Caminhos de Santiago II – Arredores de Lisboa

QUELUZ
Iniciamos nossa excursão com o grupo, oficialmente, com um passeio aos arredores de Lisboa. Nossa primeira parada foi no Palácio de Queluz, construído como casa de veraneio para família real, e também chamado de Versailles português, uma construção térrea em formato de U, onde no centro encontra está um magnífico jardim.
Portugal - Palácio Queluz

SINTRA
Prosseguimos até Sintra, cidade encravada nos aclives das montanhas, com diversos casarios e palácios.
Portugal - Sintra - Casarios e palácios
Aqui, a parada obrigatória é na Piriquita, famosa confeitaria de queijadas e do delicioso travesseiro. Aproveite também para provar a famosa ginginha, uma bebida portuguesa que é servida em um copinho de chocolate.

 

Portugal - Sintra - Confeitaria Piriquita

CASCAIS
Seguimos pela via costeira até Cascais, famoso balneário português, onde fizemos nossa parada para o almoço.
Portugal - Cascais
No centrinho de Cascais tem um calçadão com diversos restaurantes, mantendo nossa dieta a base de frutos do mar, comemos um gostoso arroz com mariscos e camarão, acompanhado, é claro, do delicioso vinho português.
Portugal - Cascais - Restaurante no centro da cidade
DE VOLTA A LISBOA
Após o almoço iniciamos nossa viagem de retorno à Lisboa até o Bairro de Belém, com sua famosa Torre de Belém construída junto ao Tejo.
Portugal - Torre de Belém
O Padrão do Descobrimento, monumento construído em homenagem aos navegadores portugueses.

 

Portugal - Lisboa - Padrão do Descobrimento

O gigante Monastério dos Jerônimos, uma obra de dimensões impressionantes. Ele foi construído no início do século XVI e lá estão enterrados diversos monarcas portugueses, bem como os escritores Luís de Camões e Fernando Pessoa.

 

Portugal - Monastério dos Jerônimos

E claro, não poderia ficar de fora uma passada na confeitaria onde foram feitos os primeiros pastéis de Belém, a Antiga Confeitaria de Belém.
ÓBIDOS
Portugal - Óbidos
No dia seguinte iniciamos nossa viagem com destino final a cidade do Porto, mas até a chegada ao destino final passamos por lindos lugares, como Óbidos.
Portugal - Óbidos
Óbidos é um lindo vilarejo de casinhas brancas com telhas de barros, cercadas por um grande muro e as ruínas de seu castelo. Na rua principal há diversas lojas que vendem o tradicional artesanato português.
BATALHA

 

Portugal - Mosteiro da Batalha

Seguindo rumo a norte, chegamos à Batalha, onde visitamos o Mosteiro da Batalha, uma bela construção em estilo gótico.

 

Portugal - Mosteiro da Batalha

Durante o percurso podemos observar as lindas plantações de oliveiras.
FÁTIMA
Prosseguimos até o Santuário de Fátima, um dos principais centros de peregrinação religiosa do mundo. De uma lado está a Catedral Antiga de Fátima e do outro a nova catedral em um estilo totalmente moderno. Próximo a este local fica um grande centro comercial com inúmeras lojinhas e restaurantes.
Portugal - Fátima
COIMBRA
Portugal - Coimbra - Queima de Fitas
Continuamos até Coimbra, um dos principais centros intelectuais, e sede da mais antiga Universidade de Portugal. Neste dia estava acontecendo a grande festa dos formandos, chamada a Queima de Fitas, todos se vestem com suas capas pretas, e usam chapéu e bengala com a cor de seu curso. Fazem um grande desfile que movimenta toda a cidade, e à noite é feita a queima das fitas que simboliza o término da vida universitária.
Portugal - Coimbra - Universitárias participando da Queima de Fitas
Saímos de Coimbra para chegar ao final do dia no nosso destino, a cidade do Porto.

 


Quer saber mais sobre essa viagem?
Caminhos de Santiago I – Lisboa
Caminhos de Santiago III – Porto
Caminhos de Santiago IV – Cidades Ibéricas

 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *