A cidade de El Calafate tem 14.000 habitantes, há 05 anos tinha apenas 7.000 habitantes. Cresceu muito desde que construíram um novo aeroporto que facilitou o acesso e a vinda de muitos turistas.
O tempo de vôo a partir de Buenos Aires é de 02h30.
Os imponentes glaciais no Parque Nacional Los Glaciares estão há 80 quilômetros da cidade de El Calafate.
O mais importante é o Perito Moreno
Tem 05 km de largura e 60 metros de altura, impressionante! É um dos poucos glaciais que continua aumentando seu volume de gelo.
Podemos observá-lo do mirante recentemente construído, com várias passarelas que permitem que a gente chegue bem próximo, como em Foz do Iguaçu, ou em passeios de barco.
A sensação é indescritível.
Antes de chegar nas passarelas é possível se aquecer num ótimo restaurante ou comprar uma mantinha ou gorro esquecidos no hotel.
Um passeio que vale a pena é o Mini Trekking no Glacial, dura em torno de duas horas, o barco parte do píer Bajo de Las Sombras.
No desembarque os guias dão uma breve explicação sobre como será a caminhada, e colocam os “grampões” nos calçados, o melhor é usar botas de trekking.
O tempo nos glaciais é imprevisível, aconselho levar agasalhos e também um impermeável. No centro da cidade tem várias lojas que alugam estas roupas.
Dica: tente se posicionar atrás do guia e siga seus movimentos. Na subida ficar ereto e na descida flexionar os joelhos e inclinar o corpo para trás. Muito tranqüilo.
O limite de idade para este passeio é 65 anos de idade, e deve-se ter um pouco de preparo físico.
É uma sensação ótima a de escalar e caminhar pelo gelo. Chegar próximo das cavernas que se formam nos glaciais, e tomar um whisky com o gelo dos glaciais.
O tour termina com uma caminhada pelo bosque até o “refúgio” onde todos fazem um lanche, por isto nos passeios recomendam que todos levem um “lunch box”.
Leve também a sua bebida.
Passeio “Todos os Glaciais”.
Saímos de El Calafate as 7h30 com destino a Punta Bandera há 50 km.
Os portões abrem as 9h e a partida é às 10h. Convém chegar cedo para pegar um lugar bom no barco. O tour termina as 16h.
Este passeio é feito com barcos do tipo catamarã, são ótimos e muito confortáveis.
O nosso tinha capacidade para 256 passageiros.
A maioria deles tem um setor VIP, junto a torre de comando, vale a pena pagar a diferença e usufruir do conforto e do serviço de bordo free durante todo passeio, refrigerante, chá, café, media-lunas, sandwiches e claro o whisky com gelo glacial. A visibilidade é muito maior, e alguns barcos tem pequenas sacadas laterais, se o tempo permite, dá para utilizá-las para apreciar a vista e tirar lindas fotos.
A navegação é no canal do Braço Norte do lago Argentino e pela Baia Onelli, atualmente não é mais possível chegar próximo ao Glacial Upsalla por causa dos grandes desabamentos de gelo que formam uma barreira de Icebergs.
Verdadeiras esculturas.
A navegação continua na Baia O’Neill, até o Glacial Spegazzinni, que é de tirar o fôlego.
A camada marrom, que fica em cima do gelo, não é poluição nem sujeira, são resquícios de rocha vulcânica que se depositaram entre as camadas de gelo.
Em frente ao glacial Spegazzini, os marinheiros “pescam” um grande pedaço de gelo para servirem whisky a todos os passageiros.
No barco tem um fotografo oficial que nos pontos principais tira fotos dos passageiros, no final da viagem entrega um cd com 500 fotos do parque mais as fotos tiradas a bordo e uma foto impressa. A um custo em torno de R$ 50,00.
Depois do Whisky, chegamos no lado Norte do Perito Moreno, e tivemos a sorte de apreciar um desabamento, pequeno comparando com o maior deles que ocorreu em 13 de março de 2006.
Foi uma emoção! O som lembra um grande trovão, primeiro ocorre o desabamento e posteriormente ouvimos o barulho, e para não perder este momento temos que estar atentos.
No retorno a Calafate, sugiro uma vista ao Glaciarium – Museu de Gelo Patagônico, inaugurado em fevereiro de 2011.
Fica há 15 km da cidade. O prédio é muito moderno e o museu muito interessante. Apresenta toda a história da formação dos glaciais, um resumo da vida de Perito Moreno, uma projeção do grande desmoronamento que ocorreu no Perito Moreno em 2008 e um filme em 3D dos glaciais. Tem um simpático café e em breve terão um bar de gelo.
E para completar, a lojinha é uma graça.
Outro passeio bacana para quem quer curtir um “Dia de campo” é o tour ao Galpon del Glacial. É uma fazenda a beira do lago Argentino, oferecem dois tours diários, um de manhã e outro as 17h.
Fizemos uma caminhada na beira do lago para observar a flora e a fauna, que é muito rica. Os pássaros habitam a lago no verão e no final de fevereiro já começam a migrar.
Curtimos o trabalho com as ovelhas no campo, demonstrações das habilidades dos gaúchos a cavalo, uma esquia de ovelhas, finalizando com um jantar e show folclórico.
O jantar foi um assado de cordeiro Patagônico.
O cordeiro Patagônico é mais saboroso que o nosso porque o solo tem salitre que torna o pasto salgado, conseqüentemente a carne fica mais saborosa.
A cidade de Calafate é uma graça, simples, com várias lojinhas de artesanato, material esportivo para o pessoal que vai fazer Turismo Aventura e vários restaurantes charmosos.
Dicas de Restaurantes:
Recomendo os restaurantes La Tablita, Casimiro – tem três do mesmo “Grupo” São os mais transados da cidade. Super bem decorados e comida muito boa.
– Casimiro Winebar – Parrilla.
– Casimiro Bigua – Comida internacional.
– Casimiro Trattoria – Pizzas e massas.
– D’Antaño – Uma parrilla muito boa, caseira. Lugar pequeno e aconchegante.
– Pura Vida – Comida caseira, despojado e simples. Mais adequado para jovens.
A rua principal é a Avenida General San Martín (o libertador da pátria Argentina)
Lembrem que o melhor está há 80 Km da cidade, que são os glaciais, os treking e passeios em 4X4 nas montanhas e estâncias.
Não consegui fazer dois passeios que certamente ficarão para minha próxima viagem a Calafate: conhecer o Bosque Petrificado La Leona, há 100 km da cidade. O passeio é de dia inteiro, saindo às 8h30 e retornando às 17h.
Inclui uma caminhada de 3h numa paisagem impressionante nas montanhas rochosas com árvores petrificadas, dizem que é onde viviam os dinossauros…
Ir até El Chaltlen, um pouco mais distante: 220 km. É possível ir e voltar no mesmo dia, mas aconselho dormir uma noite para fazer o trekking no gelo e admirar o cerro Fitz-Roy (3.405 m), um dos preferidos dos alpinistas.
A cidade foi fundada em 1985 e apenas no ano passado a estrada que liga a Calafate foi asfaltada, o que facilitou o acesso.
E para quem curte natureza, paisagens intocadas e caminhadas ao ar livre. Tem que estar em ótima forma física.
Outro passeio recomendado é o Passeio à Estância Cristina – passeio de dia inteiro até uma tradicional estância patagônica onde criam ovelhas e gados Hereford que é o que mais resiste ao clima frio e ventoso, e ao solo úmido. Servem um churrasco de cordeiro patagônico, dá para cavalgar e do barco observa-se o glacial Upsala. A paisagem é muito árida. Não fizemos este passeio, mas amigos fizeram, e gostaram bastante.
Dica de Hotéis:
LOS NOTROS
É um clássico. Muito bom, em frente ao Glacial Perito Moreno.
Tem um bloco central e dois laterais. Inclusive dos apartamentos Premium.
Ideal para lua de mel.
Tem a melhor vista para as geleiras
LOS SAUCES
Este é o meu eleito na cidade. São várias casa, decoração de muito bom gosto, tipo condomínio fechado. Tive o prazer de ficar neste hotel.
Club House onde é servido o café da manhã. E à noite servem Parrilla. O serviço é excelente.
POSADA LOS ALAMOS
Tradicional hotel no centro da cidade, tem um Spa excelente e campo de golf com 09 buracos. Muito lindo.
EOLO
Relais & Chateaux. É excelente, um lugar para descansar e desconectar da realidade. Fica numa fazenda há 22 km de Calafate em direção ao Parque dos Glaciais.
O lugar é mágico e as fotos não conseguem transmitir a magia do lugar.
O hotel oferece cavalgadas e também é possível fazer passeios em 4X4 pela montanha.
O chá da tarde é servido em xícaras de porcelana inglesa, bolos e sandwiches deliciosos.E o cha é da Thelosophy by Ines Breton um dos melhores do mundo.
No dia que visitamos o hotel enxergamos até as Torres del Paine que estão a 60 km do hotel em linha reta.
HOTEL ESPLENDOR
Fica próximo do centro, é muito bom, decoração descolada. Os móveis são da Tramando Design, uma loja de decoração que fica no Palermo Soho em Buenos Aires.
Quartos e banheiros muito confortáveis.
El CALAFATE ON THE ROCKS!!!
Esta foi uma viagem inesquecível. Gostaria que todos tivessem o prazer de conhecer El Calafate, destino imperdível!
Nice topic – respect !