da cidade. O prédio é muito moderno e o museu muito interessante. Apresenta toda a história da formação dos glaciais, um resumo da vida de Perito Moreno, uma projeção do grande desmoronamento que ocorreu no Perito Moreno em 2008 e um filme em 3D dos glaciais. Tem um simpático café e em breve terão um bar de gelo.
Patagônia - Museu do Gelo
E para completar, a lojinha é uma graça.
Patagônia - Loja de Souvenirs do Museu do Gelo
Outro passeio bacana para quem quer curtir um “Dia de campo” é o tour ao Galpon del Glacial. É uma fazenda a beira do lago Argentino, oferecem dois tours diários, um de manhã e outro as 17h.
Fizemos uma caminhada na beira do lago para observar a flora e a fauna, que é muito rica. Os pássaros habitam a lago no verão e no final de fevereiro já começam a migrar.
Patagônia -
Curtimos o trabalho com as ovelhas no campo, demonstrações das habilidades dos gaúchos a cavalo, uma esquia de ovelhas, finalizando com um jantar e show folclórico.
Patagônia -

Patagônia -

Patagônia -
O jantar foi um assado de cordeiro Patagônico.
O cordeiro Patagônico é mais saboroso que o nosso porque o solo tem salitre que torna o pasto salgado, conseqüentemente a carne fica mais saborosa.
Patagônia -
A cidade de Calafate é uma graça, simples, com várias lojinhas de artesanato, material esportivo para o pessoal que vai fazer Turismo Aventura e vários restaurantes charmosos.
Patagônia - Cidade de El Calafate

 

Dicas de Restaurantes:
Recomendo os restaurantes La Tablita, Casimiro – tem três do mesmo “Grupo” São os mais transados da cidade. Super bem decorados e comida muito boa.
Casimiro Winebar – Parrilla.
Casimiro Bigua – Comida internacional.
Casimiro Trattoria – Pizzas e massas.
D’Antaño – Uma parrilla muito boa, caseira. Lugar pequeno e aconchegante.
Pura Vida – Comida caseira, despojado e simples. Mais adequado para jovens.
A rua principal é a Avenida General San Martín (o libertador da pátria Argentina)
Lembrem que o melhor está há 80 Km da cidade, que são os glaciais, os treking e passeios em 4X4 nas montanhas e estâncias.
Não consegui fazer dois passeios que certamente ficarão para minha próxima viagem a Calafate: conhecer o Bosque Petrificado La Leona, há 100 km da cidade. O passeio é de dia inteiro, saindo às 8h30 e retornando às 17h.
Inclui uma caminhada de 3h numa paisagem impressionante nas montanhas rochosas com árvores petrificadas, dizem que é onde viviam os dinossauros…
Ir até El Chaltlen, um pouco mais distante: 220 km. É possível ir e voltar no mesmo dia, mas aconselho dormir uma noite para fazer o trekking no gelo e admirar o cerro Fitz-Roy (3.405 m), um dos preferidos dos alpinistas.
A cidade foi fundada em 1985 e apenas no ano passado a estrada que liga a Calafate foi asfaltada, o que facilitou o acesso.
E para quem curte natureza, paisagens intocadas e caminhadas ao ar livre. Tem que estar em ótima forma física.
Outro passeio recomendado é o Passeio à Estância Cristina – passeio de dia inteiro até uma tradicional estância patagônica onde criam ovelhas e gados Hereford que é o que mais resiste ao clima frio e ventoso, e ao solo úmido. Servem um churrasco de cordeiro patagônico, dá para cavalgar e do barco observa-se o glacial Upsala. A paisagem é muito árida. Não fizemos este passeio, mas amigos fizeram, e gostaram bastante.
Dica de Hotéis:
LOS NOTROS

É um clássico. Muito bom, em frente ao Glacial Perito Moreno.
Tem um bloco central e dois laterais. Inclusive dos apartamentos Premium.
Ideal para lua de mel.
Patagônia - Hotel Los Notros
Tem a melhor vista para as geleiras
Patagônia - Hotel Los Notros

Patagônia - Hotel Los Notros

 
LOS SAUCES

Este é o meu eleito na cidade. São várias casa, decoração de muito bom gosto, tipo condomínio fechado. Tive o prazer de ficar neste hotel.
Patagônia -

Patagônia -
Apto Corner – Suite
Patagônia -

Patagônia -
Tem um SPA maravilhoso.
Patagônia -

Patagônia -

Patagônia -
Club House onde é servido o café da manhã. E à noite servem Parrilla. O serviço é excelente.
Patagônia -

 
POSADA LOS ALAMOS

Tradicional hotel no centro da cidade, tem um Spa excelente e campo de golf com 09 buracos. Muito lindo.
Patagônia - Pousada Los Alamos

Patagônia - Pousada Los Alamos

 
EOLO
Relais & Chateaux. É excelente, um lugar para descansar e desconectar da realidade. Fica numa fazenda há 22 km de Calafate em direção ao Parque dos Glaciais.
O lugar é mágico e as fotos não conseguem transmitir a magia do lugar.
Patagônia -

Patagônia -
O hotel oferece cavalgadas e também é possível fazer passeios em 4X4 pela montanha.
Patagônia -
O chá da tarde é servido em xícaras de porcelana inglesa, bolos e sandwiches deliciosos.E o cha é da Thelosophy by Ines Breton um dos melhores do mundo.
No dia que visitamos o hotel enxergamos até as Torres del Paine que estão a 60 km do hotel em linha reta.
Patagônia -

 
HOTEL ESPLENDOR
Fica próximo do centro, é muito bom, decoração descolada. Os móveis são da Tramando Design, uma loja de decoração que fica no Palermo Soho em Buenos Aires.
Patagônia -

Patagônia -

Patagônia -

Patagônia -
Quartos e banheiros muito confortáveis.
Patagônia -
El CALAFATE ON THE ROCKS!!!
Patagônia - Hotel Esplendor - Calafate on The Rocks
Esta foi uma viagem inesquecível. Gostaria que todos tivessem o prazer de conhecer El Calafate, destino imperdível!

Um Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *