Caminhos de Santiago I – Lisboa

Portugal - Mirador do Castelo São Jorge em Lisboa
Esta foi minha primeira viagem para Europa e aproveitei para levar os meus pais que também ainda não conheciam o velho continente. Nosso tour iniciou 05 de Maio em Lisboa de onde seguimos em direção ao Norte de Portugal, Santiago de Compostela, Salamanca, Madri e Barcelona. Gostei muito de viajar neste mês, pois pegamos um clima muito agradável: não era o frio do inverno nem o calor do verão.


Bairro Alto
Chegamos em Lisboa um dia antes da saída da excursão, para conseguirmos curtir um dia a mais na cidade, já que o tour tem praticamente um dia apenas na capital portuguesa.
Ficamos hospedados no Hotel Sheraton, que fica próximo a Praça Marquês do Pombal. Não deixe de conhecer o restaurante panorâmico deste hotel, pois tem uma linda vista da cidade.
Praça Marquês do Pombal
Logo após um pequeno descanso, iniciamos nossa maratona, saímos a pé do hotel em direção a famosa Avenida Liberdade, passamos pela Praça dos Restauradores, na Estação do Rossio.
Estação do Rossio
Seguindo pelas íngremes e estreitas ruas do Chiado até o Bairro Alto, onde almoçamos na famosa Cervejaria Trindade, considerada a mais bela e antiga Cervejaria de Portugal, situa-se no antigo Convento da Santíssima Trindade. Seu interior é repleto de lindos azulejos portugueses. Comemos um delicioso bacalhau acompanhado pela cerveja da casa.

 

Lisboa - Cervejaria Trindade
 


De mapa em punho começamos a descer em direção ao Tejo, já no Chiado fizemos uma parada no famoso café A Brasileira, para comer um pastel de Belém e um café para afastar o sono, e é claro aproveitamos para tirar uma foto junto com a estátua do famoso poeta e escritor Fernando Pessoa, que foi freqüentador assíduo deste café.
Estátua de Fernando Pessoa
Caminhamos pela Rua Augusta e atravessamos pelo Arco do Triunfo para chegar a Praça do Comércio, que é cercada por arcadas elegantes.
Lisboa - Praça do Comércio
Nesta praça pegamos o elétrico de turismo da empresa Carristur que custa € 16 e faz o mesmo percurso do famoso elétrico 28. É uma boa alternativa para quem quer garantir um lugar sentado, com audio-guia e evitar a aglomeração no elétrico de linha, além de fazer um belo city tour pelos Bairros: Baixa, Alfama, Chiado e Bairro Alto.
Elétrico de turismo da carristur
No dia seguinte pegamos um táxi direto ao Castelo de São Jorge, onde temos uma visão panorâmica da Lisboa antiga com o Tejo ao fundo. O castelo foi restaurado em 1938 e sua história é realmente impressionante, pois tem vestígios de construção do ano 6 a.C.

 

Lisboa - Castelo de São Jorge
 


Caminhe por todo o castelo e você verá Portugal de todos os ângulos. No local há um pequeno museu com louças, ferramentas e azulejos encontrados durantes escavações. Também há vários pavões pelo pátio do Castelo e com sorte você verá algum fazendo charme para sua amada.
Pavões no pátio do Castelo de São Jorge
Começamos a descer pelas estreitas ruas do bairro do Castelo com seu casario de janelas decoradas com flores, passando pela Sé Catedral de Lisboa, entrando no Bairro Alfama com suas tradicionais roupas estendidas na parte externa dos prédios e o emaranhado de fios dos elétricos.

 

Bairro da Alfama
 
Caminhamos pela Rua do Ouro, Rua da Prata e Augusta, onde fizemos algumas comprinhas e tomamos um táxi até o parque das Nações.

 

Arco do Triunfo na Rua Augusta
 


Como chegamos perto das 14h, muitos restaurantes já estavam fechados, acabamos almoçando em um restaurante que é de um brasileiro com pratos de frutos do mar com um toque baiano. Vale a pena fazer o passeio de bondinho para ter uma vista de todo o parque. Compre o ticket ida e volta, € 6 por pessoa.
Lisboa - Parque das Nações
Depois, o imperdível é uma visita ao Oceanário, que é o segundo maior do mundo, e é simplesmente incrível e fascinante ficar observando os peixes e toda a diversidade marinha. Quem estiver com crianças não pode deixar de visitar.
Oceanário de Lisboa
Para aqueles que querem fazer umas comprinhas, você pode aproveitar para conhecer o shopping que fica neste mesmo Bairro, destaque para a Loja do Gato Negro com coisas lindas de decoração, e para os apaixonados por gatos como eu eles tem uma linha especial só com os bichanos. Como já era tarde, aproveitamos e jantamos no Shopping.

 

Dicas de onde ouvir Fado em Lisboa:
Ofaia – Rua da Barroca, 56.
Senhor Vinho – Rua do Meio – Lapa 18.
Adega Kais – Cais da Viscondessa, perto do Cais do Sodré.

 

 


Quer saber mais sobre essa viagem?

Caminhos de Santiago II – Arredores de Lisboa
Caminhos de Santiago III – Porto
Caminhos de Santiago IV – Cidades Ibéricas

 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *