Istambul – 5 lugares imperdíveis

Istambul é a cidade turística mais importante da Turquia e seu território carrega muita história, começando no seu ano de fundamento, em 667 a.C. sob o nome de Bizâncio. Quase 900 anos depois, o imperador Constantino invadiu Bizâncio, mudando seu nome para Constantinopla. Até que, em 1453, o Sultão Mehmet II dominou Constantinopla e passou a chamá-la de Istambul.
Istambul - Bandeira da Turquia

Abaixo estão os 5 locais imperdíveis para quem visita a quinta maior cidade do mundo.
Mesquita Azul
Imponente com seus 6 minaretes e suas 260 janelas, foi construída (entre 1609 e 1616) originalmente como um grande complexo onde havia: o bazar coberto, banho turco, refeitório para os pobres, hospital, escola islâmica e posteriormente a tumba do Sultão Ahmet, infelizmente atualmente não resta muito desta estrutura original. O interior da mesquita é revestido com 20.000 azulejos azuis, todos feitos a mão no século 17.
Istambul - Mesquita Azul
Palácio de Topkapi
Foi o centro administrativo do Império Otomano, construído no séc. XV.
O complexo do palácio está rodeado por três milhas de muralhas. É um dos maiores e mais antigos palácio do mundo. Típica edificação de palácio turco tem uma série de pátios arborizados conectados por três grandes construções sendo que a principal delas é o Harém. O Harém era o reino domestico do sultão, formado de aproximadamente 400 quartos e ali viviam as esposas, crianças, eunucos e concubinas em eterno cativeiro. Dentre as relíquias tem o 4º. Maior Diamante do Mundo.
Turquia - Palácio de Topkapi
Santa Sofia (Igreja Bizantina):
Construída em seis anos a mando do imperador Justiniano em 532 d.C. A Santa Sofia foi originalmente a maior igreja do mundo cristão. Foi reconstruída em 558 d.C. após um terremoto ocorrido em 556, que destruiu a cúpula central. Quando o sultão Mehmet II conquistou Istambul, ele converteu a basílica em Mesquita. Atualmente os mosaicos cristãos e a caligrafia islâmica testemunham a beleza espiritual e a harmonia de ambas religiões. O Museu de Santa Sofia está fechado às segundas-feiras.
Istambul - Santa Sofia
Grand Bazaar
Impossível ficar imune ao charme da Istambul antiga, coração da cidade desde a época do Império Bizantino. Lá está o Grand Bazaar, o maior mercado coberto do Oriente, datando de 1461. São 60 ruas e mais de mil lojas de tecidos, artesanato, jóias, roupas de couro, bolsas e outras. É possível fazer uma verdadeira caça ao tesouro lá dentro e voltar com a mala cheia de pingentes do famoso olho turco, pashiminas, tecidos coloridos, etc. Nunca aceite o primeiro preço, comece oferecendo 50% do valor dado pelo vendedor.
Istambul - Entrada do Grand Bazaar
Passeio pelo Bósforo
É o estreito que separa a Europa da Ásia. É margeado por cafés, restaurantes, tavernas, Yali‘s (denominação dada as antigas casas de madeira) mesquitas e diversos palácios. É surpreendente o movimento de barcos de diferentes partes do mundo que navegam neste estreito, pescadores e a migração de diversos pássaros. Silenciosamente espreitando todo o progresso ocorrido durante os séculos estão as duas fortalezas de pedra, construídas pelos turcos, Anadolu Hisari (1390) e Rumeli Hisari (1452).
Cruze-o de balsa, ao entardecer, ao som dos cantos dos “Muezzins”, anunciando o momento da oração.
Istambul - Passeio pelo Bósforo

 

Quer ler mais sobre Istambul?
Grécia e Turquia – História e uma rica herança cultural
Grécia e Turquia – Um roteiro de exotismo, beleza e história

 

 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *