QUELUZ
Iniciamos nossa excursão com o grupo, oficialmente, com um passeio aos arredores de Lisboa. Nossa primeira parada foi no Palácio de Queluz, construído como casa de veraneio para família real, e também chamado de Versailles português, uma construção térrea em formato de U, onde no centro encontra está um magnífico jardim.
SINTRA
Prosseguimos até Sintra, cidade encravada nos aclives das montanhas, com diversos casarios e palácios.
Aqui, a parada obrigatória é na Piriquita, famosa confeitaria de queijadas e do delicioso travesseiro. Aproveite também para provar a famosa ginginha, uma bebida portuguesa que é servida em um copinho de chocolate.
CASCAIS
Seguimos pela via costeira até Cascais, famoso balneário português, onde fizemos nossa parada para o almoço.
No centrinho de Cascais tem um calçadão com diversos restaurantes, mantendo nossa dieta a base de frutos do mar, comemos um gostoso arroz com mariscos e camarão, acompanhado, é claro, do delicioso vinho português.
DE VOLTA A LISBOA
Após o almoço iniciamos nossa viagem de retorno à Lisboa até o Bairro de Belém, com sua famosa Torre de Belém construída junto ao Tejo.
O Padrão do Descobrimento, monumento construído em homenagem aos navegadores portugueses.
O gigante Monastério dos Jerônimos, uma obra de dimensões impressionantes. Ele foi construído no início do século XVI e lá estão enterrados diversos monarcas portugueses, bem como os escritores Luís de Camões e Fernando Pessoa.
E claro, não poderia ficar de fora uma passada na confeitaria onde foram feitos os primeiros pastéis de Belém, a Antiga Confeitaria de Belém.
ÓBIDOS
No dia seguinte iniciamos nossa viagem com destino final a cidade do Porto, mas até a chegada ao destino final passamos por lindos lugares, como Óbidos.
Óbidos é um lindo vilarejo de casinhas brancas com telhas de barros, cercadas por um grande muro e as ruínas de seu castelo. Na rua principal há diversas lojas que vendem o tradicional artesanato português.
BATALHA
Seguindo rumo a norte, chegamos à Batalha, onde visitamos o Mosteiro da Batalha, uma bela construção em estilo gótico.
Durante o percurso podemos observar as lindas plantações de oliveiras.
FÁTIMA
Prosseguimos até o Santuário de Fátima, um dos principais centros de peregrinação religiosa do mundo. De uma lado está a Catedral Antiga de Fátima e do outro a nova catedral em um estilo totalmente moderno. Próximo a este local fica um grande centro comercial com inúmeras lojinhas e restaurantes.
COIMBRA
Continuamos até Coimbra, um dos principais centros intelectuais, e sede da mais antiga Universidade de Portugal. Neste dia estava acontecendo a grande festa dos formandos, chamada a Queima de Fitas, todos se vestem com suas capas pretas, e usam chapéu e bengala com a cor de seu curso. Fazem um grande desfile que movimenta toda a cidade, e à noite é feita a queima das fitas que simboliza o término da vida universitária.
Saímos de Coimbra para chegar ao final do dia no nosso destino, a cidade do Porto.
Quer saber mais sobre essa viagem?
Caminhos de Santiago III – Porto
Caminhos de Santiago IV – Cidades Ibéricas
Deixe um Comentário